Livro de enfermeira resgata dados do Programa de Saúde do Adolescente

Com base em mais de quarenta anos de serviço público e participação no Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), a enfermeira do Ministério da Saúde, Teresinha de Jesus Gomes Torres escreveu um livro com o objetivo de compartilhar o PROSAD em Natal, sendo assim um relato pessoal de sua experiência de 18 anos atuando no programa, totalizando no período o atendimento de mais de 1,3 mil meninas e 932 meninos. Ainda de acordo com a publicação, foram realizados cerca de 588 Grupos Educativos, todos esses passaram, ao menos uma vez, por esses grupos.

Segundo Teresinha, no PROSAD havia um caderno que ela nomeou de “Livro de Ouro”, onde está registrado a contribuição que o programa deu aos adolescentes que por lá passaram. “Meu objetivo sempre foi dar toda a assistência que fosse possível para contribuir na formação dos adolescentes que seriam atendidos”, conta a autora.

As imagens da obra pertencem à coleção particular da enfermeira e foram reunidas ao longo de sua atuação profissional no Programa. “É muito gratificante saber que mais de 80 adolescentes atendidos pelo PROSAD informaram que estão cursando ou já concluíram cerca de 20 cursos de graduação”, refletiu Teresinha, além de curso na Academia Militar das Agulhas Negras, outro em Mestrado e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais.

Vale destacar que no mercado de trabalho alguns desses adolescentes estão atuando em bancos, hotéis, indústria, hospitais, escolas, universidades, padarias, supermercados, entre outros segmentos. Ainda segundo a publicação, o PROSAD já serviu de base para uma dissertação de mestrado em Enfermagem, duas dissertações de mestrado em Odontologia, e uma tese de doutorado em Medicina.

Piauiense, nascida em Parnaíba, a autora formou-se em Enfermagem já no Rio Grande do Norte, em 1974, na Universidade Regional, em Mossoró, atualmente Universidade Estadual (UERN), posteriormente, fez Licenciatura em Enfermagem pela UniRio (RJ), também especializações em Enfermagem Materno Infantil e em Educação Sexual, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Teresinha de Jesus Gomes Torres é servidora pública federal concursada desde maio de 1979. O Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD) foi desativado há cinco anos e atualmente ela está cedida ao SUS Estadual, como enfermeira responsável pelo setor de vacinas da Unidade Básica de Saúde do Alecrim (UBSAlecrim), um dos bairros mais antigos e populosos da capital potiguar.

Fonte: João Bosco de Araújo e Maria Beatriz Araújo – Ministério da Saúde no RN/ Blog da Saúde. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/geral/54032-livro-de-enfermeira-do-ministerio-da-saude-resgata-dados-do-programa-de-saude-do-adolescente. Acesso em 27 nov. 2019.