Biblioteca Virtual em Saúde
Biblioteca Virtual em Saúde
Tutorial
Biblioteca Virtual em Saúde

BVS Adolec Brasil

Não deixe o smartphone encurvar seu pescoço

Dores no pescoço ou nos ombros? O culpado pode ser o seu smartphone; entenda!

Você sabe o que significa o termo “Tech Neck“? Ou então, talvez você tenha ouvido falar em “Neck Text“? Em bom português os termos usados não são muito sugestivos: “Pescoço tecnológico” ou “Pescoço de texto“. Apesar dos nomes inofensivos, essas são designações para um problema de saúde global.

A OMS já considera como epidemia os problemas de coluna e pescoço causados pela má postura ao usar celulares e laptops. A raíz do problema não é difícil de identificar. Basta observar durante o seu dia a quantidade de pessoas ao redor que estão com a cabeça abaixada para usar o celular.

No trabalho o padrão se repete. Mas ao invés do celular é o notebook, geralmente em uma altura abaixo dos olhos, que faz com o pescoço se flexione e tensione a coluna.

A figura abaixo mostra a correlação entre a inclinação do pescoço e a carga exercida sobre a coluna. O peso médio da cabeça humana adulta é 8 quilos (varia um pouco dependendo da fonte). Sempre que você flexiona o pescoço, digamos, míseros 15 graus, a carga exercida na coluna é o equivalente a mais de 12 quilos (o mesmo que 27 libras como mostrado na imagem). Os valores exatos variam dependendo das características anatômicas, mas o fato é que mesmo uma pequena inclinação coloca um esforço não desprezível sobre a coluna.

Agora, imagine quantas vezes por dia você abaixa a cabeça para usar o celular. No nosso mundo esse número já está na casa da centena. Todos esses momentos você passa um tempo colocando carga sobre a espinha dorsal e pescoço. A somatória final não é muito saudável para a sua coluna cervical.

Daí os vários problemas que surgem. Os principais são dores no pescoço e nos ombros, podendo mesmo gerar desalinhamento da coluna cervical, o famoso “Tech Neck“.

 

Inclinacao do pescoço

Boas práticas para se prevenir

Para evitar o encurvamento da coluna cervical e as dores de pescoço típicas de um “pescoço tecnológico”, algumas dicas simples podem ser muito eficazes. As principais dicas são

  • Ao usar laptops e computadores, deixe a tela na altura dos olhos. Utilize um suporte para isso ou mesmo improvise alguns livros caso possível. Não se debruçe sobre a mesa com o pescoço e ombros inclinados para tela. O correto é ficar com a coluna reta ao longo da cadeira e pescoço ereto, com o rosto na mesma faixa de altura da tela;
  • Um bom conjunto de cadeira e mesa, com boas características ergonômicas, também ajuda. Cadeiras com apoios para os braços poupam o usuário de ter de se flexionar sobre a mesa para apoiar os mesmos.
  • Não é a sua cabeça que deve abaixar para olhar o celular, mas sim o seu braço que deve erguer o celular até a altura do rosto. Assim você não precisa sobrecarregar a coluna cervical para acessar o seu inseparável smartphone.
  • Alongamentos de pescoço, ombros e braços também são uma boa maneira de prevenir o “tech neck”. Este site indica os principais erros de postura e exercícios indicados para cada caso.

Por fim, fica a recomendação para procurar um profissional qualificado caso você já se identifique com os sintomas do “Pescoço tecnológico”. Deixamos também o vídeo abaixo com um simples exercício de alongamento que pode ser usado para aliviar a tensão no pescoço. Fique atento com sua postura e não deixe seu Smartphone te presentear com um ” Tech Neck”!

Fonte: Vítor Vidal / Showmetech. Disponível em: <https://www.showmetech.com.br/nao-deixe-smartphone-quebrar-seu-pescoco/> em 17/06/17.