UNICEF promove plataforma de debates sobre políticas de segurança para jovens no Rio

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros lançaram no Rio de Janeiro a Plataforma Juventude Segura, um conjunto de ações articuladas entre diferentes organizações para a construção de políticas públicas de segurança focadas nos direitos de jovens e adolescentes.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros lançaram nesta quarta-feira (20) no Rio de Janeiro a Plataforma Juventude Segura, um conjunto de ações articuladas entre diferentes organizações para a construção de políticas públicas de segurança focadas nos direitos de jovens e adolescentes.

O projeto é fruto de uma iniciativa da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, por meio da Superintendência de Prevenção, da Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção.

“A ideia é que a Juventude Segura seja uma plataforma dinâmica, em constante construção, tendo os jovens como protagonistas. São eles que definirão os temas a ser abordados e trabalhados em nossos encontros”, disse Leriana Figueiredo, superintendente de Prevenção, da Secretaria de Segurança do Estado do Rio.Além do UNICEF, fazem parte do projeto Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Biblioteca Parque Estadual, Conselho Estadual de Juventude, Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Secretaria de Estado de Segurança, Luta Pela Paz, Museu do Amanhã, Instituto de Desenvolvimento e Gestão, Instituto Bola Pra Frente, Instituto Igarapé, Instituto Masan, Instituto Reação e TV Degase.

Primeiro encontro ocorrerá no dia 27

O primeiro encontro promovido pela plataforma será o “Diálogos Juventude Segura”, que ocorrerá em 27 de julho e terá como tema “Juventude e Políticas Intersetoriais: esporte, cultura e educação”, com a mediação do UNICEF.

Os temas que serão abordados nos encontros seguintes incluem letalidade violenta; segurança e sistema de justiça; juventude e política de drogas; juventude e as armas; e juventude e abordagem policial.

As rodas de discussão serão realizadas até 6 de setembro. Entre os 40 participantes, estarão adolescentes e jovens mobilizados pela Plataforma dos Centros Urbanos no Rio de Janeiro, uma iniciativa do UNICEF e parceiros.

Fonte: ONUBR – Nações Unidas no Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/unicef-apoia-plataforma-de-debates-sobre-politicas-de-seguranca-para-jovens-no-rio/> em 20/07/16