Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o SUS-SP

Um verdadeiro marco, reunindo equipes e ações integradas, em prol da saúde de jovens e adolescentes no Brasil. No dia 18 de outubro de 2018, o Documento gerado pela Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo (LCA&J) foi apresentado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite de São Paulo.

A apresentação deste Documento materializa em si o projeto da LCA&J. O êxito nas ações só foi possível em face da interação, compartilhamento e construção de uma força de trabalho, reunindo interfaces de várias equipes.

Diversas mãos em um mesmo esforço: o cuidar. O objetivo geral da LCA&J é garantir o cuidado integral à saúde de adolescentes e jovens em serviços ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A LCA&J foi construída por meio de um projeto com coordenação compartilhada entre o Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CSE/FMUSP); o Programa Estadual de Saúde do Adolescente e a Área de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP); e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP); além do estabelecimento de parcerias institucionais com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS-SP), o Programa Estadual de DTS/AIDS e hepatites virais e a Área de Saúde Mental da SES-SP.

O projeto LCA&J realizou-se em 2017 e 2018 e contou com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (Chamada PPSUS/FAPESP 2016).

Objetivos

O Documento visa apresentar informações sobre o cuidado com a saúde de adolescentes e jovens, no momento atual, no Estado de São Paulo, a fim de justificar a necessidade da LCA&J e de contribuir para a sua implementação nas diferentes regiões, municípios e serviços, apoiando gestores, gerentes e profissionais de saúde; evidenciar a perspectiva e a proposta para a LCA&J, incluindo seus objetivos, as atribuições de cada serviço e orientações para a articulação em rede; e ressaltar ainda orientações e recomendações para a prática de atividades de cuidado com adolescentes e jovens voltadas a profissionais de saúde.

A metodologia

Ao longo do projeto, foi realizada revisão bibliográfica, foram construídos, sintetizados e analisados os dados e informações coletados através de questionário junto a serviços de nível primário, secundário e terciário, dos grupos focais com profissionais de saúde e da rede intersetorial, gerentes, gestores, adolescentes e jovens, consultas a experts; além de oficinas desenvolvidas em regiões-pilotos.

Aprimoramento. Estes dados foram apresentados e discutidos em diversas reuniões, assim como em congressos (CISCA, Rede Unida, ABRASCO, ABEP, seminário do CEBRAP); foi redigida uma versão preliminar do Documento, que foi submetida à avaliação de todos(as) os(as) contribuidores(as) do projeto, no intuito de recolher seus comentários, com destaque para reuniões com o GT Bipartite de Atenção Básica, a Comissão Científica do Programa de Adolescentes, seminário do PPSUS, da equipe de pesquisa e consulta a experts.

Após então foi ajustado e reformulado o texto com base em todos os comentários recolhidos; e submetido à revisão final.

Divulgação

O Documento já está acessível no site da equipe da LCA&J: http://www.saudeadolescentesejovens.net.br

Em breve, será acessível também nos sites dos parceiros institucionais da equipe. A versão impressa será publicada entre o final de 2018 e o começo de 2019. Oficinas para a implementação da linha de cuidado são previstas a partir de 2019.

A equipe da LCA&J lembra ainda que, em 27 de novembro de 2018, terça-feira, das 10h às 12h, acontecerá a webconferência promovida pelo Programa Estadual de Saúde do Adolescente, que tratará desta linha de cuidado. Para participar, é necessário enviar um email para saudeadolescente@saude.sp.gov.br (informando: nome, telefone e profissão) para solicitar o link. Ótima oportunidade de atualização sobre o tema saúde de jovens e adolescentes.

Fonte: Felipe Jannuzzi / Jornalista, editor executivo da Revista Adolescência & Saúde (NESA/UERJ) em 22.11.18.