Biblioteca Virtual em Saúde
Biblioteca Virtual em Saúde
Tutorial
Biblioteca Virtual em Saúde

BVS Adolec Brasil

SP premiará aplicativos desenvolvidos por adolescentes

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Aplicativo Saúde Adolescente. O autor do melhor aplicativo será premiado com uma viagem para os EUA e outra para o Rio de Janeiro com tudo pago. As inscrições vão até o dia 31 de agosto podendo participar adolescentes entre 10 a 19 anos. A ação é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo em parceria com a OPAS (Organização Pan Americana da Saúde) e conta com a execução do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável).

O autor do melhor aplicativo voltado à saúde sexual reprodutiva será premiado com uma viagem para os EUA, com tudo pago, para participar da Conferência Youth Health, e outra para um Congresso no Rio de Janeiro. Os autores dos demais aplicativos de destaque ganharão smartphones e serão certificados em um evento de encerramento realizado em São Paulo.

A participação no Prêmio poderá ser individual, para qualquer adolescente entre 10 e 19 anos residente no estado de São Paulo (SP) e em dupla ou trio para adolescentes que façam parte de alguma Casa do Adolescente ou ONG de SP. Após o encerramento do prazo de envio, os aplicativos serão avaliados por uma equipe técnica, júri de especialistas e júri popular. Os ganhadores de cada categoria serão divulgados no site e nas redes sociais do Prêmio.

“A principal expectativa é que se reduzam as distâncias entre os serviços e as equipes de saúde com os adolescentes e jovens, fazendo com que as informações cheguem aos usuários com qualidade e assertividade”, afirma Guto Vitoy, consultor da OPAS.

No site do evento, os participantes encontrarão uma série de materiais sobre saúde e devem pensar em formas de disseminar os conhecimentos adquiridos através de aplicativos para celular por meio de uma plataforma de fácil navegação que será disponibilizada após a inscrição. “Os apps devem abordar temas importantes para a saúde do adolescente como prevenção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissiveis), gestação e início da vida sexual”, conta Sérgio Rosenhek, coordenador executivo do CIEDS. Acesse o regulamento clicando no link: http://www.aplicativosaudeadolescente.com.br/#!regulamento/c1ll3

Para a Doutora Albertina Duarte, Coordenadora Estadual do Programa Saúde do Adolescente, esta iniciativa é um exemplo que deve ser adotado por outros estados e países. “Essa é uma demonstração para o mundo da mobilização de São Paulo na área da saúde. Uma mobilização coletiva entre profissionais da saúde diretamente com os adolescentes”, afirma.

As inscrições devem ser feitas pelo site do evento.http://www.aplicativosaudeadolescente.com.br./

Serviço
Prêmio Aplicativo Saúde Adolescente
Inscrições: Até 31 de agosto
Divulgação dos finalistas: 11 de setembro
Divulgação dos melhores apps: 28 de setembro
Evento de encerramento: 24 de outubro
Site do evento: http://www.aplicativosaudeadolescente.com.br

Fonte : Redação da Agência Aids com informações da CIEDES