Embaixadoras da juventude do UNODC recebem prêmio de empreendedorismo universitário em Belém

Nomeadas embaixadoras da juventude pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Aryane Parra, de 24 anos, e Karla Braga, de 22, foram premiadas na terça-feira (24) no Desafio Inove+, realizado na cidade de Belém (PA). Trata-se do mais importante prêmio de empreendedorismo universitário da região Norte do país.

A premiação envolveu soluções inovadoras para a criação de novos produtos ou serviços que contribuam para o desenvolvimento do estado do Pará. A equipe composta pelas jovens alcançou o segundo lugar da competição.

Durante o desafio, que durou quatro semanas, as participantes tiveram imersões com temáticas voltadas para o desenvolvimento de negócios.

O resultado foi a fundação da “LAMAZÔNIAS”, startup que busca, por meio de uma plataforma que fomenta o rastreio de “produtos verdes”, fortalecer e desenvolver cadeias produtivas na Amazônia. Um dos objetivos é aumentar a renda dos produtores da sociobiodiversidade amazônica.

A iniciativa somente pôde tomar forma a partir do treinamento em inovação e liderança oferecido pelo Programa Embaixadores da Juventude, realizado pelo UNODC em parceria com o Instituto Caixa Seguradora e que tem a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável com base.

Para Aryane, a iniciativa do UNODC com o Instituto Caixa Seguradora trouxe “novas energias” para desenvolver outros mecanismos de impacto social que contribuíssem para a concretização da Agenda 2030 na Amazônia.

O LAMAZÔNIAS busca ser uma maneira eficiente de ligar o cliente ao produtor sustentável. “Começamos com a agricultura familiar e a produção de alimentos orgânicos. No momento, estamos rastreando produtores certificados para cadastrar na nossa plataforma. Assim, a LAMAZÔNIAS vai fomentar o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) na região, para favorecer a segurança alimentar e promover a agricultura sustentável”, afirmou Aryane.

“Ao conferir rastreabilidade aos produtos, garantimos ao consumidor que eles não têm origem em práticas que degradam o meio ambiente ou nossos povos e comunidades tradicionais. Dessa maneira, a nossa plataforma garante ao agricultor familiar da região amazônica uma alternativa de comercialização e de geração de renda”, acrescentou.

Já Karla reconhece a importância da conexão estabelecida com a juventude local para o desenvolvimento da startup premiada. “O mais lindo de tudo é ver que não somente eu e ela, mas diversos jovens se uniram para criar projetos incríveis em prol de uma transformação sonhada e tanto pedida pelo nosso ecossistema Amazônico”, afirmou.

As jovens se conheceram durante a 4ª edição do Programa Embaixadores da Juventude, realizada em Belém, em junho de 2019.

Programa Embaixadores da Juventude

A iniciativa, lançada em 2016 pelo UNODC em parceria com o Instituto Caixa Seguradora, visa desenvolver o perfil de liderança e competências pessoais e inter-relacionais entre jovens de 18 a 25 anos.

Tendo a Agenda 2030 como eixo de atuação, o programa encoraja a autonomia, a resiliência e a liderança entre jovens, além de fortalecer a representação de seus beneficiários em espaços nacionais e internacionais de tomada de decisão.

Desde sua criação, quatro cursos de capacitação já foram realizados, em Brasília (DF), Salvador (BA) e Belém (PA), e cerca de 100 jovens foram beneficiados.

Fonte: ONU BR. Disponível em: https://nacoesunidas.org/embaixadoras-da-juventude-do-unodc-recebem-premio-de-empreendedorismo-universitario-em-belem/. Acesso em 08 set. 2019.