Consumo de frutas aumenta durante o verão

Com a chegada do verão e das altas temperaturas, as frutas são ótimas aliadas, pois refrescam e hidratam, além de serem muito nutritivas. O nutricionista do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) Marcelo Barros, ressalta que o ideal é consumir de 4 a 6 porções de frutas por dia. “O consumo desses alimentos ainda é baixo. O paladar precisa ser adequadamente estimulado e desenvolvido desde a infância. As pessoas precisam entender a importância desses alimentos para ter uma vida saudável”, afirma.

Uma boa dica é aproveitar a estação mais quente do ano e aumentar o consumo de frutas. Barros ainda aconselha que caso a pessoa não tenha o hábito de comê-las, uma alternativa é investir no preparo de sucos ou incluí-las em uma salada. “O ideal é o suco fresco, consumido imediatamente após o preparo. A maioria das frutas tropicais também pode ser consumida em pratos doces ou salgados, o que é uma vantagem”.

Outra dica é aproveitar as frutas da época para garantir um bom preço na hora da compra. O presidente da Associação Comercial dos Produtores e Usuários da Ceasa Grande Rio (Acegri), Waldir Lemos, afirma que as frutas mais em conta no momento são: ameixas, pêssego, melancia, uvas, melão e manga. “No verão a venda das frutas costuma aumentar. Devido ao clima mais seco, essas frutas podem ser encontradas com mais facilidade”, explica Lemos.

Segundo o nutricionista do INC, essas frutas são ricas em água e vitamina C, que hidratam e amenizam a sensação de calor. “Esses alimentos são fundamentais para a saúde, pois são ricos em vitaminas, fibras e minerais, além de ter grande quantidade de água”, destaca.

Receita de suco nutritivo com frutas da estação
. 2 pêssegos
· 1 maçã
· Ameixa e uva bordeaux em quantidades suficientes para diluir o suco.
Benefício: quando frescas, as frutas contêm mais antocianinas, capazes de combater a ação dos radicais livres. Quanto mais escuro for, maior é a concentração da substância. Já os nutrientes do pêssego ajudam a equilibrar os níveis de açúcar e de colesterol no sangue.

Propriedades funcionais das frutas
Ameixa: Contém antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis por romper o colágeno e a elastina, fibras que sustentam a pele.

Pêssego: Fonte de beta caroteno, luteína e zeaxantina, que podem ter ação preventiva em alguns tipos de câncer e diminuem o risco de patologias oculares como degeneração macular e catarata. Suas vitaminas C e E também têm importante ação antioxidante e contribuem para o bom funcionamento do sistema de defesas do corpo, prevenindo infecções. Entre seus minerais mais abundantes, o potássio atua como regulador da pressão e do pH sanguíneos e auxilia os processos digestivos e contrações musculares.
Melancia: Contém citrulina, um aminoácido vasodilatador e hipotensor.

Uva: Antioxidante. Previne doenças cardiovasculares, cancerígenas, neurológicas e outras. É rica em compostos anti-inflamatórios, atua na manutenção do sistema imune e reduz a formação de radicais livres.

Melão: Fonte de vitaminas antioxidantes (A, E e C) famosas por adiar o envelhecimento precoce. Ferro (importante para combater anemia) e cálcio (indispensável para os ossos).

Manga: Diurética.Retarda o envelhecimento da pele graças a sua ação antioxidante e é rica em betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A e prolonga o bronzeado. Dica: descascar, picar e congelar para bater no liquidificador. Fica cremoso como sorvete.

Fonte: Instituto Nacional de Cadiologia (INC) e Blog da Saúde. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/50607-consumo-de-frutas-aumenta-durante-o-veraohtml.html> 01/02/2016