Direitos sexuais e reprodutivos são tema de debate durante a Conferência Ethos

Como as empresas podem impulsionar a agenda de igualdade de gênero, atuando de forma coordenada para o desenvolvimento social e econômico do país? Com esse questionamento, o painel “Alinhando esforços do setor privado na defesa dos direitos da mulher: estratégias inovadoras para fortalecer a agenda de saúde e de direitos sexuais e reprodutivos no Brasil” leva para a Conferência Ethos um novo olhar sobre sustentabilidade e responsabilidade social.

O painel será realizado no dia 25 de setembro, terça-feira, das 11h às 12h, dentro da Conferência Ethos, em São Paulo. Promovido pela Aliança pela Saúde e pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil, o debate terá a participação do representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Jaime Nadal, a cofundadora do Laboratório Sabin, Janete Vaz, a gerente-executiva para Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos, Marina Martins Ferro, e um representante da Embaixada dos Países Baixos.

O Brasil tem hoje mais de 55 milhões de mulheres em idade reprodutiva, mas grande parte não exerce plenamente seus direitos e não tem acesso a métodos que lhes permitam planejar sua jornada reprodutiva. Essa restrição a informações e acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva refletem direta e indiretamente na sociedade, nas empresas e no desenvolvimento do país como um todo. Neste cenário, a Aliança busca mobilizar o setor privado, organizações filantrópicas e diferentes setores da sociedade para atuar nesta agenda, sendo o painel uma oportunidade de apresentar a iniciativa e convocar outros atores interessados no tema.

A edição da Conferência Ethos de 2018 celebra a trajetória de duas décadas de engajamento e inovação. Além de mostrar essa história e o balanço das ações e conquistas do instituto, o evento faz uma reflexão sobre soluções para enfrentar as desigualdades e o avanço da pobreza, que assegurem a igualdade racial e de gênero e que apontem para um potencial de crescimento econômico, de diversificação produtiva e tecnológica para o Brasil. A Conferência é realizada nos dias 25 e 26 de setembro, no Expo Barra Funda, em São Paulo.

O evento é aberto para empresas associadas e não-associadas. Mais informações e inscrições podem ser feitas por meio do link  https://www.conferenciaethos.org/saopaulo

Fonte: UNFPA Brasil. Disponível em:<https://brazil.unfpa.org/pt-br/news/direitos-sexuais-e-reprodutivos-sao-tema-de-debate-durante-conferencia-ethos> em 13.09.18.