BVS ADOLEC - Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Notícias - Pesquisa - Eventos - Cursos - Bases de Dados - Temáticas - Comunicação

  • Notícias

    Fique por dentro das novidades em saúde do adolescente

    Leia mais...
  • Saúde

    Dicas de Saúde, prevenção e novidades

    Leia mais...
  • 1º Emprego

    Cursos e atualiações para auxílio ao primeiro emprego

    Leia mais...
  • Contato

    Tudo que você quer saber e tem vergonha de perguntar

    Leia mais...

#Fica a Dica

Dietas da moda será que elas realmente são boas para você?
 

Nesta edição do podcast vamos falar um pouco sobre alimentação saudável e as famosas “dietas da moda”, afinal quem nunca ouviu sobre aquelas dietas que prometem verdadeiros milagres, mas que não leva muito em conta a saúde da pessoa.

Leia mais: https://soundcloud.com/


É possível parar de fumar?
 

No passado, era comum ver propagandas de televisão incentivando o consumo do cigarro. A prática era culturalmente aceita e até vista com bons olhos. No entanto, hoje já são amplamente conhecidos os malefícios provocados pela dependência em todas as esferas da vida. Por que, então, ainda há jovens começando a fumar nos dias de hoje?

Leia mais: http://www.blog.saude.gov.br


Dicas para praticar natação em águas abertas
 

O Brasil tem um litoral com 7.367 km de extensão. Com praias belíssimas, se somadas as saliências e reentrâncias, o contorno da costa brasileira ainda aumenta para 9.200 km.

Somando isso aos inúmeros lagos e rios espalhados por todo o País, os esportes em águas abertas se colocam como uma opção para quem quer se exercitar. Mas é preciso muito cuidado ao se aventurar pelas águas.

Leia mais: https://saudebrasilportal.com.br/


SAÚDE CRÔNICA: Receita de beleza
 

A crônica desta semana traz um evento que despertou na autora os seguintes questionamentos: Por que será que ficamos tanto tempo pensando em como camuflar aquilo que é considerado, defeito ou imperfeição? Desde quando o natural passou a ser estranho, e até mesmo feio?

Leia mais: http://www.blog.saude.gov.br/


Conheça cuidados básicos antes de começar uma atividade física
 

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2017, do Ministério da Saúde, as maiores frequências entre homens que praticam atividade física no tempo livre equivalente, a pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana, foi registrada em Macapá (57,1%), São Luís (54,1%) e Distrito Federal (53,8%). Entre mulheres, as maiores frequências foram observadas no Distrito Federal (45,9%), Palmas (41,9%) e Curitiba (37,7%).

Leia mais: http://saudebrasilportal.com.br/


Cuidado com alimentos que tem muito açúcar e nem parecem
 

Por isso, a ingestão dessa substância deve ser evitada e controlada ao máximo, para também combater as doenças (que são muitas) causadas por ela.

Enquanto doces e refrigerantes entram automaticamente no radar da maioria das pessoas como alimentos com uma grande quantidade de açúcar, outros passam desapercebidos e acabam oferecendo o risco do consumo excessivo da substância. É o caso das barras de cereais, ketchup, iogurte e granola.

Leia mais: http://saudebrasilportal.com.br/


SAÚDE CRÔNICA: Doce ilusão
 

Desde de pequena meus pais me ensinaram a ter uma alimentação saudável. Sempre comi muitas frutas, legumes, cereais - tudo in natura. Nada de açúcar e fritura até os sete anos de idade! É claro que não me lembro dos efeitos disso tudo na época, mas sei que era uma criança muito saudável. Não sei como, mas meus pais fizeram um trabalho tão bom que eu não comia doce nem nas festinhas de aniversário! Mas lembro de um episódio que tive essa vontade. Eu estava com mais ou menos dois anos. Pra você entender melhor, voltarei um pouquinho no tempo.

Leia mais: https://www.blog.saude.gov.br


Especialistas dão dicas de como tirar o melhor proveito do treino aeróbico e da musculação
 

Muitas pessoas, principalmente as iniciantes nas academias, têm dúvidas sobre qual treino - musculação ou aeróbico - devem realizar primeiro. Outra incerteza recorrente é como conciliá-los. Especialistas garantem que ambas as atividades são importantes e benéficas para o corpo, e praticá-las se faz fundamental para o bom condicionamento físico.

Quanto à ordem de realização, Thiago Moreira, especialista em musculação da Smart Fit, explica que tudo vai depender do objetivo principal de cada pessoa. Se o desejo do aluno é ganhar massa muscular, a queima de calorias será consequência. Logo, a recomendação é realizar a musculação antes do treino aeróbico. Caso o propósito principal seja emagrecimento e melhora do condicionamento cardiorrespiratório, o ideal é praticar primeiro o aeróbico.

Leia mais: https://www.uai.com.br


Aprenda a fazer deliciosas receitas disponíveis no guia Alimentos Regionais Brasileiros
 

Aprenda a fazer deliciosas receitas disponíveis no guia Alimentos Regionais Brasileiros

Leia mais: http://saudebrasilportal.com.br


5 dicas de alimentação saudável para diabéticos
 

Confira um vídeo produzido pelo Ministério da Saúde com dicas para alimentação saudável para pessoas com diabetes.
É preciso ter cuidado redobrado com a alimentação para evitar os males provocados pela doença. É possível comer bem, comer de forma saudável, sem abrir mão de apreciar alimentos muito gostosos. Confira!

Acesse o vídeo: http://www.youtube.com/


Dicas para se alimentar fora de casa de forma saudável
 

A nutricionista Jéssica Berto indica algumas trocas saudáveis: optar por carnes grelhadas e ocupar o prato com mais salada. Na hora do lanche, frutas, castanhas e iogurte natural são ótimas opções. Conheça o site Saúde Brasil: http://www.saude.gov.br/saudebrasil

Acesse o vídeo: http://www.youtube.com/


10 dicas para um parto humanizado
 

O nascimento de um bebê é o momento mais esperado de uma gravidez e o desejo de toda mãe é que a chegada do seu filho aconteça de uma forma leve que envolva amor, afeto e respeito. O parto é um momento de grande intensidade, uma vivência que marca para sempre a vida de uma mulher. Neste momento, a mulher terá a chance de experimentar sensações e sentimentos que podem fortalece-la como mulher e mãe. A equipe de profissionais que atendem a mulher e seu (a) acompanhante devem promover o acolhimento e ofertar métodos para que o trabalho de parto e parto sejam ativos. Essas características marcam o parto humanizado, que por meio de diversos recursos, proporciona às gestantes mulheres e aos bebês o conforto e a segurança para aproveitar com prazer esse momento único.

Leia mais: http://www.blog.saude.gov.br/


Copa 2018: aprenda a fazer um bolo saudável nas cores verde e amarelo
 

Que tal assistir aos jogos da Copa do Mundo de Futebol comendo um bolo saudável nas cores do Brasil? A TV Saúde preparou a receita do Bolo Brasileirinho, do livro “Alimentos Regionais Brasileiros”, uma publicação do Ministério da Saúde.

Leia mais: http://www.blog.saude.gov.br/


Dicas para curtir a Copa do Mundo de forma saudável
 

O brasileiro sabe aproveitar muito bem as épocas festivas. E claro que não seria diferente na copa do mundo de futebol, com a expectativa do hexa. O negócio é que durante os jogos, os espectadores tendem a exagerar em pontos que vão além dos gritos de comemoração ou desaprovação. Por vezes, esse excesso tem consequências ruins na saúde do torcedor e pode até impedi-lo de acompanhar o restante do campeonato. Por isso, é preciso ter planejamento e estratégias para driblar possíveis incômodos.

Leia mais: http://www.blog.saude.gov.br/


Açúcar em excesso pode causar várias doenças
 

Confira dicas da nutricionista Silvia Moriyama sobre como é possível reduzir o açúcar gradualmente com simples medidas. Conheça o site Saúde Brasil e descubra outras maneiras de se alimentar melhor: http://www.saude.gov.br/saudebrasil

Acesse o vídeo: https://www.youtube.com/


Alguns passos para parar de fumar
 

Parar de fumar não é uma decisão fácil de ser tomada e, principalmente, realizada. Como as pessoas são muito diferentes entre si, há vários caminhos e possibilidades para quem quer se ver livre do tabaco.

Aqueles que preferem tentar por conta própria podem experimentar dois métodos: o da parada imediata ou o da gradual. No primeiro, o fumante estabelece um dia a partir do qual não irá mais dar nem uma única tragada. No segundo, o gradual, ele pode ir diminuindo o número de cigarros fumados a cada dia (se consome 20 por dia, reduz 4 a cada dia, até zerar a conta no sexto dia, por exemplo), ou vai cotidianamente adiando a hora de fumar. Assim fumará também menos cigarros a cada dia.

Leia mais: http://saudebrasilportal.com.br/


Pequenas atitudes podem deixar sua alimentação ainda mais saudável
 

Procure fazer as refeições em horários parecidos, em locais adequados e, sempre que puder, acompanhado. Quando comer fora, prefira locais que fazem a comida na hora. Também faça as compras em locais que vendam alimentos in natura ou minimamente processados. Conheça mais dicas sobre alimentação balanceada para quem busca um peso saudável: http://www.saude.gov.br/saudebrasil

Acesse o vídeo: https://www.youtube.com/


Meditação combate ansiedade e pode ajudar contra obesidade
 

Ainda alivia a ansiedade e o estresse e atuando sobre doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, doenças autoimunes, obesidade e depressão.

É o que explica a médica e professora de meditação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Maira Polcheira. “Pessoas que meditam apresentam um maior autocuidado, com melhora dos hábitos de vida, além de serem mais compassivas, mais cooperativas, menos reativas e mais felizes”, completa. A prática está disponível em vários lugares e é uma das 29 Práticas Integrativas Complementares, oferecidas pelo Sistema Única de Saúde.

Leia mais: http://saudebrasilportal.com.br


Pare de fumar e invista nos seus sonhos
 

Luiz Padovan largou o cigarro pela saúde, mas também fez as contas e viu o prejuízo financeiro.

Acesse o vídeo: https://www.youtube.com/


Metas possíveis para a perda de peso de forma saudável
 

Quem já tentou emagrecer com dieta sabe que o difícil é manter o peso perdido. Coloque metas possíveis de ser alcançadas. Não se pode querer perder todos os quilos acumulados em anos em alguns poucos meses. Siga o conselho do dr. Luiz Fernando Sella.

Acesse o vídeo: https://www.youtube.com/


Alimentação Saudável: alimentos que geram saciedade
 

Quem quer manter o peso saudável por meio da alimentação é importante saber que ficar com fome não é a melhor maneira para emagrecer. Alguns alimentos promovem saciedade com poucas calorias. Veja quais são com o endocrinologista dr. Luiz Fernando Sella. Veja mais dicas no www.saudebrasil.gov.br

Acesse o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1MWA1WQ4jFU


Yoga: prática vai além da atividade física e promove equilíbrio
 

A Yoga tem origem indiana e ainda melhora a aptidão física e confere força e flexibilidade de maneira geral.

A prática, amplamente disseminada em academias e parques espalhados por todo o país, também faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

O Brasil é líder na oferta de modalidades na atenção básica da rede de saúde pública. A PNPIC foi publicada em 2006 e, agora, são 29 práticas integrativas e complementares oferecidas à população com 1,4 milhões de atendimentos individuais e 5 milhões de brasileiros atendidos, incluindo 35 mil sessões de Yoga.

Acesse e leia a matéria completa: http://saudebrasilportal.com.br/


Cinco alimentos parra enfrentar melhor a TPM
 

Uma boa alimentação é importante. Entre as dicas, estão o consumo de comidas leves, e muita água e chás. Segundo Márcia Gaspar Nunes, doutora do Departamento de Ginecologia da Unifesp, é bem comum a indicação de alimentos como oleaginosas, cacau, banana e aveia. E os efeitos no organismo da mulher têm base científica.

CINCO ALIMENTOS

1. Oleaginosas (feijão, lentilha, ervilhas...)
2. Banana
3. Aveia
4. Peixes de mar profundo
5. Verduras escuras

Acesse e leia a matéria completa: http://www.saudebrasilportal.com.br/


Cuidar bem de sua alimentação é o primeiro passo para uma vida mais saudável
 

O vídeo, elaborado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), mostra a importância de cuidar da sua alimentação como o primeiro passo para uma vida mais saudável.

Você sabia que ao consumir uma lata de refrigerante por dia, você ingere mais de 1 KG de açúcar por mês? Cuide bem de sua alimentação!

Acesse e leia a matéria completa: http://ecos-redenutri.bvs.br


Dietas dietas da moda não trazem benefícios a longo prazo
 

A televisão, a internet e as revistas vendem um padrão de peso que não condiz com a realidade e muitas vezes a pessoa busca diversos artifícios para emagrecer e alcançar esse status de beleza “exigido” ou o “corpo fitness”. É aí que entram as chamadas “dietas da moda”, procedimentos que prometem efeitos fantasiosos, como perder dez quilos em uma semana.

O tema, muito discutido na mídia, alerta para a interferência na saúde dos indivíduos que buscam um milagre, mas pode acabar encontrando um problema.

Acesse e leia a matéria completa: http://saudebrasilportal.com.br


Cinco dicas para te ajudar a ter mais saúde mental
 

Todo final de ano é a mesma coisa: promessas e promessas para uma nova vida no ano seguinte. Mas para que essa mudança aconteça é preciso pensar que todo dia é dia de dar o pontapé inicial a novos projetos, a uma vida nova ou a um recomeço. É como se cada dia da nossa vida fosse uma página em branco de um livro, que podemos ir preenchendo com a história que quisermos.

Acesse e leia a matéria completa: http://www.blog.saude.gov.br/


Fique atento à hidratação e alimentação antes e depois da atividade física
 

A prática de atividade física regularmente é ótima para saúde do corpo e da mente. E para conseguir um melhor desempenho, é preciso ficar bem atento quanto à hidratação e alimentação.

Fazer atividade física regularmente previne doenças, ajuda a manter um peso saudável e traz diversos benefícios para a mente e o corpo. Mas assim como tantas outras coisas em nossas vidas, é aconselhável ficar atento às dicas dos especialistas. A alimentação, por exemplo, deve ser feita antes, durante ou após a atividade. E a hidratação? Quem fala sobre o assunto é Edgard Soares, aluno de doutorado da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB).

Acesse: http://www.saudebrasilportal.com.br


Entenda o que são produtos light e diet
 

Anúncios e propagandas em vários veículos de comunicação - e até mesmo nas prateleiras dos supermercados - vendem uma variedade enorme de produtos light e diet.

Muitos consumidores têm a impressão de uma promoção milagrosa de emagrecimento e acabam apostando neles com o objetivo de perder peso ou tentar uma alimentação mais adequada. Mas será que eles são usados de forma correta?

Acesse: http://saudebrasilportal.com.br


Confira como preparar uma marmita rápida e saudável
 

Apesar do dia a dia quase sempre muito corrido, manter uma alimentação saudável com alimentos in natura ou minimamente processados não é difícil não. Vida corrida não é desculpa para nos rendermos aos alimentos prontos. Mesmo com uma infinidade de atrativos como fast foods e a oferta de alimentos embalados em caixas coloridas, que prometem preparo fácil e rápido, é possível optar por alimentos de verdade, nutritivos e igualmente fáceis de encontrar e preparar.

Acesse: http://www.blog.saude.gov.br


Balcão da cozinha e obesidade – existe alguma relação?
 

Será que a disposição dos alimentos na cozinha tem alguma relação com índices de obesidade? Pense, se uma maçã e um chocolate estiverem à vista no balcão da sua cozinha, qual você escolheria quando batesse aquela fome no meio da tarde? E se só a maçã estivesse no balcão, você se lembraria do chocolate? O post de hoje trata exatamente disso!

Acesse: http://www.cienciainforma.com.br/post.php?id=262


Enem: cinco dicas fundamentais para o plano de estudos
 

Prepara Cursos oferece curso preparatório que auxilia o jovem para a prova

Somente em 2016, mais de oito milhões de jovens se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado nos dias 05 e 06 de novembro. A prova é a porta de entrada de muitos estudantes para o ensino superior. Por meio deste teste, os alunos podem se inscrever em programas de financiamento estudantil, conseguir bolsas em universidades particulares ou entrar em universidades públicas em todo o país.

Acesse: www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2016/07/06/enem-cinco-dicas-fundamentais-para-o-plano-de-estudos/


MEC lança aplicativo para inscritos no Enem 2016
 

Ferramenta possibilita acompanhamento das etapas do exame. Provas ocorrem em novembro para mais de 8,6 milhões de inscritos.

Acesse: g1.globo.com/educacao/enem/2016/noticia/mec-lanca-aplicativo-para-inscritos-no-enem-2016


CONHEÇA O VLIBRAS
 

TRADUÇÃO DO PORTUGUÊS PARA LIBRAS EM TEMPO REAL E EM UM CLIQUE

Acesse: vlibras.gov.br


Universidade portuguesa vai selecionar brasileiros que fizeram o Enem
 

Desde o ano passado, após o acordo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) com o governo de Portugal, aumentou o número de instituições portuguesas de ensino que aceitam o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes brasileiros.

Se a sua vontade é arrumar as malas e ir estudar fora, saiba que a Universidade de Aveiro, em Portugal, vai abrir um processo seletivo de bolsas a alunos brasileiros que fizeram o Enem. A universidade vai ofertar um total de 50 bolsas de estudo para 53 cursos de licenciatura e mestrado integrado. Todos os cursos têm duração de cinco anos.

Leia a notícia completa em ondajovem.com.br


Fechar os aplicativos de um smartphone realmente ajuda a economizar bateria?
 

Muitos usuários do iPhone fecham os aplicativos do smartphone pensando que, assim, podem aumentar a vida da bateria.

Um deles enviou um e-mail ao presidente da Apple, Tim Cook, para tentar confirmar se manter muitos apps abertos afetava a carga de energia do celular.

E a resposta foi um sonoro "não".

Cook disse que os aplicativos abertos ─ que não estão sendo utilizados ─ não têm efeito nenhum sobre a bateria do iPhone.

Leia a notícia completa em BBC Brasil


Para quem gosta de ler quatro sites onde você pode baixar gratuitamente milhares de livros!
Aplicativo PEP
 

A PEP (profilaxia pós-exposição ao HIV ) se insere no conjunto de estratégias de Prevenção Combinada, cujo principal objetivo é ampliar as formas de intervenção para evitar novas infecções pelo HIV. A profilaxia consiste em tratamento com terapia antirretroviral (TARV) por 28 dias, a fim de evitar a sobrevivência e replicação do vírus HIV no organismo do paciente. Como o prazo máximo de eficácia entre o evento de exposição ao vírus HIV e o início da PEP é de no máximo 72 horas, é imprescindível que os usuários do SUS expostos ao vírus saibam de maneira fácil, rápida e ágil a quais locais e equipamentos de saúde devem recorrer para o início imediato da profilaxia.


Acesse e baixe o aplicativo
Conheça a PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV)
 

A PEP é um tratamento preventivo com terapia antirretroviral por 28 dias. Essa profilaxia impede a sobrevivência e a multiplicação do vírus HIV no organismo. Esta seção do nosso site traz informações sobre a PEP para o usuário do SUS, para o profissional de saúde e para gestores de saúde.


Leia mais...
Google tem registros de gravação da sua voz; saiba como ouvir e apagar
 

Os smartphones Android e o Chrome no desktop têm uma função que permite fazer buscas utilizando comandos de voz. Na maioria dos dispositivos, basta dizer “Ok, Google” para iniciar uma pesquisa, ou clicar no ícone de microfone do Google Now na sua tela.


Acesse: TECHTUDO.com.br
Vacinação em dia
 

O objetivo do Vacinação em Dia é estar no dia-a-dia da população em dispositivo móvel, com informações necessárias para garantir vacinação do cidadão e sua família. O aplicativo gerencia cadernetas de vacinação cadastradas pelo usuário. Além de ter informações sobre as vacinas disponibilizadas pelo SUS e função com lembretes sobre as campanhas sazonais de vacinação.


Acesse: http://www.aplicativos.gov.br/aplicativos/vacinacao-em-dia-1
90 sites para você ler e baixar livros de graça
 

O Universia Brasil trouxe uma lista com 90 sites para você encontrar livros dos mais variados gêneros. Alguns oferecem a opção de baixar os títulos gratuitamente.


Confira: http://www.aplicativos.gov.br/aplicativos/vacinacao-em-dia-1
Resíduos de agrotóxicos: Evite iodo para remover
 

Na internet proliferam "receitas milagrosas" para quase tudo, inclusive para remoção de resíduo de agrotóxico em alimentos. A mais recente delas é o uso de soluções contendo a substância química iodo.

Além de não haver dados científicos originados de análise laboratorial que confirmem a eficácia desta prática, é importante saber que o iodo possui ação oxidante. Assim, pode oxidar não somente os resíduos de agrotóxicos como também vitaminas, flavonoides e outros compostos benéficos presentes na superfície dos alimentos, o que levará à diminuição de seu conteúdo nutricional.


Leia mais: www.clicksaudavel.gov.br
Vá de escada!
 

Se você tem que subir ou descer apenas alguns andares, experimente trocar o elevador pela escada. Você estará fazendo um bem à sua saúde e economizando eletricidade. O começo pode não parecer tão agradável, mas em pouco tempo você notará os benefícios da atividade.

Um estudo feito por cientistas da Suíça mostra que subir escadas pode melhorar a condição física, diminuir a gordura corporal, reduzir o tamanho da cintura e diminuir a pressão sanguínea. Isso representaria uma redução de 15% na chance de se morrer prematuramente de qualquer doença, afirma a equipe de cientistas do Hospital Universitário de Genebra.

E se você não tiver como abrir mão do elevador, o faça de forma consciente. Chame apenas um a cada vez, isso evita que os outros se movimentem desnecessariamente, gastando mais energia.


Fonte: Portal EcoD
Prefira lanches de casa

Lanches caseiros, como sanduíches e saladas de frutas, são mais saudáveis, baratos e sustentáveis que lanches industrializados comprados na rua.

Por isso, antes de sair de casa, prepare um lanche e leve-o com você para o trabalho, escola ou faculdade. Você terá a segurança de comer algo que conhece a procedência, poderá poupar a conta com alimentação no final do mês e ainda evita gerar mais lixo com embalagens, plásticos etc.

Para tornar seu lanche ainda mais saudável e sustentável, dê preferência a alimentos orgânicos e produzidos localmente.


Fonte: Portal EcoD
Saiba quais são as frutas da época, economize e alimente-se melhor

As frutas possuem um processo individual de amadurecimento que leva em consideração condições climáticas, como sol e chuvas. Dessa forma, cada tipo possui uma época determinada de maturação. Para produzir frutas ao longo de todo o ano, os produtores utilizam técnicas de irrigação, cruzamentos genéticos, estufas e até produtos químicos.

Por isso, prefira sempre frutas da época. Elas são mais saudáveis, saborosas, baratas e agridem menos o planeta ao serem produzidas.

 

Manual de frutas e melhores épocas para serem compradas e consumidas:

  • Abacate: fevereiro a julho
  • Abacaxi: julho a setembro/ novembro a janeiro
  • Ameixa: janeiro e fevereiro
  • Banana-maçã: janeiro a julho
  • Banana-nanica: janeiro a agosto
  • Caqui: março a maio
  • Figo: janeiro a março
  • Fruta-do-conde: fevereiro a março/ julho a agosto
  • Goiaba: março a junho
  • Jabuticaba: agosto a novembro
  • Jaca: fevereiro a junho
  • Laranja: maio a agosto/ outubro a janeiro
  • Limão: dezembro a junho
  • Maçã: janeiro a março
  • Mamão: abril a julho/ outubro a novembro
  • Manga: outubro a dezembro
  • Maracujá: janeiro a junho
  • Melancia: maio a junho/ novembro a janeiro
  • Melão: janeiro a maio
  • Morango: julho a outubro
  • Nectarina: dezembro a fevereiro
  • Nêspera: setembro a outubro
  • Pêra: janeiro a março
  • Pêssego: novembro a janeiro
  • Tangerina cravo: abril a junho
  • Tangerina ponkan: maio a julho
  • Uva: janeiro a abril

Fonte: Portal EcoD
Aplicativos - Calendário Mestrual
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DO ADOLESCENTE
Aplicativo que Auxilia no Controle do Diabetes - Gratuito

Resultado de mais de 10 anos de pesquisa em Telemedicina e Diabetes, o GlicOnline, aplicativo para o controle do diabetes, agora é gratuito.

GlicOnline, que é reconhecido internacionalmente por promover um bom controle glicêmico em portadores de diabetes. A ideia é beneficiar todas as pessoas que tem diabetes, dos tipos 1 e 2, em todas as fases da doença, em especial os que tem mais dificuldade em seguir os tratamentos no dia a dia. Todos podem agora baixar gratuitamente o aplicativo na loja do Google Play, e contar com o auxílio do GlicOnline nos cálculos, anotações e dia a dia de seu tratamento.

Clique Aqui e veja como instalar o GlicOnline. Após instalar o app e criar seu cadastro, você já pode fazer uso do sistema.

Fonte: Debora Gisele Leoni / ADJ - Associação de Diabetes Juvenil

Guia Alimentar para a População Brasileira para uma alimentação saudável

Abaixo estão os 10 passos contidos no Guia Alimentar para a População Brasileira para uma alimentação saudável, os quais foram ilustrados neste vídeo elaborado pelo Ministério da Saúde.

1. Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
3. Limitar o consumo de alimentos processados;
4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;
6. Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;
7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;
8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;
10. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

NOTÍCIAS - Dicas e novidades

Aumentam casos de câncer de garganta e ânus ligados ao HPV nos EUA
14 de SETEMBRO, 2018

Para despertar a reflexão dos jovens sobre a necessidade de proteção nas relações sexuais, a DKT International, detentora das marcas Prudence, Sutra e Andalan, levará a plataforma de educação sexual[...]

Leia mais...
Aumentam casos de câncer de garganta e ânus ligados ao HPV nos EUA
31 de AGOSTO, 2018

Os casos de câncer de garganta, boca e ânus associados ao vírus do papiloma humano (VPH) aumentaram desde o começo do século nos Estados Unidos, segundo cifras divulgadas nesta quinta-feira (23) pelas autoridades sanitárias[...]

Leia mais...
UNICEF convoca candidatos a colocar infância e adolescência no centro da agenda eleitoral
24 de AGOSTO, 2018

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) pede que os candidatos e as candidatas à Presidência da República e aos governos dos estados e do Distrito Federal coloquem os direitos e o bem-estar das crianças e dos adolescentes no centro das suas agendas eleitorais[...]

Leia mais...
Entenda os caminhos para andar de bicicleta pelas cidades
19 de AGOSTO, 2018

Os veículos movidos a derivados do petróleo ainda são o meio de transporte mais utilizados no País. Mas, a cada dia, para amenizar esse quadro caótico, a bicicleta aparece como uma boa pedida para a locomoção[...]

Leia mais...
Cuidado com a ostentação nas redes sociais
12 de AGOSTO, 2018

Posts dão a ilusão de que as pessoas são mais felizes no mundo online que na vida real. Exibicionismo pode gerar transtornos alimentares e depressão[...]

Leia mais...
José Horácio Aboudib dá orientações sobre procedimentos estéticos
27 de JULHO, 2018

Uma das principais agência de saúde pública do mundo, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC na sigla em inglês), nos Estados Unidos, recentemente viu a necessidade de emitir um alerta à população[...]

Leia mais...
Médicos britânicos alertam sobre superbactéria transmitida sexualmente
21 de JULHO, 2018

A Associação Britânica de Saúde Sexual e HIV (BASHH, na sigla em inglês) acendeu a luz de alerta para uma infecção sexualmente transmissível que se alastra pelo mundo, tratada como “superbactéria”[...]

Leia mais...
Delegação da ONU visita projeto no Rio Grande do Sul sobre prevenção de HIV entre jovens
15 de JULHO, 2018

Uma delegação do Grupo Temático Ampliado das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (GT UNAIDS) visitou nesta semana (10), em Viamão (RS), o projeto Tô Dentro, que debate com os jovens questões sobre HIV e sexualidade[...]

Leia mais...
Saiba quais são os benefícios e a importância do alongamento na sua rotina
29 de JUNHO, 2018

Indicado antes e depois do treino e até para quem é sedentário, o alongamento melhora a flexibilidade e a postura, além de reduzir a tensão muscular[...]

Leia mais...
Exame de sangue poderá alertar sobre risco de parto prematuro; entenda
21 de JUNHO, 2018

Teste de sangue identifica a presença de genes maternos ligados à prematuridade. O método criado nos Estados Unidos também é mais preciso na definição do tempo de gravidez[...]

Leia mais...
Doadores de sangue somam 1,6% da população; jovens são maioria
16 de JUNHO, 2018

O técnico em radiologia Dário Tomaz dos Santos tem 30 anos e, há pelo menos 15, doa sangue regularmente. Ele conta que aprendeu a importância do gesto assim que chegou ao mundo[...]

Leia mais...
Teste do pezinho: um pequeno passo para o seu bebê; um salto para o futuro
12 de JUNHO, 2018

A linha de cuidado da saúde da criança é uma prioridade do Ministério da Saúde que visa a redução da mortalidade infantil e a abordagem integral à saúde das crianças. Uma das ações que faz parte dessa linha de cuidado é a Triagem Neonatal Metabólica[...]

Leia mais...
Como conviver com doenças raras: pacientes revelam suas lutas
04 de JUNHO, 2018

O publicitário Pedro Rafael da Costa, de 30 anos, está afastado do trabalho há um ano. Ele sofre de retocolite ulcerativa, uma doença inflamatória intestinal crônica autoimune. O primeiro desafio pelo qual passou é comum à maioria das pessoas com uma patologia rara: o diagnóstico, que só foi dado depois de mais de um mês de diarreia e idas a inúmeros médicos[...]

Leia mais...
Campanha Ela Decide será exibida no cinema em Brasília
26 de MAIO, 2018

A maioria dos brasileiros se esforça para manter uma alimentação saudável, buscando consumir produtos mais frescos e nutricialmente ricos. O resultado faz parte de levantamento inédito divulgado hoje (23) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)[...]

Leia mais...
Campanha Ela Decide será exibida no cinema em Brasília
18 de MAIO, 2018

Em uma parceria com a equipe do documentário Chega de Fiu Fiu, um vídeo da campanha Ela Decide, para empoderamento de jovens e mulheres sobre direitos sexuais e reprodutivos, será exibido no cinema[...]

Leia mais...
Saiba tudo sobre a doença de Lady Gaga e Selena Gomez. Especialista tira todas as dúvidas sobre o lúpus
11 de MAIO, 2018

Nesta quinta-feira, 10 de maio, é lembrado o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus, data pertinente para alertar sobre o tratamento e a prevenção da doença que atinge mais de 75 mil brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia[...]

Leia mais...
Antenados, jovens são mais suscetíveis a modismos do tabagismo
04 de MAIO, 2018

Os jovens são antenados e se tornam vulneráveis à imagem do cigarro como “fruto proibido”, que teria o poder de colocar o adolescente como adulto e fazer com que seja aceito em um grupo[...]

Leia mais...
Uso intenso de celular por jovens prejudica o ensino
30 de ABRIL, 2018

O ano de 2001 chocou especialistas em educação. Um pequeno país na Escandinávia aparecia como o melhor do mundo em leitura e top 5 em matemática e ciências, com políticas contrárias ao que o senso comum sugeria[...]

Leia mais...
Saúde Brasil contra a Influenza
20 de ABRIL, 2018

O Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Uma pessoa pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução autolimitada[...]

Leia mais...
Falta de higiene pode causar câncer de pênis
14 de ABRIL, 2018

Quando chega o mês de novembro, que é quando as campanhas contra o câncer na população masculina tem maior força, ouvimos muito a respeito do câncer de próstata[...]

Leia mais...
Saiba mais sobre a PrEP HIV - Profilaxia Pré-Exposição de Risco ao HIV
06 de ABRIL, 2018

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. Isso é feito tomando diariamente um comprimido que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus[...]

Leia mais...
Uso incorreto do celular pode provocar danos no pescoço e na coluna
02 de ABRIL, 2018

Utilizar o aparelho com o pescoço inclinado para baixo sobrecarrega o corpo e provoca estresse na região cervical, além de causar danos à visão. Crianças e jovens são os mais afetados por conta também de longas horas na internet[...]

Leia mais...
Jovens que não estudam nem trabalham: escolha ou falta de opções?
26 de MARÇO, 2018

Novo estudo do Banco Mundial ouve brasileiros fora da escola e do mercado de trabalho e conclui que eles estão presos em barreiras relacionadas à pobreza e ao gênero[...]

Leia mais...
Você já fez o teste de HIV? Campanha aposta em mobilização nas redes sociais para estimular testes
16 de MARÇO, 2018

Iniciativa estimula a realização periódica de testagem, o que possibilita o diagnóstico e tratamento precoce aumentando a expectativa e qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV[...]

Leia mais...
Alunas da EPSJV/Fiocruz debatem o lugar da mulher na sociedade
09 de MARÇO, 2018

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, marca a luta contra o machismo, pelos direitos das mulheres e pelo fim das desigualdades de gênero[...]

Leia mais...
Enem 2018 já tem data marcada: veja o calendário
03 de MARÇO, 2018

Datas do exame de 2018 foram divulgadas no mesmo dia que as notas do Enem 2017; inscrições começam em 7 de maio e provas serão em dois domingos consecutivos em novembro.[...]

Leia mais...
Como estudar em grupo para o Enem: 7 dicas para não virar bagunça
01 de MARÇO, 2018

Revisar os conhecimentos com os colegas pode ajudar muito, mas é preciso manter o foco[...]

Leia mais...
‘Tem muita menina grávida na escola, elas acham normal ter filho com 15 anos’
04 de NOVEMBRO, 2016

A carioca Gabryelle Passos engravidou aos 15 por um descuido com a pílula anticoncepcional. Hoje aos 18, percebe que a gravidez precoce tem se naturalizado no ambiente escolar[...]

Leia mais...
Agências da ONU querem saber o que os estudantes pensam do ensino
23 de OUTUBRO, 2016

Estão disponíveis na internet duas pesquisas de agências da Organização das Nações Unidas (ONU) que pretendem identificar o que os jovens querem aprender e o que pensam da escola onde estudam[...]

Leia mais...
Nutrição: O que são alimentos frescos, processados e ultraprocessados?
21 de OUTUBRO, 2016

Já publicamos diversos posts aqui no blog onde recomendamos que uma alimentação saudável, seguindo as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira, deve ser composta predominantemente por alimentos frescos, e pobre em alimentos processados e ultra-processados[...]

Leia mais...
Reportagem: Psicologia
09 de SETEMBRO, 2016

Responda com sinceridade: Você é um viciado em tecnologia? Daqueles que precisam a todo momento checar as redes sociais? E que, com frequência, ignora os amigos que estão do seu lado no mundo real[...]

Leia mais...
R7 publica histórias de jovens que vivem com HIV
27 de JULHO, 2016

A seguir, em depoimento à repórter Ana Ignacio, do R7, Aline Ferreira, 26 anos, conta como vive com HIV desde o nascimento. Outro jovem, Jeferson, de 27 anos, foi infectado aos 19 e [...]

Leia mais...
Emoção e reflexões marcam segundo dia do curso Participação Juvenil, Ativismo e Direitos Humanos em HIV/Aids no Estado de São Paulo
11 de JULHO, 2016

“A gente avança no manejo do HIV, mas não consegue avançar na vivencia. Como dói ser mulher, negra e viver na periferia. E dói mais o quando a gente não fala sobre isso”, desabafou Aline Ferreira, membro da Rede de Jovens SP+. A fala da jovem, muito emocionada, surgiu da plateia, mas encerrou[...]

Leia mais...
Sisu do 2º semestre de 2016 já está com as inscrições abertas
01 de JUNHO, 2016

São oferecidas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior. Inscrições vão até o dia 2 de junho.[...]

Leia mais...
Twitter amplia histórico limite de 140 caracteres nos tuítes
25 de MAIO, 2016

Rede social vai receber três novos recursos. Links para fotos, gifs, vídeos e enquetes não vão mais ser contabilizados[...]

Leia mais...
Cuidado! ‘WhatsApp Gold’ é ouro de tolo
25 de MAIO, 2016

Golpe que promete versão exclusiva infecta celulares no mundo todo[...]

Leia mais...
Elas nasceram com HIV e aprenderam a conviver com o vírus. Veja o relato de quatros jovens publicado pelo “Clarin”
05 de MAIO, 2016

Nesta segunda-feira (2), o periódico argentino “Clarin”, publicou a história de quatro jovens que chegaram ao mundo no momento mais crítico da epidemia, nasceram com o vírus HIV e aprenderam a conviver com ele. Leia abaixo na integra[...]

Leia mais...
Enem: mais de 1 milhão de estudantes acessam plataforma gratuita de estudos
23 de abril, 2016

A plataforma Hora do Enem registrou 1,1 milhão de acessos desde o dia 5 de abril, quando foi lançada, informou a assessoria de imprensa da Roquette Pinto, uma das parceiras do projeto [...]

Leia mais...
Suplementos e alimentos proteicos: o que são?
09 de setembro, 2015

As evoluções observadas nas áreas científicas e tecnológicas associadas à crescente preocupação dos consumidores com a saúde e estética contribuíram para o surgimento [...]

Leia mais...
Cuidados na escolha dos esmaltes
09 de setembro, 2015

O Brasil destaca-se, mundialmente, como o segundo maior consumidor de esmaltes, atrás apenas dos Estados Unidos. Mas o uso contínuo de alguns desses produtos pode levar, ao longo do tempo, ao desenvolvimento de reações alérgicas no organismo[...]

Leia mais...
14 de Agosto, 2015

Documentário sobre Gravidez na Adolescência[...]

Acesse...
CIEE abre vagas de estágio entre julho e setembro
03 de Agosto, 2015

O CIEE abre vagas para todos os cursos, já que nesta época do ano há mais oportunidades[...]

Leia mais...
Abertas inscrições para curso de inglês gratuito
31 de julho, 2015

O Centro Britânico em parceria com o projeto Canto Cidadão está com inscrições abertas ao curso de inglês[...]

Leia mais...
Você é dependente digital?
25 de julho, 2015

Faça o teste e descubra como você se relaciona com a tecnologia[...]

Leia mais...
HPV aumenta casos de câncer de boca e garganta entre jovens
25 de julho, 2015

A melhor forma de se proteger do vírus HPV é por meio de vacinação. As três doses são fundamentais [...]

Leia mais...
Emojis pelo mundo
17 de julho, 2015

Levantamento feito por empresa londrina revela quais são os emojis preferidos em diferentes países [...]

Leia mais...
Segurança na Internet
17 de junho, 2015

A internet é um meio divertido de falar com os amigos, conhecer gente nova, ouvir música, ver vídeos e se manter informado, né? Mas também pode ser um lugar perigoso [...]

Leia mais...
Prêmio Aplicativo Saúde Adolescente
16 de julho, 2015

Vem aí o Prêmio Aplicativo Saúde Adolescente, que irá premiar os autores dos aplicativos mais criativos para a saúde sexual e reprodutiva [...]

Leia mais...