Para entender como as adolescentes vivem a maternidade

No dia 29 de novembro acontecerá o lançamento do livro Maternidade e Adolescência: Histórias de adolescentes grávidas e mães do Brasil, Portugal e Guiné-Bissau, resultado das pesquisas de Albertina Takiuti, mestre e doutora pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), que teve colaboração da professora Leila Salomão, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, e do professor Rui Paixão, da Universidade de Coimbra, em Portugal.

A publicação busca compreender as experiências de adolescentes que vivem a maternidade. A abertura do livro traz uma descrição do Programa Saúde do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, apresentando seus avanços ao longo dos anos.

A obra é dividida em três partes. A primeira trata dos aspectos teóricos referentes à maternidade e gravidez. Já na segunda são apresentadas as histórias de adolescentes de Portugal, Brasil e Guiné-Bissau, que contam em mais detalhes suas vidas e como esperam ter ou tiveram seus filhos. E por último, o livro realiza uma discussão dos relatos das vivências e experiências das adolescentes, além de promover uma reflexão deste problema.

O lançamento acontecerá durante a 17ª Jornada Apoiar, no Anfiteatro do Instituto de Psicologia da USP (Av. Prof. Mello Moares, 1721, Bloco G) às 11h30. O evento tem como tema Violência Social e Autoinfligida – Propostas de Atenção de Pesquisas. Para mais detalhes da programação, acesse o link.

Fonte: Jornal da USP. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/eventos/para-entender-as-adolescentes-que-vivem-a-maternidade/. Acesso em: 27 nov. 2019.