Bloco da Solidariedade convoca foliões para doarem sangue e plaquetas

As doações serão aceitas do dia 5 a 9 de fevereiro, no Banco de Sangue do Instituto, localizado na praça da Cruz Vermelha, no Centro do Rio

O carnaval começa mais cedo no INCA. Na segunda-feira, dia 5 de fevereiro, às 11h, o Bloco da Solidariedade vai para a rua e convoca os foliões para uma ação de amor: doação de sangue. Os padrinhos Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo, o sambista Ito Melodia, integrantes da bateria da Escola de Samba Beija-Flor e sua eterna porta-bandeira Selminha Sorriso uniram-se para conscientizar a população: antes de cair na folia, compareça ao Banco de Sangue do INCA e ajude a salvar vidas.

A campanha de incentivo a doação de sangue e plaquetas no INCA acontece de 5 a 9 de fevereiro e tem como objetivo conseguir 450 bolsas. Esse número é essencial para manter o estoque de sangue e plaquetas regular durante o Carnaval, período em que o estoque do Instituto costuma reduzir em cerca de 50%. É fundamental que a população esteja consciente sobre a importância de doar sangue e plaquetas. Em decorrência do tratamento, muitos pacientes precisam receber transfusões regularmente. O Instituto realiza cerca de 1,5 mil transfusões de hemocomponentes por mês.

Vale lembrar: doar sangue é seguro. Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos e pesando mais de 50 kg pode doar sangue. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto.

Os doadores devem apresentar documento com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

As doações poderão ser feitas de segunda à quinta-feira (5 a 8/2), das 7h30 às 14h30 e sexta-feira (9/2) das 7h30 às 12h.

Banco de Sangue do INCA
Praça Cruz Vermelha 23, 2º andar – Centro – Rio de Janeiro
(21) 3207-1021 / 1580

Para mais informações sobre como doar acesse o link.

Fonte: INCA / Blog da Saúde. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53199-bloco-da-solidariedade-convoca-folioes-para-doarem-sangue-e-plaquetas-no-inca> em 02.02.18