Biblioteca Virtual em Saúde
Biblioteca Virtual em Saúde
Tutorial
Biblioteca Virtual em Saúde

BVS Adolec Brasil

Programa de Aids de São Paulo faz parceria com aplicativo Grindr para divulgar prevenção

Em iniciativa pioneira, o Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde, firmou parceria com o Grindr, aplicativo de relacionamento que conta com mais de 3 milhões de usuários em mais de 196 países. A intenção é difundir, no Brasil,  mensagens de incentivo à prevenção e conscientização sobre HIV e DST/aids.

Funciona assim: um dia por semana , designado pelo aplicativo, aparece a mensagem educativa para todos os usuários que estiverem acessando pela primeira vez no dia o Grindr. Serão mensagens variadas e sempre com o cunho de prevenção: uso de camisinha, uso de gel, incentivo à testagem. A primeira mensagem, que já está sendo exibida, é sobre acesso à PEP, a profilaxia pós-exposição. A medida consiste em tomar um antirretroviral durante 28 dias, a começar em até 72 horas depois da exposição ao risco de infecção por HIV. “Esqueceu, rompeu, não quis. Se rolou sem camisinha, não fique na dúvida, busque PEP”, diz a mensafgem.

Em entrevistas para mídia especializada, o criador do Grindr, o israelense Joel Simkhai contou que o Brasil estava na oitava posição no ranking do países que mais usam o aplicativo. Segundo ele, mais de 130 mil pessoas já acessam a mídia no país, sendo São Paulo a cidade com o maior número de usuários. O número de usuários dobrou em um ano e continua crescendo. A previsão é atingir mais de duas mil pessoas por semana.

Essa ação é muito importante porque a epidemia de aids apresenta crescimento entre os jovens de 15 a 24 anos, especialmente do sexo masculino. De 2005 a 2014, a taxa de detecção (TD) de aids no sexo feminino diminuiu praticamente em todas as faixas etárias e a dos homens de 15 a 19 anos aumentou de 2,6 para 8,5. Homens com idade entre 20 e 24 anos tiveram aumento de 22,2 para 43,3 na TD.

Houve aumento de 57,4% na proporção de casos de aids, em HSH (homens que fazem sexo com outros homens) no mesmo período, quando ocorreu uma redução de 15,4% na proporção entre homens heterossexuais.

Premiação

Ontem (14), durante o 4º Encontro Paulista de DST/Aids — “Resposta Paulista Frente às DST/Aids: da Prevenção à Cura”, promovido pela Coordenação Estadual DST/Aids-SP, o Programa da cidade de São Paulo recebeu o prêmio de direitos humanos Márcia Giovanetti pela iniciativa de implantar os displays com preservativos masculinos nos terminais municipais de ônibus. Marcos Blum (foto), da articulação com a sociedade civil, recebeu o prêmio do Programa. A Secretaria Municipal da Saúde também foi premiada pelo aplicativo Peptec, voltado a auxiliar profissionais de saúde no atendimento de pacientes que passaram por situações com potencial risco de infecção pelo vírus e necessitam de PEP.

Fonte : Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo/Agência de Notícias da Aids. Disponível em: <http://agenciaaids.com.br/home/noticias/noticia_detalhe/25363> em 14/09/16.