CARNAVAL 2017: Governo faz ação de prevenção na quadra da Salgueiro. Campanha oficial será lançada na terça (21)

A campanha oficial do Ministério da Saúde, de prevenção às ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) durante o Carnaval, será lançada na terça-feira (21), destacando o uso da camisinha. Mas a Pasta aproveitou a quadra da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, no Rio de Janeiro, para dar início às ações de combate ao HIV no período. O evento aconteceu na sexta (17), durante o baile Glam Gay, festa que resgata os antigos concursos de fantasias, comandada pelo carnavalesco Milton Cunha. “O Ministério da Saúde está de parabéns pelo trabalho que vem realizando. É referência no mundo inteiro no combate ao HIV/aids e um orgulho para nós, brasileiros. Divirtam-se, mas se cuidem. Usem camisinha sempre”, disse Cunha.

Cristina Pimenta, representando o Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV), do Ministério da Saúde, comentou as ações de prevenção ao HIV durante as festas de Carnaval. “É importante a gente estar aqui, próximo da comunidade, na quadra do Salgueiro, divulgando e incentivando a prevenção da transmissão do HIV e, principalmente, reforçando a necessidade do uso da camisinha nas relações sexuais.”

A rainha de bateria do Salgueiro, a atriz Viviane Araújo, também deixou um recado para os foliões. “A camisinha previne todas as doenças sexualmente transmissíveis. Tem que se cuidar, se proteger. Ame, curta e se divirta bastante. Mas lembre-se de que a vida continua depois do Carnaval. Use camisinha.”

O ativista Márcio Tadeu, coordenador de prevenção às IST/aids durante o Carnaval no Rio de Janeiro, enfatizou: “Somos educadores, estamos trabalhando para levar conhecimento e saúde às pessoas. A festa do Carnaval não é só hoje, na rua, no sambódromo. A festa é contínua. Use camisinha em todos os atos sexuais.” E mandou um recado para os jovens: “Pensem no futuro, pensem na sua saúde. Usar a camisinha é a única forma segura de fazer sexo”.

A campanha

Além de TV, rádios, mídias impressas e eletrônicas, o Ministério da Saúde anuncia que a campanha oficial de Carnaval contará com intervenções com distribuição de preservativos e a presença do Homem Camisinha, personagem da campanha de 2016, durante o Carnaval de rua nas cidades São Paulo, Rio, Florianópolis, Ouro Preto, Diamantina, Recife, Salvador e Brasília.

A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada. O preservativo masculino é distribuído gratuitamente em toda a rede pública de saúde.

Há também outras formas de prevenção combinada. Para mais informações consulte o site do DIAHV.

A campanha

Fonte : Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Disponível em:<http://agenciaaids.com.br/home/noticias/noticia_detalhe/25982> em 19/02/17.