Biblioteca Virtual em Saúde
Biblioteca Virtual em Saúde
Tutorial
Biblioteca Virtual em Saúde

BVS Adolec Brasil

Por que é tão comum sofrer de doenças respiratórias nesta época do ano?

Poluição, tempo seco, infecção por vírus, fumo, alergias e até fatores genéticos podem desencadear as tão conhecidas doenças respiratórias, que afetam boca, nariz, faringe, laringe, traqueia e alvéolos pulmonares. As baixas temperaturas também são um fator determinante para a maior incidência dessas doenças, já que em dias frios a aglomeração de pessoas em ambientes fechados e pouco ventilados é mais comum. O inverno reúne outras condições propícias para o aparecimento de doenças respiratórias, entre elas a redução da umidade do ar, que acarreta na menor produção de muco nas vias aéreas; e a menor quantidade de ventos, o que aumenta a concentração de poluentes e microorganismos no ar respirado.

De acordo com o Dr. Ivan Marinho, infectologista do Hospital Bandeirantes, é comum que os pacientes apresentem sintomas de rinite, bronquite, enfisema pulmonar, asma, sinusite, pneumonia e outras doenças pulmonares crônicas quando a imunidade está baixa, quadro agravado durante o inverno.

“Durante a respiração, o ar vem acompanhado por uma grande quantidade de impurezas, como poeira, fungos, bactérias etc. Para manter o sistema respiratório limpo e prevenir doenças é preciso ingerir muita água, usar soro fisiológico nas narinas e adotar medidas para combater o ar seco”, alerta o médico. Como método de prevenção, os pacientes precisam manter os ambientes arejados, evitar aglomerações e tomar a vacina da gripe.

Os pacientes que sentirem mal estar, falta de ar, perda de apetite, fadiga e até fraqueza deverão procurar por um especialista. O diagnóstico poderá ser feito por meio de raio-x do peito, teste da função pulmonar, tomografia computadorizada, broncoscopia, biópsia do pulmão, ultrassonografia do pulmão, entre outros exames.

Como forma de tratamento, os médicos indicam a utilização de antibióticos, corticosteroides, fisioterapia respiratória, ventilação mecânica e líquida, radioterapia e inalação. E vale lembrar que antes de qualquer medida profilática ou uso de medicação é preciso consultar um médico.

Fonte: Jornal do Brasil. Disponível em: < http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2016/06/11/por-que-e-tao-comum-sofrer-de-doencas-respiratorias-nesta-epoca-do-ano-2/> em 11/06/16