BVS ADOLEC - Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Notícias - Pesquisa - Eventos - Cursos - Bases de Dados - Temáticas - Comunicação

  • Notícias

    Fique por dentro das novidades em saúde do adolescente

    Leia mais...
  • Saúde

    Dicas de Saúde, prevenção e novidades

    Leia mais...
  • 1º Emprego

    Cursos e atualiações para auxílio ao primeiro emprego

    Leia mais...
  • Contato

    Tudo que você quer saber e tem vergonha de perguntar

    Leia mais...

#Fica a Dica

Balcão da cozinha e obesidade – existe alguma relação?
 

Será que a disposição dos alimentos na cozinha tem alguma relação com índices de obesidade? Pense, se uma maçã e um chocolate estiverem à vista no balcão da sua cozinha, qual você escolheria quando batesse aquela fome no meio da tarde? E se só a maçã estivesse no balcão, você se lembraria do chocolate? O post de hoje trata exatamente disso!

Acesse: http://www.cienciainforma.com.br/post.php?id=262


Enem: cinco dicas fundamentais para o plano de estudos
 

Prepara Cursos oferece curso preparatório que auxilia o jovem para a prova

Somente em 2016, mais de oito milhões de jovens se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado nos dias 05 e 06 de novembro. A prova é a porta de entrada de muitos estudantes para o ensino superior. Por meio deste teste, os alunos podem se inscrever em programas de financiamento estudantil, conseguir bolsas em universidades particulares ou entrar em universidades públicas em todo o país.

Acesse: www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2016/07/06/enem-cinco-dicas-fundamentais-para-o-plano-de-estudos/


MEC lança aplicativo para inscritos no Enem 2016
 

Ferramenta possibilita acompanhamento das etapas do exame. Provas ocorrem em novembro para mais de 8,6 milhões de inscritos.

Acesse: g1.globo.com/educacao/enem/2016/noticia/mec-lanca-aplicativo-para-inscritos-no-enem-2016


CONHEÇA O VLIBRAS
 

TRADUÇÃO DO PORTUGUÊS PARA LIBRAS EM TEMPO REAL E EM UM CLIQUE

Acesse: vlibras.gov.br


Universidade portuguesa vai selecionar brasileiros que fizeram o Enem
 

Desde o ano passado, após o acordo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) com o governo de Portugal, aumentou o número de instituições portuguesas de ensino que aceitam o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes brasileiros.

Se a sua vontade é arrumar as malas e ir estudar fora, saiba que a Universidade de Aveiro, em Portugal, vai abrir um processo seletivo de bolsas a alunos brasileiros que fizeram o Enem. A universidade vai ofertar um total de 50 bolsas de estudo para 53 cursos de licenciatura e mestrado integrado. Todos os cursos têm duração de cinco anos.

Leia a notícia completa em ondajovem.com.br


Fechar os aplicativos de um smartphone realmente ajuda a economizar bateria?
 

Muitos usuários do iPhone fecham os aplicativos do smartphone pensando que, assim, podem aumentar a vida da bateria.

Um deles enviou um e-mail ao presidente da Apple, Tim Cook, para tentar confirmar se manter muitos apps abertos afetava a carga de energia do celular.

E a resposta foi um sonoro "não".

Cook disse que os aplicativos abertos ─ que não estão sendo utilizados ─ não têm efeito nenhum sobre a bateria do iPhone.

Leia a notícia completa em BBC Brasil


Para quem gosta de ler quatro sites onde você pode baixar gratuitamente milhares de livros!
Aplicativo PEP
 

A PEP (profilaxia pós-exposição ao HIV ) se insere no conjunto de estratégias de Prevenção Combinada, cujo principal objetivo é ampliar as formas de intervenção para evitar novas infecções pelo HIV. A profilaxia consiste em tratamento com terapia antirretroviral (TARV) por 28 dias, a fim de evitar a sobrevivência e replicação do vírus HIV no organismo do paciente. Como o prazo máximo de eficácia entre o evento de exposição ao vírus HIV e o início da PEP é de no máximo 72 horas, é imprescindível que os usuários do SUS expostos ao vírus saibam de maneira fácil, rápida e ágil a quais locais e equipamentos de saúde devem recorrer para o início imediato da profilaxia.


Acesse e baixe o aplicativo
Conheça a PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV)
 

A PEP é um tratamento preventivo com terapia antirretroviral por 28 dias. Essa profilaxia impede a sobrevivência e a multiplicação do vírus HIV no organismo. Esta seção do nosso site traz informações sobre a PEP para o usuário do SUS, para o profissional de saúde e para gestores de saúde.


Leia mais...
Google tem registros de gravação da sua voz; saiba como ouvir e apagar
 

Os smartphones Android e o Chrome no desktop têm uma função que permite fazer buscas utilizando comandos de voz. Na maioria dos dispositivos, basta dizer “Ok, Google” para iniciar uma pesquisa, ou clicar no ícone de microfone do Google Now na sua tela.


Acesse: TECHTUDO.com.br
Vacinação em dia
 

O objetivo do Vacinação em Dia é estar no dia-a-dia da população em dispositivo móvel, com informações necessárias para garantir vacinação do cidadão e sua família. O aplicativo gerencia cadernetas de vacinação cadastradas pelo usuário. Além de ter informações sobre as vacinas disponibilizadas pelo SUS e função com lembretes sobre as campanhas sazonais de vacinação.


Acesse: http://www.aplicativos.gov.br/aplicativos/vacinacao-em-dia-1
90 sites para você ler e baixar livros de graça
 

O Universia Brasil trouxe uma lista com 90 sites para você encontrar livros dos mais variados gêneros. Alguns oferecem a opção de baixar os títulos gratuitamente.


Confira: http://www.aplicativos.gov.br/aplicativos/vacinacao-em-dia-1
Resíduos de agrotóxicos: Evite iodo para remover
 

Na internet proliferam "receitas milagrosas" para quase tudo, inclusive para remoção de resíduo de agrotóxico em alimentos. A mais recente delas é o uso de soluções contendo a substância química iodo.

Além de não haver dados científicos originados de análise laboratorial que confirmem a eficácia desta prática, é importante saber que o iodo possui ação oxidante. Assim, pode oxidar não somente os resíduos de agrotóxicos como também vitaminas, flavonoides e outros compostos benéficos presentes na superfície dos alimentos, o que levará à diminuição de seu conteúdo nutricional.


Leia mais: www.clicksaudavel.gov.br
Vá de escada!
 

Se você tem que subir ou descer apenas alguns andares, experimente trocar o elevador pela escada. Você estará fazendo um bem à sua saúde e economizando eletricidade. O começo pode não parecer tão agradável, mas em pouco tempo você notará os benefícios da atividade.

Um estudo feito por cientistas da Suíça mostra que subir escadas pode melhorar a condição física, diminuir a gordura corporal, reduzir o tamanho da cintura e diminuir a pressão sanguínea. Isso representaria uma redução de 15% na chance de se morrer prematuramente de qualquer doença, afirma a equipe de cientistas do Hospital Universitário de Genebra.

E se você não tiver como abrir mão do elevador, o faça de forma consciente. Chame apenas um a cada vez, isso evita que os outros se movimentem desnecessariamente, gastando mais energia.


Fonte: Portal EcoD
Prefira lanches de casa

Lanches caseiros, como sanduíches e saladas de frutas, são mais saudáveis, baratos e sustentáveis que lanches industrializados comprados na rua.

Por isso, antes de sair de casa, prepare um lanche e leve-o com você para o trabalho, escola ou faculdade. Você terá a segurança de comer algo que conhece a procedência, poderá poupar a conta com alimentação no final do mês e ainda evita gerar mais lixo com embalagens, plásticos etc.

Para tornar seu lanche ainda mais saudável e sustentável, dê preferência a alimentos orgânicos e produzidos localmente.


Fonte: Portal EcoD
Saiba quais são as frutas da época, economize e alimente-se melhor

As frutas possuem um processo individual de amadurecimento que leva em consideração condições climáticas, como sol e chuvas. Dessa forma, cada tipo possui uma época determinada de maturação. Para produzir frutas ao longo de todo o ano, os produtores utilizam técnicas de irrigação, cruzamentos genéticos, estufas e até produtos químicos.

Por isso, prefira sempre frutas da época. Elas são mais saudáveis, saborosas, baratas e agridem menos o planeta ao serem produzidas.

 

Manual de frutas e melhores épocas para serem compradas e consumidas:

  • Abacate: fevereiro a julho
  • Abacaxi: julho a setembro/ novembro a janeiro
  • Ameixa: janeiro e fevereiro
  • Banana-maçã: janeiro a julho
  • Banana-nanica: janeiro a agosto
  • Caqui: março a maio
  • Figo: janeiro a março
  • Fruta-do-conde: fevereiro a março/ julho a agosto
  • Goiaba: março a junho
  • Jabuticaba: agosto a novembro
  • Jaca: fevereiro a junho
  • Laranja: maio a agosto/ outubro a janeiro
  • Limão: dezembro a junho
  • Maçã: janeiro a março
  • Mamão: abril a julho/ outubro a novembro
  • Manga: outubro a dezembro
  • Maracujá: janeiro a junho
  • Melancia: maio a junho/ novembro a janeiro
  • Melão: janeiro a maio
  • Morango: julho a outubro
  • Nectarina: dezembro a fevereiro
  • Nêspera: setembro a outubro
  • Pêra: janeiro a março
  • Pêssego: novembro a janeiro
  • Tangerina cravo: abril a junho
  • Tangerina ponkan: maio a julho
  • Uva: janeiro a abril

Fonte: Portal EcoD
Aplicativos - Calendário Mestrual
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DO ADOLESCENTE
Aplicativo que Auxilia no Controle do Diabetes - Gratuito

Resultado de mais de 10 anos de pesquisa em Telemedicina e Diabetes, o GlicOnline, aplicativo para o controle do diabetes, agora é gratuito.

GlicOnline, que é reconhecido internacionalmente por promover um bom controle glicêmico em portadores de diabetes. A ideia é beneficiar todas as pessoas que tem diabetes, dos tipos 1 e 2, em todas as fases da doença, em especial os que tem mais dificuldade em seguir os tratamentos no dia a dia. Todos podem agora baixar gratuitamente o aplicativo na loja do Google Play, e contar com o auxílio do GlicOnline nos cálculos, anotações e dia a dia de seu tratamento.

Clique Aqui e veja como instalar o GlicOnline. Após instalar o app e criar seu cadastro, você já pode fazer uso do sistema.

Fonte: Debora Gisele Leoni / ADJ - Associação de Diabetes Juvenil

Guia Alimentar para a População Brasileira para uma alimentação saudável

Abaixo estão os 10 passos contidos no Guia Alimentar para a População Brasileira para uma alimentação saudável, os quais foram ilustrados neste vídeo elaborado pelo Ministério da Saúde.

1. Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
3. Limitar o consumo de alimentos processados;
4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;
6. Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;
7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;
8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;
10. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

NOTÍCIAS - Dicas e novidades

‘Tem muita menina grávida na escola, elas acham normal ter filho com 15 anos’
04 de NOVEMBRO, 2016

A carioca Gabryelle Passos engravidou aos 15 por um descuido com a pílula anticoncepcional. Hoje aos 18, percebe que a gravidez precoce tem se naturalizado no ambiente escolar[...]

Leia mais...
Agências da ONU querem saber o que os estudantes pensam do ensino
23 de OUTUBRO, 2016

Estão disponíveis na internet duas pesquisas de agências da Organização das Nações Unidas (ONU) que pretendem identificar o que os jovens querem aprender e o que pensam da escola onde estudam[...]

Leia mais...
Nutrição: O que são alimentos frescos, processados e ultraprocessados?
21 de OUTUBRO, 2016

Já publicamos diversos posts aqui no blog onde recomendamos que uma alimentação saudável, seguindo as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira, deve ser composta predominantemente por alimentos frescos, e pobre em alimentos processados e ultra-processados[...]

Leia mais...
Reportagem: Psicologia
09 de SETEMBRO, 2016

Responda com sinceridade: Você é um viciado em tecnologia? Daqueles que precisam a todo momento checar as redes sociais? E que, com frequência, ignora os amigos que estão do seu lado no mundo real[...]

Leia mais...
R7 publica histórias de jovens que vivem com HIV
27 de JULHO, 2016

A seguir, em depoimento à repórter Ana Ignacio, do R7, Aline Ferreira, 26 anos, conta como vive com HIV desde o nascimento. Outro jovem, Jeferson, de 27 anos, foi infectado aos 19 e [...]

Leia mais...
Emoção e reflexões marcam segundo dia do curso Participação Juvenil, Ativismo e Direitos Humanos em HIV/Aids no Estado de São Paulo
11 de JULHO, 2016

“A gente avança no manejo do HIV, mas não consegue avançar na vivencia. Como dói ser mulher, negra e viver na periferia. E dói mais o quando a gente não fala sobre isso”, desabafou Aline Ferreira, membro da Rede de Jovens SP+. A fala da jovem, muito emocionada, surgiu da plateia, mas encerrou[...]

Leia mais...
Sisu do 2º semestre de 2016 já está com as inscrições abertas
01 de JUNHO, 2016

São oferecidas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior. Inscrições vão até o dia 2 de junho.[...]

Leia mais...
Twitter amplia histórico limite de 140 caracteres nos tuítes
25 de MAIO, 2016

Rede social vai receber três novos recursos. Links para fotos, gifs, vídeos e enquetes não vão mais ser contabilizados[...]

Leia mais...
Cuidado! ‘WhatsApp Gold’ é ouro de tolo
25 de MAIO, 2016

Golpe que promete versão exclusiva infecta celulares no mundo todo[...]

Leia mais...
Elas nasceram com HIV e aprenderam a conviver com o vírus. Veja o relato de quatros jovens publicado pelo “Clarin”
05 de MAIO, 2016

Nesta segunda-feira (2), o periódico argentino “Clarin”, publicou a história de quatro jovens que chegaram ao mundo no momento mais crítico da epidemia, nasceram com o vírus HIV e aprenderam a conviver com ele. Leia abaixo na integra[...]

Leia mais...
Enem: mais de 1 milhão de estudantes acessam plataforma gratuita de estudos
23 de abril, 2016

A plataforma Hora do Enem registrou 1,1 milhão de acessos desde o dia 5 de abril, quando foi lançada, informou a assessoria de imprensa da Roquette Pinto, uma das parceiras do projeto [...]

Leia mais...
Suplementos e alimentos proteicos: o que são?
09 de setembro, 2015

As evoluções observadas nas áreas científicas e tecnológicas associadas à crescente preocupação dos consumidores com a saúde e estética contribuíram para o surgimento [...]

Leia mais...
Cuidados na escolha dos esmaltes
09 de setembro, 2015

O Brasil destaca-se, mundialmente, como o segundo maior consumidor de esmaltes, atrás apenas dos Estados Unidos. Mas o uso contínuo de alguns desses produtos pode levar, ao longo do tempo, ao desenvolvimento de reações alérgicas no organismo[...]

Leia mais...
14 de Agosto, 2015

Documentário sobre Gravidez na Adolescência[...]

Acesse...
CIEE abre vagas de estágio entre julho e setembro
03 de Agosto, 2015

O CIEE abre vagas para todos os cursos, já que nesta época do ano há mais oportunidades[...]

Leia mais...
Abertas inscrições para curso de inglês gratuito
31 de julho, 2015

O Centro Britânico em parceria com o projeto Canto Cidadão está com inscrições abertas ao curso de inglês[...]

Leia mais...
Você é dependente digital?
25 de julho, 2015

Faça o teste e descubra como você se relaciona com a tecnologia[...]

Leia mais...
HPV aumenta casos de câncer de boca e garganta entre jovens
25 de julho, 2015

A melhor forma de se proteger do vírus HPV é por meio de vacinação. As três doses são fundamentais [...]

Leia mais...
Emojis pelo mundo
17 de julho, 2015

Levantamento feito por empresa londrina revela quais são os emojis preferidos em diferentes países [...]

Leia mais...
Segurança na Internet
17 de junho, 2015

A internet é um meio divertido de falar com os amigos, conhecer gente nova, ouvir música, ver vídeos e se manter informado, né? Mas também pode ser um lugar perigoso [...]

Leia mais...
Prêmio Aplicativo Saúde Adolescente
16 de julho, 2015

Vem aí o Prêmio Aplicativo Saúde Adolescente, que irá premiar os autores dos aplicativos mais criativos para a saúde sexual e reprodutiva [...]

Leia mais...