Biblioteca Virtual em Saúde
Biblioteca Virtual em Saúde
Tutorial
Biblioteca Virtual em Saúde

BVS Adolec Brasil

Jovens debatem, em São Paulo, sexualidade e outras possibilidades na luta contra a aids

O GT (Grupo de Trabalho) Adolescências e Juventudes do Foaesp realizou, entre os dias 12 e 14 de julho, o Encontro de Jovens Protagonistas em Ações Preventivas às IST/aids reunindo cerca de 50 jovens, entre 13 e 29 anos, dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.  Dividido no formato de oficinas, os participantes discutiram temas como prevenção, saúde e autocuidado, violência e acolhimento.

A atividade contou com a participação de jovens vivendo e convivendo com o HIV, e possibilitou troca de opiniões e vivências entre os participantes visando o acolhimento e a formação para o ativismo. Segundo a coordenadora do GT Jessica Diana, “a intenção desta atividade é trazer informações aos jovens para que possam se tornar multiplicadores em seus ambientes, principalmente escolares” além disso, destaca a importância do fomento de espaços de trocas de experiências, esclarecendo dúvidas e ajudando a construir comportamentos empoderados.

A oficina sobre prevenção, coordenado por Analice Oliveira do CRT/Aids- SP, enfocou aspectos amplos de prevenção, incluindo novas tecnologias, além de questões ligadas às IST e seus sintomas, sinais e tratamentos. Também questões transversais como racismo, machismo e homofobia foram também trazidas ao debate. Para Jean Vinícius de Oliveira, da Rede de Jovens Rio+ do Rio de Janeiro, “debate como esse é essencial para o entendimento e o enfrentamento das exclusões que vivemos, principalmente em relação ao racismo institucional que permeia todo o serviço público de saúde e educação.”

Desejos e Prazeres

O oficineiro Kako Arancibia coordenou a oficina “Desejos e Prazeres: Todo o Mundo Tem” direcionada a jovens de 18 a 29 anos, enquanto paralelamente ocorria outra atividade reunindo adolescentes de 13 a 17.

“Quando se trata de gênero e sexualidade não basta entender as coisas pela via do cérebro, mas avançar e exercitar pela via do corpo”, iniciou o facilitador estimulando os participantes a pensarem além do saber teórico repassado, mas trazendo a prática da experimentação para a criação de novos saberes.  A partir de um texto de Hebert Daniel, escrito há 30 anos, introduziu a discussão sobre as diversas formas de prazeres e suas proibições nos dias de hoje, apesar da sensualidade estar presente no nosso cotidiano, através das mídias e relações sociais.

Os adolescentes participantes do evento se reuniram na Oficina “Delícia de ser quem você é”, que foi coordenada por Ribas Dantas e Jessica Diana da Associação Prudentina de Prevenção a Aids (APPA), realizaram diversas atividades e dinâmicas de identidade, autoconhecimento e troca de pontos de vista sobre a realidade de ser adolescente. Ao final montaram um painel ilustrando a própria identificação destas pluralidades na juventude, relacionadas aos temas discutidos relacionando-os com estas expressões artísticas.

O evento contou com apoio do Departamento de IST/Aids, do Ministério da Saúde, através de recursos oriundos de edital de eventos.

Fonte: Liandro LindnerAgência de Notícias da Aids. Disponível em:<http://agenciaaids.com.br/noticia/jovens-debatem-em-sao-paulo-sexualidade-e-outras-possibilidades-na-luta-contra-a-aids/> em 16.07.18.