Biblioteca Virtual em Saúde
Biblioteca Virtual em Saúde
Tutorial
Biblioteca Virtual em Saúde

BVS Adolec Brasil

Saúde Sexual e Reprodutiva das Adolescentes é o tema do Sala de Convidados Terça-feira (12/07), às 11h, no Canal Saúde

O Sala de Convidados desta terça-feira (12) vai debater como anda a saúde sexual e reprodutiva das adolescentes brasileiras. O programa, que vai ao ar, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde, vai se debruçar sobre as questões dessa fase tão especial da vida, especialmente para as meninas, que passam por mudanças tão profundas em seus corpos e mentes.
Saúde sexual e reprodutiva significa que os indivíduos devem ter uma vida sexual prazerosa e segura, recebendo informações sobre sexualidade e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o HIV (DST/AIDS) e a liberdade para decidirem se querem ter filhos, quando e com que frequência irão tê-los, por meio do acesso à informação e aos métodos contraceptivos.
Neste ano, o Dia Mundial da População, celebrado em 11 de julho, criado com o objetivo de alertar para as questões do planejamento e do desenvolvimento populacional, tem como foco a saúde reprodutiva. Os direitos sexuais e reprodutivos da população jovem brasileira estão relacionados a compromissos assumidos pelo Estado Brasileiro alinhados a resoluções da Conferência Mundial de Direitos Humanos de 1993, realizada em Viena; a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), que aconteceu no Cairo, em 1994; e a Convenção para Erradicar, Sancionar e Punir a Violência contra as Mulheres (CEDAW), também de 1994.
O Sistema Único de Saúde (SUS) está diretamente envolvido nesses compromissos, com papel importante na articulação entre os setores Saúde e Educação com objetivos como reduzir as infecções por HIV nessa parcela da população e diminuir a evasão escolar causada pela gravidez não planejada na adolescência.
Os convidados para discutir o assunto são a assistente do Programa Saúde Sexual e Reprodutiva e Direitos, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Jennifer Gonçalves; a coordenadora do Curso de Especialização em Psiquiatria e Psicanálise com Crianças e Adolescentes da UFRJ, Diana Dadoorian; e a diretora clínica do Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, Ana Teresa Derraik. Não perca e participe!
Sobre o Sala de Convidados
É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde.
Participação ao vivo
O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.
Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 3.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital; em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690); e nas TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde.  Os conselheiros de saúde nos municípios brasileiros podem assistir pela Oi TV, canal 910.
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Fonte: Canal Saúde/ Fiocruz . Disponível em: <http://www.canal.fiocruz.br/destaque/index.php?id=3103> em 11/07/16.