Câncer de útero está entre os mais comuns no Tocantins; HPV é a maior causa

O câncer de colo de útero é um dos que mais afeta mulheres no Tocantins. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) indica que 27% dos casos de câncer em mulheres no estado são desse tipo. O câncer de mama, que é o mais comum no Brasil, está empatado com o de útero no estado. A previsão é de que anualmente apareçam 180 novos casos de cada um desses tipo de câncer no Tocantins.

Ainda conforme o levantamento do Inca, em Palmas o câncer de mama ainda é mais comum, com 30 novos casos a cada ano. O instituto prevê que em todo o estado apareçam 870 novos casos de câncer em mulheres e 1.030 em homens a cada ano.

Relação com HPV

O HPV é considerado a principal causa do câncer de colo de útero. O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) é a doença sexualmente mais comum que existe. Atinge tanto homens quanto mulheres, e pode causar verrugas ou feridas genitais. A estimativa é de que 90% dos casos de câncer de útero sejam causados pelo vírus.

Campanha de vacinação

O Tocantins vive uma campanha de vacinação contra o vírus, mas a procura pelas vacinas está muito baixa nos postos de saúde de Palmas. O principal objetivo é imunizar adolescentes, tanto meninos quanto meninas, antes que eles iniciem a vida sexual.

Até o ano passado, esta imunização era feita apenas em meninas. O público foi ampliado porque, segundo estudos, a inclusão de meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino.

Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.

Conforme a Secretaria de Saúde, 343 jovens que vivem com HIV também estão aptos a receberem a vacina. Neste caso, a faixa etária é mais ampla, de 9 a 26 anos, e o esquema vacinal é de três doses.

A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18. Dois deles (o 6 e o 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Fonte : G1/ Agência de Notícias da Aids. Disponível em:<http://agenciaaids.com.br/home/noticias/noticia_detalhe/25887>em 28/17.