Biblioteca Virtual em Saúde
Biblioteca Virtual em Saúde
Tutorial
Biblioteca Virtual em Saúde

BVS Adolec Brasil

UNAIDS apoia desenvolvimento de aplicativos para conscientizar jovens do Brasil sobre combate ao HIV

Aplicativos para tirar dúvidas de jovens sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e para estimular uso de preservativos foram destaque de participação do UNAIDS Brasil na 21ª Conferência Internacional sobre Aids, que acontece nessa semana, na África do Sul.

Em evento da 21ª Conferência Internacional sobre Aids, na África do Sul, para discutir o uso de tecnologias multimídia de comunicação no combate ao HIV, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) no Brasil apresentou aplicativos elaborados com parceiros para tirar dúvidas de jovens sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e para estimular o uso de preservativos.

O assessor para Mobilização Social e Trabalho em Rede do agência da ONU no Brasil, Cleiton Euzébio de Lima, destacou a experiência positiva do UNAIDS na organização, no início de 2016, de um hacktathon — uma maratona digital que debateu com desenvolvedores de apps e games temas como educação sexual e prevenção de ISTs junto aos jovens.

A iniciativa foi realizada com a Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual (ABEME) e o Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids da Secretaria estadual da Saúde de São Paulo (CRT-SP).

Dois aplicativos foram destaque ao final do encontro: o Becum e o Cami Sutra.

O primeiro funciona como uma rede social onde os usuários podem interagir uns com os outros e discutir abertamente as suas dúvidas em relação ao sexo e às ISTs. Já a proposta do Cami Sutra é erotizar o uso dos preservativos para incentivar relações sexuais seguras.

Os softwares ainda estão em fase de desenvolvimento e vão ser aprimorados e adaptados para o público jovem com o apoio técnico do UNAIDS e do CRT-SP.

“O uso dessas novas tecnologias representa uma grande oportunidade de pensarmos sobre como dialogamos com a juventude e de fornecermos um novo espaço e novas ferramentas para trazer mensagens sobre prevenção e sobre o enfrentamento à discriminação”, explicou Lima.

Outro destaque da sessão da Conferência Internacional — que reuniu especialistas do Canadá, dos Estados Unidos e da África do Sul, além dos participantes brasileiros — foi o aplicativo Tá na Mão, criado pela Prefeitura de São Paulo e lançado em dezembro de 2014.

“É um aplicativo para orientar pessoas com uma avaliação de risco e de conduta a respeito de infecções sexualmente transmissíveis, principalmente entre jovens gays e outros homens que fazem sexo com homens”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids da capital paulista, Eliana B. Gutierrez.

 

Fonte: ONUBR – Nações Unidas no Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/unaids-apoia-desenvolvimento-de-aplicativos-para-conscientizar-jovens-do-brasil-sobre-combate-ao-hiv/> em 20/07/16.