Biblioteca Virtual em Saúde
Biblioteca Virtual em Saúde
Tutorial
Biblioteca Virtual em Saúde

BVS Adolec Brasil

Semana do Peixe incentiva hábitos mais saudáveis de alimentação

Uma alimentação saudável deve ser variada e colorida, e os pescados são uma excelente forma de incluir novos sabores no dia a dia. Para incentivar o consumo, estabelecimentos de todo o país aderiram à Semana do Peixe, que vai até o dia 16 de outubro, para oferecer o produto com descontos atrativos. A ação é uma parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura, Superintendências Federais de Pesca e Aquicultura nos estados, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e supermercados de todo o país.

Comer pescado frequentemente previne doenças cardiovasculares, diminui o nível de colesterol e a ansiedade, além de ativar a memória. Vários tipos de pescado são fontes de ômega 3, que é encontrado principalmente em peixes como atum, pintado, sardinha, arenque, anchova, tainha, bacalhau e truta. O ômega 3 auxilia na manutenção de níveis adequados de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Tanto os peixes de rio como de mar fazem bem à saúde.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, recomenda o consumo de peixe fresco em diversas preparações. Eles podem ser preparados assados, grelhados, ensopados (moqueca) ou cozidos. Podem, ainda, ser usados como ingredientes de pirão e saladas ou servir como recheio de tortas. Preparações culinárias de peixe com legumes como pimentão, tomate e cebola ou com frutas como banana e açaí são muito apreciadas.

Apesar de haver uma enorme costa marítima e inúmeros rios de grande porte no país, a oferta de peixes é muito pequena e os preços são relativamente altos em relação às carnes vermelhas e de aves. Assim como as carnes vermelhas e de aves, os peixes são ricos em proteína de alta qualidade e em muitas vitaminas e minerais. Pelo menor conteúdo de gorduras e, em particular, pela alta proporção de gorduras saudáveis (gorduras insaturadas), os peixes, tanto quanto os legumes e verduras, são excelentes substitutos para as carnes vermelhas.

Se você vai ao mercado ou a feira para escolher peixes, saiba como escolher:olho no peixe novo

• Peixes frescos devem estar sob refrigeração e apresentar escamas bem aderidas ou couro íntegro, guelras róseas e olhos brilhantes e transparentes.

• Peixes congelados devem estar devidamente embalados e conservados em temperaturas adequadas. Evite adquirir aqueles que apresentam acúmulo de água ou gelo na embalagem, pois podem ter sido descongelados e congelados novamente.

• Peixes secos devem estar armazenados em local limpo, protegido de poeira e insetos. Ausência de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável.

Aproveite a semana para fazer sua receita preferida ou inovar com as receitas compiladas no livro da Semana do Peixe.

Peixe assado com molho de uva:

Rendimento: 900g
Porção: 1 filé com 2 colheres de sopa de molho (115g)
Nível de dificuldade: médio
Ingredientes Medida caseira
Peixe inteiro limpo. . . . . . . . . . . . . . 1 unidade pequena
Uva verde sem caroço. . . . . . . . . . . . . .1 cacho (8 colheres de sopa)
Açúcar. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1/2 colher de sopa
Cebola. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1 unidade pequena
Alho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 dentes
Alho-poró. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 colheres de sopa
Azeite. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1 colher de sopa
Sal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 colher de sopa
Pimenta-do-reino. . . . . . . . . . . . . . . .1 colher de chá
Caldo de vegetais. . . . . . . . . . . . . . . 4 xícaras

Modo de preparo

1. Preparar o caldo de vegetais com todos os ingredientes cortados. Cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo baixo.
Reservar.
2. Molho: refogar a cebola picada, o alho picado e o alho-porópicado no azeite, acrescentar o açúcar e o fundo de vegetais e deixar reduzir à metade.
3. Acrescentar as uvas cortadas ao meio.
4. Peixe: temperar o peixe com sal e pimenta e assar em forma untada envolta em papel laminado por 40 minutos.
5. Servir o peixe com o molho.

Fonte: Blog da Saúde