Biblioteca Virtual em Saúde
Biblioteca Virtual em Saúde
Tutorial
Biblioteca Virtual em Saúde

BVS Adolec Brasil

UNICEF e organizações se unem para atender crianças e adolescentes no Complexo da Maré

Em resposta à pandemia da COVID-19, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) se uniu às organizações da sociedade civil Luta pela Paz, Redes da Maré e Observatório de Favelas para desenvolver o projeto CRIAndo Rede: proteção à vida de crianças e adolescentes na Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

O objetivo do projeto é fortalecer a rede de proteção social e políticas públicas com foco em crianças, adolescentes e jovens vulneráveis do território, bem como suas famílias.

Entre as ações que serão desenvolvidas até o mês de setembro, estão as doações de cestas básicas e kits de higiene para mais de 6.000 famílias. Além disso, o projeto vai realizar atendimento psicossocial remoto com assistentes sociais, psicólogas e advogada, a fim de identificar e responder a situações de vulnerabilidade envolvendo famílias com crianças e adolescentes da Maré.

Segundo dados do Censo Maré, das 140 mil pessoas moradoras da região, 52% têm até 30 anos, sendo 24,5% com até 14 anos e 27,4% entre 15 e 29 anos.

“Neste momento de pandemia, sabemos da importância do apoio psicossocial e da identificação de violências contra crianças e adolescentes vulneráveis, que foram intensificadas com o isolamento social. É necessário também identificar os gargalos dos serviços de proteção de crianças e apoiá-los para melhorar o acesso e a qualidade do atendimento”, afirmou a chefe do Território Sudeste do UNICEF no Brasil, Luciana Phebo.

Para a coordenadora do eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes da Maré, Lidiane Malanquini, iniciativas como essa são de suma importância para a comunidade: “A Maré é o conjunto de favelas mais populoso do Rio de Janeiro, com uma grande representação de crianças, adolescentes e jovens. Neste momento de pandemia, é muito importante pensarmos em ações específicas para essa parcela da população que deem conta desse novo contexto, fortalecendo e potencializando a rede de proteção social”.

Com o intuito de promover o fortalecimento das famílias diante dos múltiplos fatores de risco à violência e à violação de direitos, serão criados espaços online seguros de apoio psicossocial para mais de 300 crianças, adolescentes e jovens. Jovens mobilizadores da Maré também atuarão como agentes promotores da saúde mental, produzindo e disseminando conteúdo. “Vamos oferecer atendimento psicológico remoto, utilizando a metodologia dos Diários da Quarentena, uma ferramenta de acompanhamento do processo de cuidado da saúde mental”, apontou a diretora presidente da Luta pela Paz, a Juliana Tibau.

Também será realizada uma pesquisa sobre violência contra crianças, adolescentes e jovens e a rede de proteção na Maré. “O estudo visa levantar dados e análises para subsidiar ações de prevenção da violência e fortalecimento da rede de garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens no território”, explicou a diretora do Observatório de Favela, Raquel Willadino.

Será realizado ainda o mapeamento de atores da rede que poderão ajudar na garantia de direitos e identificação de gargalos do sistema local de proteção. A ideia é realizar recomendações de políticas públicas para adaptar e fortalecer a rede e protocolos durante e pós a pandemia.

As organizações trabalharão de forma conjunta, cada uma com sua especialidade, com intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências. Estratégias e ações sinérgicas serão colocadas em prática com intuito de fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Assim, como resultado, espera-se mitigar os danos causados pela pandemia em crianças, adolescentes e jovens da Maré.

Sobre o CRIAndo Rede
O projeto CRIAndo Rede: proteção à vida de crianças e adolescentes na Maré é fruto da parceria entre UNICEF, Luta pela Paz, Redes da Maré e Observatório de Favelas, com o objetivo de mitigar os danos causados pela pandemia do novo coronavírus e fortalecer a rede de proteção de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade da Maré, na Zona Norte da capital fluminense, o maior conjunto de favelas do estado do Rio de Janeiro.

Sobre a Luta pela Paz
A Luta pela Paz (LPP) foi fundada em 2000 no Complexo da Maré com o propósito de promover o desenvolvimento de crianças e jovens que vivem em áreas afetadas pela violência. Hoje, temos presença em mais de 25 países, por meio de nossas academias, programas Comunidades Seguras e uma aliança de parceiros treinados na metodologia da LPP.

Sobre a Redes da Maré
A Redes da Maré é uma organização não governamental que atua há mais de 20 anos no conjunto de favelas da Maré. A missão da organização é tecer as redes necessárias para efetivar os direitos da população do conjunto de 16 favelas da Maré. Atualmente, conta com mais de 40 projetos que atuam na área da educação, arte, cultura, memórias e identidades, desenvolvimento territorial e direito à segurança pública e acesso à justiça.

Sobre o Observatório de Favelas
Fundado em 2001, o Observatório de Favelas é uma organização da sociedade civil de interesse público sediada no Conjunto de Favelas da Maré, dedicada à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. A organização tem como missão construir experiências que superem as desigualdades e fortaleçam a democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Desenvolve programas e projetos prioritariamente nos seguintes eixos: direito à vida e segurança pública, comunicação, arte, educação e políticas urbanas.

Fonte: ONU BR. Disponível em: https://nacoesunidas.org/unicef-e-organizacoes-se-unem-para-atender-criancas-e-adolescentes-no-complexo-da-mare-durante-a-pandemia/. Acesso em 10 ago 2020.