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Ministério da Saúde aposta em prevenção combinada em nova campanha para carnaval 2018

Sob o som do Ilê Ayê, mais antigo bloco afro de Salvador, o Ministério da Saúde lançou a nova Campanha de Prevenção para o Carnaval de 2018, nesta terça-feira (6). Com o refrão “tá combinado, tá protegido”, o enredo destaca a prevenção combinada. A escolha da capital baiana para sediar o lançamento não foi por acaso. Salvador tem o mais extenso e maior carnaval do mundo em termos de duração e participação popular. A expectativa é de que a cidade receba 800 mil turistas de todas as partes do planeta. No total, o evento será para 3 milhões de pessoas.

O prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, afirmou que a cidade aproveita o carnaval para trazer mensagens que possam tocar a vida das pessoas e fazer com que esse período não seja apenas de comemoração, mas também traga uma consciência maior para a cidade e para os foliões. “Por isso, trabalhamos para lutar contra atos de preconceito, discriminação racial, aos LBGTs, proteção aos moradores de rua e combate ao trabalho infantil”, explica.

ACM Neto ressaltou que, durante o carnaval, a cidade tem dois objetivos. O primeiro será executado através da campanha Fique Sabendo e consiste na realização de testes gratuitos para HIV, sífilis e hepatites B e C. A equipe de assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos estará preparada e aqueles que tiverem resultado positivo, já sairão com suas consultas agendadas. No caso de diagnóstico positivo para sífilis, os pacientes já tomarão a primeira dose do medicamento no local e depois serão encaminhados para o restante do tratamento.

O segundo objetivo se trata de distribuir 2 milhões de preservativos só na região soteropolitana. Além das camisinhas, a mulher que manifestar necessidade, será atendida e poderá receber gratuitamente a pílula do dia seguinte. “Essas medidas são fundamentais para que o tratamento contra as infecções possa ser aplicado sem medo, sem preconceito”, disso ACM Neto.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, esclareceu os números da campanha a nível nacional. Serão 100 milhões de camisinhas nos pontos de distribuição e 11 milhões de testes em todo o país. Para ajudar no acesso à informação, o Ministério também conta com influenciadores na internet. “Este é o único país que assegura o acesso gratuito ao tratamento antirretroviral. Já tratamos 300 mil brasileiros com o dolutegravir, o medicamento mais moderno. Nosso desafio é identificar os 136 mil que estão infectados, mas não sabem”, relembra. Por isso, o ministro pediu, em especial, para que a imprensa incentive a realização teste.

A campanha também foi pensada para os jovens. A cada três adolescentes, um inicia a vida sexual sem proteção. Adele Benzaken, diretora do Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais finalizou o evento enfatizando que “somos o único país na América Latina e Caribe a fazer a prevenção combinada no sistema público de saúde. O Brasil se orgulha de oferecer todo o cardápio da prevenção.”

Confira aqui o vídeo da campanha na íntegra.

 

 Fonte: Agência de Notícias da Aids. Disponível em:<http://agenciaaids.com.br/home/noticias/noticia_detalhe/27367> em 06.02.18.