BVS ADOLEC - Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Notícias - Pesquisa - Eventos - Cursos - Bases de Dados - Temáticas - Comunicação

  • Notícias

    Fique por dentro das novidades em saúde do adolescente

    Leia mais...
  • Saúde

    Dicas de Saúde, prevenção e novidades

    Leia mais...
  • 1º Emprego

    Cursos e atualiações para auxílio ao primeiro emprego

    Leia mais...
  • Contato

    Tudo que você quer saber e tem vergonha de perguntar

    Leia mais...

#Fica a Dica

Hábitos que podem ajudar a sua saúde mental em tempos de Coronavírus
 

Já no início de 2020 fomos surpreendidos com a chegada do novo Coronavírus, o agente que provoca a Covid-19, doença que afeta o sistema respiratório humano. Desde então, temos lidado com um turbilhão de sensações, que inclui o medo de adoecer, ou de ver algum ente querido adoecer, a preocupação ao sair de casa, a frustração de cancelar compromissos e a incerteza de quando tudo isso vai passar.
Mas não se sinta só nessa! Diante de tantos desafios, a cabeça realmente entra em outra frequência, e isso está acontecendo com todo mundo. Viver em tempos de pandemia é também uma jornada mental. Por isso, os cuidados que devemos tomar não podem ser somente com o corpo. Vale ficar de olho nas emoções também.
Entendendo o mecanismo Em entrevista ao Saúde Brasil, Maria Dilma Alves, Psiquiatra e Coordenadora Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, nos lembrou que os sintomas ansiosos estão presentes em diversos momentos da nossa vida, mas é quando eles se tornam desproporcionais em duração e intensidade que devemos encarar como um problema.
Sendo assim, podemos encarar isso como um mecanismo de defesa do nosso corpo diante de alguma situação desafiadora. E nada mais desafiador que lidar com um inimigo invisível, como é o caso desse novo vírus.
Diversos são os gatilhos que desencadeiam o estresse e os sintomas ansiosos ou depressivos. Estamos falando de uma realidade que ninguém esperava viver. E não se trata apenas da adaptação do trabalho para dentro de casa. Foi a nossa vida social a maior prejudicada.


Leia completo em: saudebrasil.saude.gov.br


Festa Junina saudável? A gente te conta como!
 

Esse ano o mês de junho trouxe consigo a saudade de um evento tão aguardado pelos brasileiros: as festas juninas. Tipicamente brasileira, elas expressam uma manifestação cultural em vários elementos, mas principalmente na alimentação.
Em virtude da pandemia provocada pela Covid-19, a comemoração vai ficar um pouco diferente. Não dá para reunir os familiares e amigos, tampouco ir aos tradicionais “arraiás”. Mas é possível improvisar uma versão da festa junina em casa, com muita criatividade e claro: comida boa e de verdade!
Além de trazer preparações que têm tudo a ver com a ocasião, queremos mostrar maneiras de aproveitar a sua tradicional festa junina de uma forma mais saudável, gastando menos e valorizando alimentos regionais do nosso país.
Ao preparar as receitas, utilize com moderação açúcar, gordura e sal. Outra dica importante é evitar temperos prontos nas preparações. Na hora de temperar sua galinhada, caldo ou arroz carreteiro, opte por ingredientes naturais como coentro, cebolinha, alho, cebola e pimentão, por exemplo.
O mesmo vale para receitas doces que levam açúcar refinado. Você pode optar por ingredientes mais saudáveis, como rapadura, açúcar mascavo ou demerara na hora de adoçar suas sobremesas.
Pensando em quem não abre mão da famosa canjica ou mugunzá, como é conhecido na região Nordeste, e do caldinho de frango, as receitas estão logo abaixo. Outras preparações podem ser vistas no livro Alimentos Regionais Brasileiros, elaborado pelo Ministério da Saúde.


Leia completo em: saudebrasil.saude.gov.br


O que quer dizer comida de verdade?
 

Já parou para pensar no conceito de alimentação saudável? Muita gente pode acabar associando o termo a alimentos “especiais”, mais caros, raros e pouco acessíveis. Mas a resposta para essa pergunta pode ser bem mais simples do que você imagina.
Estamos falando da comida de verdade. Um conceito já bem conhecido por quem acompanha o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde. De acordo com a publicação, a regra de ouro para comer de forma saudável é basear a alimentação em alimentos in natura ou minimamente processados.
Segundo a Dra. Elisabetta Recine, nutricionista, docente e coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (UnB), a comida de verdade nada mais é do que a tradução popular da alimentação adequada e saudável.


Leia completo em: saudebrasil.saude.gov.br


Fundo de População da ONU traz recomendações para o enfrentamento da COVID-19 em podcast
 

Com o avanço da pandemia da COVID-19 ao redor do mundo e também no Brasil, o Fundo de População da ONU (UNFPA) preparou um episódio especial com recomendações para o enfrentamento da crise e também explicou as ações e estratégias da organização, em curso neste momento.
Entre as recomendações, estão garantir acesso a serviços de saúde materna e neonatal, como parto seguro, além de serviços de saúde sexual e reprodutiva. O UNFPA também destaca a possibilidade de escassez de contraceptivos, que pode levar a gravidezes não intencionais, caso não estejam disponíveis. Outras recomendações do episódio dizem respeito à violência de gênero, que pode crescer durante o período de isolamento social, e a disponibilidade de equipamentos de proteção individual para trabalhadores de saúde.
Com o avanço da pandemia da COVID-19 ao redor do mundo e também no Brasil, o Fundo de População da ONU (UNFPA) preparou um episódio especial com recomendações para o enfrentamento da crise e também explicou as ações e estratégias da organização, em curso neste momento.
Entre as recomendações, estão garantir acesso a serviços de saúde materna e neonatal, como parto seguro, além de serviços de saúde sexual e reprodutiva. O UNFPA também destaca a possibilidade de escassez de contraceptivos, que pode levar a gravidezes não intencionais, caso não estejam disponíveis. Outras recomendações do episódio dizem respeito à violência de gênero, que pode crescer durante o período de isolamento social, e a disponibilidade de equipamentos de proteção individual para trabalhadores de saúde.
O episódio também mostra o avanço da pandemia que, até o final da segunda quinzena de maio, ultrapassou a marca de 4 milhões de infectados no mundo e mais de 233 mil no Brasil.
Astrid Bant, representante do UNFPA no Brasil, explicou que esse é o momento de intensificar o trabalho e fortalecer as redes de apoio e garantir dignidade e proteção as pessoas em situação de maior vulnerabilidade.
O “Fala, UNFPA” busca informar e discutir temas como saúde sexual e reprodutiva, equidade de gênero, raça e etnia, população e desenvolvimento, juventude, cooperação entre países do hemisfério sul e assistência humanitária, e, claro, tudo isso em uma perspectiva de direitos humanos.
A produção deste episódio é de Nathalia Cassia, Fabiane Guimarães e Diego Soares.
Apresentação e roteiro de Rachel Quintiliano, reportagem de Fabiane Guimarães. A edição é de Diego Soares, Fábio ACM e Raquel Melo.
Escute no seu distribuidor de podcast preferido:
Spotify
Apple
Deezer
Google Podcasts
Breaker
Pocket Casts
RadioPublic
Anchor


Leia mais em: nacoesunidas.org


Como fica a prática de atividade física durante a pandemia de Coronavírus?
 

De uma hora para outra, passamos a nos adaptar em diversos sentidos. Em virtude da pandemia, precisamos aprender novas formas de trabalho, consumo e de socialização. Mas com as restrições para sair de casa, precisamos principalmente levar para a sala de estar as atividades físicas que antes eram feitas em academias e parques.
Diante da ameaça que o novo vírus oferece à saúde das pessoas, manter um comportamento sedentário pode ser ainda pior. Isso porque a prática de atividade física melhora o sistema imunológico e ainda contribui para a proteção e o combate às doenças crônicas, que podem agravar as consequências do Coronavírus.
Cabe um destaque para a obesidade. Essa doença crônica estava mais presente nos óbitos de jovens que nos de idosos, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde sobre a disseminação do COVID-19 no Brasil divulgado no início de abril. Nesse caso, a atividade física pode colaborar de maneira efetiva para a redução do acúmulo de gordura corporal e a melhora da saúde de forma global.
Tranquilizante natural Manter a rotina da prática regular de atividade física pode oferecer também benefícios psicológicos, como promover a sensação de bem-estar. Esse é um fator importante a ser observado, uma vez que a nova rotina proposta pela pandemia pode ser um fator estressante e gatilho para a ansiedade.
Nesse sentido, manter a prática de atividade física ajudará no retorno das atividades de vida diária, após o período crítico de disseminação do novo Coronavírus. E as vantagens valem para crianças, adultos e idosos. Então, empurre os móveis da sala e aproveite o espaço para se movimentar!
Aproveite também para convidar as pessoas que moram com você para sair do sofá. Assim, praticar atividade física pode se tornar um momento familiar de entretenimento e socialização. Dessa forma, a Coordenação-Geral de Promoção de Atividade Física e Ações Intersetoriais, do Ministério da Saúde, orienta que para cada faixa etária existe um tipo de prática adequada.
PARA CRIANÇAS:
Menores de 2 anos: De acordo com a Coordenação do Ministério, as atividades físicas podem ter qualquer intensidade e devem ser distribuídas ao longo do dia. A música é um bom incentivo para esses movimentos, assim como os momentos de brincadeira com a família. Exemplo: rastejar, engatinhar, manipular objetos e texturas, correr ou andar.
Entre 3 e 4 anos: As atividades físicas já podem ter maior intensidade e serem estimuladas por meio de histórias infantis, músicas ou brincadeiras cantadas, que incentivem as crianças a usarem a criatividade e a imaginação. Por exemplo: subir e atravessar objetos, dançar, pular corda, brincar de esconde-esconde.
Com mais de 5 anos: As atividades físicas ganham ainda mais intensidade e podem ser realizadas por meio de jogos, brincadeiras e danças. Vale também brincar de esconde-esconde, de mímica, criar coreografias, pular corda, elástico e amarelinha. Videogames que estimulam os movimentos corporais também são bem-vindos.
Para todas as faixas etárias das crianças, é essencial que o tempo em frente às telas (tablets, celulares e televisão) seja reduzido ao máximo possível e seja substituído por atividades físicas, como as citadas acima.
PARA ADULTOS:
São recomendadas atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, que podem ser realizadas no tempo livre ou durante os afazeres domésticos. Vale dançar, pular corda, subir escadas. Assim como para as crianças, os videogames que estimulam movimentos corporais também podem ser opções divertidas para os adultos.
Para quem está em home office durante a pandemia, é importante evitar longos períodos sentado. Levante-se de tempos em tempos para se movimentar, seja para buscar água, ir ao banheiro ou até mesmo dar uma volta pela casa.
Para os iniciantes em qualquer atividade física, é recomendável começar pelas mais leves. Os exercícios de alongamento e relaxamento podem ser realizados em casa, sem a necessidade de muito espaço, como no chão ou em pé.
Da mesma forma, podem ser feitos os exercícios de fortalecimento que envolvem grandes grupos musculares, como se sentar e se levantar de uma cadeira ou agachar para levantar objetos com pouco peso (1 a 2 kg). É importante sempre respeitar os limites do próprio corpo.
Para adultos que já têm contato com a atividade física, é hora de adaptar os exercícios em casa ou diversificar as atividades. Além disso, mantenha sempre o corpo hidratado e beba água várias vezes ao dia.


Leia mais em: saudebrasil.saude.gov.br


Das prateleiras à mesa: guia prático de como manusear e utilizar os alimentos de forma adequada
 

Com a crise do Coronavírus, frequentar locais que possam conter aglomerações de pessoas passou a ser restrito. Nesse caso, a aquisição de alimentos ultraprocessados parece ser a única saída possível, já que eles podem ser comprados em maiores quantidades sem risco de estragar rapidamente.
Mas não caia nessa! É possível manter uma alimentação adequada e saudável, composta por alimentos de verdade, de maneira fácil e prática. Para dar certo, a organização e o planejamento são a alma do negócio.
Para garantir sua rotina alimentar saudável e segura, separamos algumas etapas que seus ingredientes precisam passar até chegar à mesa. Tudo isso sem abrir mão do sabor.
Adquirindo esse comportamento agora, em tempos pandemia, você pode levá-lo adiante quando tudo isso passar, facilitando e aumentando a qualidade da sua alimentação no dia a dia.


Leia mais em: saudebrasil.saude.gov.br


Qual o papel de uma alimentação adequada e saudável durante a pandemia de COVID?
 

A função dos alimentos vai muito além de simplesmente nos manter saciados. Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo. Portanto, ela influencia, e muito, na saúde.
Alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças. Inclusive aquelas que aumentam o risco de complicações do Coronavírus, como diabetes, hipertensão e obesidade.
Com isso, o cenário atual demanda um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação. Uma vez que estar com as condições nutricionais em dia, por meio do consumo adequado de alimentos saudáveis e água potável, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para a manutenção e a recuperação da saúde.


Leia mais em: saudebrasil.saude.gov.br


O que não te contaram sobre um dos estigmas da obesidade
 

No dia 4 de março é comemorado o Dia Mundial da Obesidade, doença crônica que é porta de entrada para outras, como hipertensão e diabetes. Tendo em vista a relevância do tema, a data tem o objetivo de aumentar a conscientização e, assim, promover a prevenção e o controle da obesidade.

Dados do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) mostraram que, em 2018, o excesso de peso já atingia 55,7% da população adulta do Brasil, e a obesidade 19,8%.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar de 2015, dentre os adultos com diabetes, 75,2% têm excesso de peso e, entre os adultos com hipertensão, 74,4% têm excesso de peso. Desse modo, é possível perceber que sobrepeso, obesidade, diabetes e hipertensão estão entre as consequências mais recorrentes da alimentação inadequada.


Leia mais em: saudebrasil.saude.gov.br


O que não te contaram sobre um dos estigmas da obesidade
 

No dia 4 de março é comemorado o Dia Mundial da Obesidade, doença crônica que é porta de entrada para outras, como hipertensão e diabetes. Tendo em vista a relevância do tema, a data tem o objetivo de aumentar a conscientização e, assim, promover a prevenção e o controle da obesidade.

Dados do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) mostraram que, em 2018, o excesso de peso já atingia 55,7% da população adulta do Brasil, e a obesidade 19,8%.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar de 2015, dentre os adultos com diabetes, 75,2% têm excesso de peso e, entre os adultos com hipertensão, 74,4% têm excesso de peso. Desse modo, é possível perceber que sobrepeso, obesidade, diabetes e hipertensão estão entre as consequências mais recorrentes da alimentação inadequada.


Leia mais em: saudebrasil.saude.gov.br


Confira algumas importantes dicas para aproveitar o carnaval
 

Preparados para o Carnaval? Esteja você nos bloquinhos de rua, desfiles de escolas de samba, bailes e até mesmo em um acampamento com os amigos é preciso ficar atento para não cometer excessos e prejudicar a saúde.
Confira dicas importantes do Ministério da Saúde para o período de festas:

1. Hidrate-se
Nutricionistas indicam que a hidratação deve ser feita com antecedência para prevenir a desidratação. Beba bastante água, seja pura, em forma de suco ou consumindo frutas que contenham muita água como a laranja, melancia, melão, morango e abacaxi. Elas ajudarão a manter o corpo hidratado, o que é fundamental para quem deseja permanecer bem disposto. Os sucos de frutas são uma ótima opção, pois além de hidratar, fornecem um açúcar natural (frutose) que repõe a energia gasta e impede a hipoglicemia.

2. Alimente-se
Alimentos in natura e minimamente processados, de fácil digestão, podem ser opções mais leves para ter disposição no carnaval. Evite trocar refeições por lanches. Consuma hortaliças e alimentos frescos. Tenha à mão opções práticas e saudáveis como frutas e castanhas. Quando comer fora de casa, dê preferência a alimentos produzidos na hora e evite fast foods. Estar bem alimentado também ajuda a reduzir os efeitos do consumo de álcool.

3. Se beber, não dirija!
Embora seja uma situação de extremo risco, são frequentes os casos de embriaguez ao volante. A maioria das pessoas embriagadas “acredita” que está bem, com reflexos e reações normais. Isso ocorre devido à falsa sensação inicial de leveza e bem estar que o álcool proporciona. Além disso, o álcool induz as pessoas a fazerem coisas que normalmente não fariam, seja por excesso de confiança, ou pela perda da noção de perigo e respeito à vida. Por isso, ao participar das festas de carnaval utilize formas alternativas de viagem, como ir caminhando, de ônibus, metrô ou utilizando aplicativos de transporte privado.

4. Camisinha é uma responsa de todos
Preservativo, camisinha, chame como quiser! O importante mesmo é usar o método em todas as relações sexuais para se proteger de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV, sífilis, herpes genital, gonorreia e HPV, além de evitar uma uma gravidez não planejada. Usar camisinha é responsabilidade de todos; seja jovem, idoso, homem, mulher, etc.!

5. Adolescência primeiro
A adolescência é uma fase bem delicada. É um período dedicado ao aprofundamento dos projetos de vida, personalidade, interesses, e uma fase em que os hormônios começam a borbulhar. Portanto todo cuidado, precaução e aconselhamento são bem-vindos para evitar uma indesejável gravidez na adolescência. Por isso, reflita sobre as consequências de uma gravidez não intencional. Curta o carnaval com a alegria da adolescência, mas deixe a gravidez para depois.

6. Reponha suas energias
Descanse sempre que possível. O corpo precisa de 6 a 8 horas por dia para se regenerar. Caso ele não tenha esse o período de descanso, fica muito difícil manter o ritmo todos os dias do carnaval. Em algum momento ele dará sinais de cansaço e esgotamento. Caso a folia vá até tarde, faça uma compensação dormindo um pouco mais.

7. Use filtro solar
Se você vai curtir o carnaval durante o dia, não se esqueça de proteger a pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de chapéus, camisetas e protetores solares, reaplicado-os de duas em duas horas. Também deve ser evitada a exposição entre as 10h e 16h.

8. Cuidado com afogamentos
O calor da época leva muitas pessoas a praias, lagos e cachoeiras. Durante o carnaval, o número de pessoas vítimas de afogamento cresce. Ao procurar locais para nadar, escolha locais conhecidos e nunca vá sozinho. É importante também obedecer sinalizações de perigo. Procure sempre locais que tenham a presença de Guarda-Vidas ou o Corpo de Bombeiros. Se ingerir bebida alcoólica, evite entrar na água.

9. Violência não!
Festa é sinônimo de diversão. Não se envolva em brigas, nunca use da violência para impor sua vontade. Já as “encoxadas”, apalpadelas, passadas de mão, beijo forçado e outros abusos podem ser denunciados à Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180); Central de Denúncias de Violações de Direitos Humano (Disque 100); ou ao Disque-Denúncia de sua cidade.

Com informações do Ministério da Saúde, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e Portal do Trânsito.
Leia mais em: www.gov.br


Mais alimentos naturais, menos retenção de líquido
 

Quem nunca se sentiu um pouco mais inchado depois de exagerar nas festas ou em alguma viagem, né?
Acontece que a alimentação, o álcool e a baixa ingestão de água podem provocar essas reações no corpo. É o que chamamos de retenção de líquido. Com a chegada do carnaval batendo à porta, as dicas que vamos passar serão ainda mais úteis!

O que é e o que causa a retenção de líquido?
Segundo a nutricionista Izabelle Araujo, Chefe da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a retenção de líquido é causada pelo acúmulo de líquido nos tecidos.

Muitas vezes, o inchaço está relacionado à ingestão de alimentos ultraprocessados, como salsicha, presunto, temperos prontos, vários tipos de biscoitos, sorvetes, balas, macarrão instantâneo, salgadinhos de “pacote”, dentre outros. Contribuem ainda para esse quadro o baixo consumo de água e a ingestão de bebidas alcoólicas.

A retenção de líquido também pode indicar que algo não vai bem no organismo. A presença do inchaço nas pernas e ao redor dos olhos, por exemplo, pode ser um sintoma de doença nos rins, assim como a retenção de líquidos nas pernas, barriga e pulmões pode indicar doença cardíaca, além de outras doenças que podem estar associadas, afirma Izabelle.

Quais são os sinais da retenção de líquido?
É comum perceber a retenção de líquido nos pés, pernas, pálpebras, rosto e abdômen. Um exemplo são pernas inchadas ao final do dia, com marcas de pressão dos calçados. Os sinais também podem ser percebidos ao pressionar, com os dedos, a região afetada deixando uma marca, um sulco temporário, explica a nutricionista.

Mas além da aparência inchada, Izabelle explica que a retenção de líquido pode causar desconforto intestinal, dores corporais, estresse e o agravamento de celulite quando associado a alterações hormonais, que são, inclusive, uma das causas que fazem as mulheres reter líquido, explica a profissional.

Leia mais em: saudebrasil.saude.gov.br


Alerta: você pode estar consumindo quase o dobro de sal do que deveria
 

Uma pitadinha de sal é capaz de realçar o sabor de qualquer alimento, até mesmo os doces. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde, o sal é um exemplo de produto alimentício fabricado pela indústria e extraído da própria natureza. Sendo um dos temperos mais básicos e antigos da culinária, seu papel principal é tornar a preparação mais saborosa e agradável ao paladar.

Do mocinho ao vilão, o sal precisa ser utilizado com moderação para que essa relação seja benéfica. Na medida certa, ele é capaz de garantir deliciosas refeições. Enquanto que o excesso pode causar diversos problemas de saúde, como insuficiência renal, acidentes vasculares cerebrais (AVC, ou derrame) e hipertensão.

É justamente sobre o consumo de sal por parte da população brasileira que trata um estudo inédito feito pela Pesquisa Nacional de Saúde, em 2013 e 2014, e conduzida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os dados foram obtidos a partir de análises biológicas (sangue e urina) extraídas de 9 mil brasileiros. Segundo os resultados desses exames laboratoriais, os brasileiros consomem, em média, 9,34 gramas de sal por dia. Valores que correspondem a quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 5 gramas.

O estudo mostrou ainda homens e jovens estão entre os que mais consomem sal, mas apesar desse destaque, o consumo é elevado de forma generalizada na população brasileira, abrangendo todas as faixas etárias e níveis de escolaridade.

Leia mais em: saudebrasil.saude.gov.br


Triatleta Leandro Macedo dá dica para quem quer começar a caminhar e correr
 

O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta menos calorias do que ingere e não pratica atividades físicas regulares, o que pode acarretar ganho de peso e consequentes problemas de saúde. Para romper a inércia, as alternativas mais simples estão a alguns passos: caminhar ou correr. No entanto, a primeira providência é procurar especialistas que avaliarão o melhor caminho a seguir.

O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta menos calorias do que ingere e não pratica atividades físicas regulares, o que pode acarretar ganho de peso e consequentes problemas de saúde. Para romper a inércia, as alternativas mais simples estão a alguns passos: caminhar ou correr. No entanto, a primeira providência é procurar especialistas que avaliarão o melhor caminho a seguir.

Dica para quem quer começar a caminhar e correr
Leandro Macedo, que participou duas provas olímpicas de triatlo (Sydney-2000 e Atenas-2004) e conquistou medalhas de ouro no Pan-Americano de Mar del Plata (2005) e no Sul-Americano do Rio de Janeiro (2002), conversou com a equipe da plataforma Saúde Brasil e dá algumas dicas para quem quer sair do sofá e desempenhar os exercícios com segurança.

"Quem está parado deve procurar uma avaliação física - um cardiologista e um fisioterapeuta, por exemplo - para verificar as condições, postura e se há dores. Mesmo aqueles que praticam também devem fazer avaliações regulares", aponta Leandro Macedo.

Se a pessoa está sedentária e acima do peso, é preciso começar com calma, com caminhadas. No início é comum sentir algumas dores musculares, uma vez que o corpo estava parado, mas é bom ficar atento a alguns sintomas. "Muitas dores podem ser evitadas. A canelite (dor na canela), por exemplo, aparece quando há algum problema na intensidade e no volume do exercício. O condicionamento cardio-vascular vem primeiro do que o de músculos e ligamentos. Então, a pessoa acredita que pode forçar mais. Minha dica é manter o ritmo e ter paciência. Se aquele treino que está fazendo está tudo bem, continue assim por mais um tempo e só então vá além", ensina o triatleta, que hoje é técnico e palestrante.

"Também é bom apostar na bicicleta, pode ser a ergométrica mesmo, e na natação, se ela já souber nadar. Só depois de adquirir algum condicionamento, ou seja, se a adaptação for boa, é que se deve passar da caminhada para a corrida. E se puder fazer mais de uma atividade, melhor ainda", acrescenta Leandro.

Leia mais em: saudebrasil.saude.gov.br


11 dicas que ajudarão você a manter a saúde em dia
 

Ter uma boa saúde é requisito essencial para uma vida saudável e alegre. A saúde traz vigor, disposição e bem-estar na rotina de uma pessoa, além de garantir mais anos de vida. Então, acompanhe as próximas dicas que farão você manter a sua saúde em dia, para aproveitar os melhores momentos ao lado de si mesmo e da sua família. Confira!

O que fazer para manter a saúde em dia?
1. Beba água Pode parecer um aviso simples, mas beber água é fundamental para a manutenção das funções vitais do organismo e para evitar a desidratação. Então, nada de passar horas sem beber água. Carregue sempre a sua garrafinha, principalmente se você morar em regiões mais quentes!

2. Movimente-se
A ideia de ficar bastante tempo sentado ou optar sempre pelo elevador podem parecer bem atrativas, mas, se formos avaliar todos os riscos que o sedentarismo causa à saúde, você não permaneceria com essa ideia por bastante tempo.
Se o seu trabalho exige que você fique sentado por muitas horas, programe horários para levantar e dar uma volta no ambiente em volta.
Além disso, também é importante adotar o hábito de praticar atividades físicas, de acordo com suas necessidades e recomendações médicas. Alguns exemplos de atividades possíveis de serem feitas são: natação, caminhada, dança, corrida, artes marciais, etc.

3. Use protetor solar
Cuidado com o sol!

4. Ria mais
O riso diminui o estresse, promove o bem-estar e fortalece as relações sociais.

5. Alimente-se bem
O debate sobre alimentação saudável não acontece por acaso. A alimentação saudável é primordial para evitar complicações cardiovasculares e combater o aumento desequilibrado do peso, por exemplo.

6. Durma bem
Você está dormindo bem? A qualidade do sono tem influência direta nos resultados das funções desempenhadas ao longo do dia. Uma noite incompleta de sono pode desencadear irritação, atraso de tarefas e sonolência durante o dia. Portanto, para evitar esses males, teste e descubra a quantidade de horas de sono adequadas ao seu organismo.

7. Diminua o estresse
Respire fundo e relaxe.

8. Dialogue
Uma conversa amigável e compreensiva conserva relações. Ouça, fale, entenda!

9. Faça um check-up
Quer garantir dias mais saudáveis? Faça um check-up. Com ele você terá acesso às informações sobre sua saúde, como nível de colesterol, diabetes, análise do funcionamento dos rins, coração e outros órgãos do corpo. Previna-se, faça seus exames de rotina.

10. Reserve um tempo para você
Em meio à correria diária, os cuidados consigo mesmo também devem ser priorizados, seja para a realização de uma leitura, um passeio, cuidados com a beleza ou momentos de descanso. Ter tempo para si mesmo garante mais vigor!

11. Elimine os hábitos prejudiciais
Repense os seus hábitos e analise o que precisa ser eliminado e modificado. Você está utilizando excessivamente as redes sociais? Está utilizando celular no trânsito? Deixou de visitar seus familiares? Tornou-se sedentário? É possível transformar-se positivamente a qualquer momento. Avalie em quais aspectos a sua vida precisa de mudanças e tenha mais disposição física e mental!

Gostou das dicas? E você, o que faz para manter a saúde em dia? Deixe o seu comentário!

Leia mais em: www.bioanalise.com.br


Teste Alimentação Saudável-Veja como anda a sua alimentação, faça o teste
 

Clique aqui e leia as quatro recomendações apresentadas e identifique os aspectos que você pode melhorar.

Leia mais em: saudebrasil.saude.gov.br


Pausa Para Saúde: Saiba como se cuidar no Verão
 

A palavra verão vem de “estio” um termo específico – que é quase um sinônimo de uma palavra em Latim. A palavra era usada para retratar a seca e veio da expressão, também em Latim, “tempus aestivum” que significa “tempo de forte calor”. E isso porque o verão é uma época em que as temperaturas são mais elevadas e, também, quando a quantidade de chuvas aumenta na maior parte do Brasil.

O Verão é a estação do ano que ocorre entre a primavera e o outono. E se a gente comparar o verão com as outras estações, perceberemos os dias ficam mais longos e as noites mais curtas e isso acontece porque uma parte do planeta Terra fica mais próxima do sol. E é justamente isso que faz esta ser a estação mais quente do ano.

No Brasil, o verão começa em 21 de dezembro e termina no dia 20 de março. E daí você se pergunta o que tudo isso tem a ver com o nosso podcast? Claro que todas essas informações são interessantes, mas também são importantes para o nosso podcast desta semana, que são os cuidados que devemos ter, justamente durante o verão! Então fiquem ligados e aproveitem mais um Pausa para Saúde.

Por Janary Damacena

Acesse o podcast aqui: Podcast - Saiba como se cuidar no Verão



Leia mais em: http://www.www.blog.saude.gov.br/


15 motivos para deixar de fumar
 

No dia 29 de Agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, e o que depender da gente não vai faltar motivação para você mudar de vida!

1 – Fumar prejudica quem não tem nada a ver com isso Sabe aquela fumaça do cigarro que fica no ambiente? Ela também é muito prejudicial. Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), ela contém em média 3x mais nicotina, 3x mais monóxido de carbono e até 50x mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala.

Fora isso, o fumante passivo ainda pode sofrer reações alérgicas, como: rinite, tosse, conjuntivite e crises de asma, além de doenças pulmonares se a exposição for por longos períodos.

2 – Se você quer engravidar, escute esse conselho! A gravidez é um momento muito esperado por algumas mulheres, mas essa espera pode ser ainda maior para aquelas que fumam. Isso porque o tabagismo reduz a taxa de fertilidade de 75% para 57%, segundo dados do INCA.

Essa redução é consequência do efeito da concentração de nicotina no fluido folicular do ovário. Vale lembrar ainda que as fumantes têm um risco maior de ter menopausa precoce e 30% mais chances de serem inférteis.

3 – Da concepção ao nascimento, o cigarro é um inimigo O tabagismo também é altamente nocivo para quem já está grávida. Segundo o INCA, a mulher fumante está exposta a complicações na gravidez, como placenta prévia, descolamento de placenta e hemorragias no útero. Sem falar do risco de aborto espontâneo.

O bebê também sofre com isso, pois passa a ter o dobro de chance de nascer com baixo peso, ter uma redução de sua função pulmonar e mais chances de contrair infecções respiratórias.

Leia a matéria completa em: http://www.saudebrasil.saude.gov.br


Cuidados básicos que devemos seguir antes e depois das atividades físicas
 

Manter-se hidratado e bem alimentado, usar roupas confortáveis e fazer alongamento são cuidados que se deve ter para praticar qualquer atividade física.

Manter-se hidratado e bem alimentado, usar roupas confortáveis e fazer alongamento são cuidados que se deve ter para praticar qualquer atividade física

A prática de atividade física faz bem à saúde. Da escolha em fazer exercícios como corrida ou musculação até a organização do tempo para possibilitar deslocar-se para o trabalho ou escola, a pé ou de bicicleta, o cuidado com a saúde deve estar presente.

No entanto, existem alguns cuidados que devemos ter antes da realização de atividades físicas. A ausência desses procedimentos pode comprometer a qualidade da atividade e o bem-estar da pessoa.

Veja como se preparar para atividades físicas:

1. Mantenha-se hidratado e bem alimentado
A alimentação saudável é essencial para ter energia durante a atividade. Exercitar-se em jejum pode causar tontura ou desmaio. Mantenha-se hidratado e prefira ingerir água ao invés de bebidas açucaras ou isotônicos....

Leia mais: http://www.saudebrasil.saude.gov.br


Cinco dicas para um coração saudável
 

A globalização e a formação dos grandes aglomerados urbanos determinaram, em parte, a exposição aos chamados fatores de risco. Em consequência disso, vivemos a era das doenças crônicas não transmissíveis, na qual as patologias do sistema cardiovascular ocupam, há décadas, um lugar de destaque nas medidas de morbidade e mortalidade.

O Dr. Marco Aurelio de Magalhães, cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, comenta cinco medidas comprovadamente eficazes para manter o sistema cardiovascular saudável. Confira.

Leia mais: http://www.hospitaloswaldocruz.org.br


Sal, açúcar, gorduras: os riscos do excesso
 

Utilizados com moderação em preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados esses ingredientes contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação sem que fique nutricionalmente desbalanceada.

Sal, açúcar, óleos e gorduras contêm alto teor de alguns nutrientes que podem ser prejudiciais à saúde, como o sódio (que é a base do sal de cozinha), o açúcar livre (presente no açúcar branco) e as gorduras saturadas (encontradas nas gorduras presentes nos queijos, na manteiga e em alguns óleos vegetais). Óleos e gorduras têm seis vezes mais calorias por grama do que o arroz, o feijão e outros grãos e vinte vezes mais do que os legumes e as verduras. O açúcar possui de cinco a dez vezes mais calorias do que a maioria das frutas.

Pesquisas comprovaram que o consumo excessivo do sódio contido no sal pode provocar doenças como insuficiência renal, acidentes vasculares cerebrais (AVC, ou derrame) e hipertensão. O excesso de gorduras saturadas também aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas, entupimento das veias do coração e obesidade, enquanto o açúcar pode facilitar o aparecimento de problemas que vão da cárie dentária à obesidade e ao diabetes.

Leia mais: http://saudebrasil.saude.gov.br


IMC e IAC: conheça os métodos para calcular a gordura corporal
 

O peso ideal envolve fatores ligados, ao bem estar físico, mental e social. Desta forma, é importante entender que excesso de peso não é sinônimo de excesso de gordura e, por outro lado, existem os falsos magros, com peso reduzido na balança, mas com grande quantidade de gordura corporal.

Para se determinar quadros de obesidade ou peso ideal, são utilizados métodos que envolvem a quantificação direta de gordura corpórea por meio de aparelhos sofisticados de densitometria corporal ou ressonância magnética. Entretanto, esses procedimentos são muito caros para se utilizar como método de rastreamento na população, ainda mais considerando a necessidade de repeti-los a cada nova avaliação clínica. A ciência então busca alternativas práticas e confiáveis para avaliar a adequação da quantidade de gordura corporal, como o Índice de Massa Corpórea (IMC) e o Índice de Adiposidade Corpórea (IAC).

Leia mais: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br


Com casca ou sem casca? Razões para nunca mais deixar de aproveitar os alimentos
 

Já é automático na hora de cozinhar: descasca, corta o talo, retira as sementes. Parece que esse hábito representa o ritual de higienização e preparo dos alimentos. Normalmente, essas partes não parecem ter alguma função ou sabor, e raramente são servidas à mesa.

Mas não se engane pelas aparências! Quase tudo que é descartado no pré-preparo das refeições não só pode ser aproveitado nas receitas, como também apresenta tantos nutrientes quanto as partes consideradas convencionais.

Segundo o livro “Na cozinha com frutas, legumes e verduras”, elaborado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), consumir integralmente um determinado alimento representa o aproveitamento dele como um todo, sem desprezar nada. Ou seja: está liberado comer da semente até o talo.

Leia mais: http://saudebrasil.saude.gov.br


Pausa Para Saúde: Como cuidar da saúde mental
 

Hoje nós vamos conversar um pouco a respeito de transtornos mentais e dar algumas dicas para que todos possam aproveitar mais dessa saúde. Isso porque o acúmulo de pequenos problemas, repetidos todos os dias, podem provocar consequências como aumento da pressão arterial e do número dos batimentos cardíacos que, sem dúvida, trazem consequências negativas ao organismo – principalmente ao cérebro. E algumas dessas alterações são refletidas no corpo na forma de compulsões, ansiedade e a temida depressão, que tem se tornado mais frequente nos adolescentes e jovens brasileiros.

Leia mais: http://www.blog.saude.gov.br


Pausa Para Saúde: O que é sinusite e como evitá-la!
 

Olá, muito bem vindos todos vocês que separaram dez minutinhos da correria do dia a dia para dar uma Pausa para Saúde. Nessa edição nós vamos bater um papo sobre a rinossinusite, uma infecção das cavidades nasais e dos seios da face, mais conhecida popularmente como sinusite.

Leia mais: https://soundcloud.com


Você sabe gerenciar o estresse?
 

O estresse é algo que todos nós temos, sobre o qual todos nós conversamos e, muitas vezes, até procuramos de certo modo combatê-lo. As alterações emocionais são responsáveis em muitas situações pelo estresse elevado e causam danos à qualidade de vida, mas controlar as emoções negativas não é uma tarefa simples.

“Infelizmente, há uma grande tendência a banalizar o grau de seriedade ou importância do manejo adequado do estresse. É comum encontrarmos pessoas que acreditem que, para reduzi-lo, basta não ficar nervoso ou ansioso”, diz Cinthia Alves, psicóloga e Wellness Coach, que desenvolve o trabalho de Gerenciamento do Estresse no Centro de Atenção à Saúde do Colaborador do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

O estresse elevado ou crônico é responsável pela manifestação de sintomas desconfortáveis e pelo desencadeamento de doenças gástricas, intestinais, cutâneas, respiratórias, cardiovasculares e psiquiátricas. Além disso, influencia vínculos e relacionamentos afetivos, profissionais e familiares, interação social, autoconfiança e autoestima.

Leia mais: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br


Cuidados com a coluna
 

A coluna é composta por 33 vértebras e tem duas funções básicas. A primeira é servir como eixo de sustentação da estrutura corporal e a segunda está relacionada com a condução das estruturas nervosas por meio do canal vertebral e dos foramens intervertebrais.

Toda essa responsabilidade torna a coluna vulnerável a desvios em suas curvaturas (cervical, torácica, lombar e pélvica), podendo ocasionar dores ou lesões. Confira algumas dicas de Carmen Roncato, fisioterapeuta do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, para manter uma postura adequada e evitar danos a sua coluna.

Leia mais: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br


Coco e seus benefícios para a saúde
 

O coco é uma fruta que lembra verão, calor e praia. Além de ser delicioso, traz inúmeros benefícios à saúde, por isso, seu consumo não deve se restringir só a uma época do ano. De acordo com Livia Yumi Yokomizo, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a água de coco é um isotônico natural, que hidrata por ser rica em sais minerais (sódio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e vitamina C), nutrientes que são normalmente eliminados de nosso corpo através da sudorese e em episódios de vômito e diarreia.

Mas os benefícios não param por aí, a água de coco amacia a pele, reduz o nível de colesterol, previne enjoos, auxilia no controle da pressão arterial, no funcionamento intestinal e ameniza dores de estômago ocasionadas por gastrites ou úlceras, agindo como anti-inflamatório. A polpa do coco também possui ação anti-inflamatória. É rica em fibras que auxilia o bom funcionamento intestinal, e em potássio, excelente fonte de energia pelo elevado teor de calorias.

Leia mais: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br


Antes de correr, teste seu tipo de pisada
 

Cada atleta de corrida tem um estilo e características que o diferencia dos demais, como peso, altura, idade, sexo e tipo de pisada. Dessa forma, é importante escolher cuidadosamente o principal acessório para a prática do esporte: o tênis.

Segundo Carmen Roncato, fisioterapeuta do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, para cada tipo de atleta há uma pressão maior em determinada região do pé, onde há necessidade de mais amortecimento. Outro ponto importante é notar a diferença entre os arcos dos pés, que podem ser normais, pé chato e pé com arco elevado.

A melhor forma para se identificar o tipo de pisada é por meio de um teste chamado Baropodometria, com avaliação biomecânica em laboratórios com câmeras bi ou tridimensionais e marcadores refletivos em posições especificas. Como esse tipo de teste se torna inviável e muito dispendioso a alguns atletas, uma forma simples é a observação do desgaste do solado. A comparação pode ser feita com um calçado já usado e verificar onde o solado é mais desgastado e se causa alguma inclinação. Outra maneira é fazer o teste da pisada antes da compra de um tênis de corrida: a pisada é feita numa plataforma denominada pedígrafo, verificando, assim, os pontos de maior pressão do pé.

Leia mais: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br


Aprenda a amenizar os impactos do tempo seco
 

A baixa umidade do ar, característica nesta época do ano, pode trazer diversos incômodos. Tanto a pele como as mucosas internas do corpo sofrem com o tempo seco, propiciando surgimento de doenças, como as dermatites e problemas nas vias respiratórias.

Dra. Alba Clausen, dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explica que o tempo seco, o frio e o banho quente diminuem a camada natural de proteção da pele, que perde a lubrificação natural, razão pela qual as coceiras e dermatites podem surgir ou se agravar. “A pele resseca, pois seu manto de gordura diminui e ele é o responsável por reter a umidade”, acrescenta.

Dermatites: o que fazer?
De acordo com a médica, alguns tipos de dermatite – atópica, asteatose, psoríase e ictiose – podem se agravar com a baixa umidade. Por isso, é preciso estar atento a hábitos simples que podem evitar complicações.

Leia mais: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br


Conheça os benefícios dos chás
 

Os chás, além de serem deliciosos e proporcionarem momentos de satisfação, podem trazer inúmeros benefícios à saúde. De acordo com Nairana Borim, nutricionista do Centro de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, todos os chás contém polifenois, que trazem inúmeros benefícios: melhoram os níveis de concentração e energia, previnem e tratam a ateroesclerose, previnem o diabetes, diminuem o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, inibem o desenvolvimento de células cancerígenas, impedem o fornecimento de sangue ao tumor e incentivam a autodestruição das próprias células cancerígenas. “Os chás também contribuem para a diminuição dos níveis do ‘colesterol mau’ (LDL – lipoproteína debaixa densidade), pois melhoram o metabolismo lipídico e têm um efeito antibacteriano significativo, purificando o organismo, eliminando toxinas e combatendo a retenção de líquidos”, explica Nairana.

De maneira geral, todos os chás, se consumidos além da quantidade recomendada, podem provocar desconforto estomacal, náuseas e alterações intestinais, como diarreia e aumento de flatulência. Alguns tipos podem provocar reação adversa caso a pessoa tenha alergia a algum composto ou ainda provocar interação medicamentosa, por isso, se estiver utilizando de algum medicamento, é necessário consultar um médico para ter certeza de que não haverá riscos a saúde.

Leia mais: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br


Alimentos naturais da “moda” devem ser consumidos sob orientação
 

Óleo de cártamo, quitosana, produtos a base de linhaça, amaranto, quinoa e aveia, óleo de coco e chia. Esses são alguns exemplos de alimentos em alta nas dietas de quem busca emagrecer no menor tempo possível. Porém, apesar de naturais, os ingredientes devem ser consumidos com moderação e sempre combinados com outros hábitos saudáveis para chegar a resultados relevantes na perda de peso.

Nairana Borim, nutricionista do Centro de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, alerta que existe um entendimento equivocado sobre a função destes alimentos. “Por si só, eles não emagrecem. É necessário associá-los a uma alimentação equilibrada e à prática regular de atividade física. Por isso, é importante procurar um especialista antes de iniciar qualquer regime.”

Leia mais: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br


Deu branco? Veja como melhorar o desempenho da memória
 

Pequenos esquecimentos, como o local em que estacionamos o carro ou a última vez que utilizamos o cartão de crédito, são exemplos suficientes para darmos a devida importância à memória. Embora as falhas sejam mais frequentes a partir dos 60 anos, a sua queixa não é necessariamente sinônimo de uma doença neurológica mais grave e há sempre o que fazer em momentos desesperadores de “brancos”.

Para Gislaine Gil, neuropsicóloga e coordenadora do Programa de Estímulo à Atenção e à Memória do Hospital Alemão Oswaldo, é importante ressaltar que a memória não é uma função isolada do cérebro e que o indivíduo não apresenta uma única memória, e sim várias, distribuídas em regiões cerebrais distintas.

Para melhorar o desempenho da memória, é necessário conhecer e entender sobre seus diferentes tipos.

Leia mais: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br


Dicas para lidar com queimaduras em épocas de festejos juninos
 

Confira algumas dicas para lidar com emergências comuns em épocas de festejos juninos como queimaduras, alergias e engasgos. Teremos a participação de especialistas do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão.

Acesse o vídeo: http://www.blog.saude.gov.br


Vai de lanche hoje? Confira dicas pra manter a dieta
 

A correria do dia a dia pode ser a grande vilã de quem busca manter uma alimentação saudável e balanceada nos dias atuais. A dificuldade de realizar as refeições tranquilamente e a grande variedade de refeições feitas no estilo fast food facilitam pequenos desvios e acabam interferindo nos hábitos saudáveis.

A nutricionista Nairana Borim, do Centro de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explica que, fazendo as escolhas adequadas e não tornando as substituições de refeições por lanches uma rotina, é possível incorporar alternativas saudáveis mesmo nos dias mais atarefados. “O ideal é, sempre que possível, ter uma alimentação bem variada para um aproveitamento adequado de todos nutrientes. Mas, se for necessário optar pelos lanches, tenha em mente que é preciso excluir frituras e o excesso de sal e gorduras, e assim manter a dieta tão saudável quanto um prato de refeição”, completa Nairana.

Substituições sugeridas:
- Prefira o pão de trigo integral; por possuir alto teor de fibras, favorece o trânsito intestinal e garante maior saciedade;
- Evite queijos gordurosos, troque-os por queijos mais magros, como o minas, cottage e ricota;
- No lugar da manteiga, margarina e maionese, utilize iogurte desnatado ou até o requeijão light, pois apresentam baixo teor de gordura, além de serem fontes de proteínas;
- Dê preferência às carnes magras: presunto magro, frango, atum ou sardinha ao natural, blanquet ou peito de peru;
- Verduras e legumes também devem fazer parte do seu sanduíche: use alface, tomate, pepino, cenoura, beterraba e outros. Isto faz com que seu sanduíche fique mais saudável e rico em vitaminas;
- Sempre que possível, tenha como acompanhamento um prato de salada e, de sobremesa, uma fruta.

Acesse: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/


Cuidados com a intolerância à lactose
 

A intolerância à lactose é a incapacidade parcial ou total em digerir a lactose (o “açúcar” do leite), e seu desenvolvimento no organismo é mais frequente já na fase adulta. Muitos dos alimentos presentes na nossa dieta diária contêm o componente na formulação, como leite, chocolate e iogurte, o que impõe alguns desafios no cotidiano dos portadores.

“A intolerância à lactose advém da deficiência ou da redução da enzima lactase, que é produzida no intestino delgado, e é responsável por decompor e absorver este açúcar”, explica Joyce Rebouças Passos Mourão, Gerente de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

A intolerância é dividida em três graus: leve, moderado e severo. Algumas pessoas têm deficiência mínima na produção da enzima e outras não a produzem. O grau de cada paciente só pode ser descoberto através de exames específicos.

A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) pode ser dividida em primária, ocorrendo em crianças de famílias com casos de asma, rinite, dentre outros, e secundária, apresentada geralmente após surtos de gastrenterocolite aguda (cólicas, diarreias) ou consequente à deficiência transitória de IgA. Nas crianças, a alergia à proteína do leite de vaca é normalmente um fenômeno transitório, de duração variável, e os sintomas aparecem nos primeiros três meses de vida. “Todos os leites e derivados de origem animal têm lactose, menos os de soja, arroz e aveia”, complementa Joyce.

Acesse: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/


Como cuidar da higiene íntima feminina
 

A higiene íntima merece atenção especial, inclusive para que não sejam cometidos excessos na limpeza. É o que afirma a Dra. Tatiana Pfiffer, ginecologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Segundo ela, o uso de duchas vaginais (quando se lava não só por fora, mas também o canal da vagina) e de sabonetes bactericidas altera a barreira de proteção da região.

“Esse tipo de sabonete pode eliminar o crescimento dos Bacilos de Döderlein, que são responsáveis pela manutenção do pH ácido, saudável, da vagina. O meio ácido é uma das formas de proteção contra micro-organismos causadores de doenças. O crescimento dos Bacilos e a defesa também ficam comprometidos quando a higiene é feita com duchas que lavam o canal, já que isso altera o pH. Para ajudar a manter uma flora vaginal adequada, diminuindo a suscetibilidade a infecções, a mulher pode utilizar sabonetes íntimos que contenham ácido lático em sua fórmula e ingerir probióticos com lactobacilos”, recomenda.

Acesse: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/


Fique atento aos sinais da pele
 

A pele é o maior órgão do corpo humano e pode nos ajudar a entender o que está acontecendo dentro do organismo. Vários problemas podem ser detectados através dela e, por isso, é importante ficar atento aos sinais e saber qual é o momento de procurar um especialista.

“Se houver carência excessiva de algum nutriente, oligoelemento, vitamina ou todos juntos, como nas dietas muito restritas, alguns sinais clínicos serão evidentes: pele seca e descamante (como que esfarelando), queilites (lesões em lábios), dificuldade de cicatrização de feridas, coceira difusa por todo corpo (por causa da pele seca), além de queda de cabelo e unhas fracas e quebradiças”, explica Dra. Samantha Kelmann, dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Com a carga de trabalho e de estresse cada vez mais intensa, muitas vezes as pessoas se alimentam de maneira errada e reduzem a ingestão de alguns alimentos por muito tempo sem mesmo perceberem. Além disso, a falta de nutrientes básicos refletida na pele também pode ser consequência de algum distúrbio na absorção dos alimentos no intestino. Quando isso acontece, mesmo com a ingestão adequada, certos oligoelementos ou vitaminas não conseguem atingir as células-alvo. Pode haver também alteração na metabolização do alimento, com o prejuízo da incorporação dele nas células. "Dietas são muito bem-vindas, mas devem ser feitas com seguimento de profissionais como nutricionistas, nutrólogos e endocrinologistas", alerta Dra. Samantha.

Acesse: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/


Qual é o melhor tipo de adoçante?
 

Açúcar ou adoçante? Essa é uma dúvida que acompanha o cotidiano das pessoas, principalmente as que querem emagrecer e que precisam viver com algumas restrições alimentares. Essa escolha pode ser mais complexa do que parece se sua composição e indicações de uso forem avaliadas. E mais importante que garantir a boa forma é tomar uma decisão que não comprometa a sua saúde. A nutricionista Nairana Borim, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, esclarece alguns conceitos sobre os adoçantes e orienta sobre a utilização dos mesmos.

Os melhores açúcares para utilização são o orgânico e o mascavo, pois não passam por processo de refinamento, mantendo assim mais vitaminas e sais minerais. O orgânico ainda tem uma vantagem sobre o mascavo por ser produzido sem aditivos químicos. Para quem precisa perder ou controlar o peso e não se adapta ao uso de adoçantes, existe a opção do açúcar light, uma mistura de açúcar refinado com adoçantes. Contudo, este deve ser evitado por diabéticos, pois possuem sacarose em sua composição.

Em 2008, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) decidiu reduzir a quantidade máxima da sacarina e do ciclamato (adoçantes artificiais) em bebidas e alimentos. Alguns estudos mostraram o impacto negativo dos edulcorantes para a saúde humana. Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações.

Acesse: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/


Impacto da poluição sonora no aparelho auditivo
 

O som de muitas pessoas falando, buzinas, sirenes, barulho do metrô… A exposição diária a todos esses ruídos pode ser muito nociva ao aparelho auditivo humano. Para um melhor controle da poluição sonora, algumas grandes cidades têm critérios específicos ou mesmo programas de fiscalização como é o caso da iniciativa paulistana – Programa de Silêncio Urbano (PSIU), que determina os níveis máximos de ruído aceitáveis em área residencial (50 decibéis durante o dia e 45 à noite) e área industrial (70 decibéis durante o dia e 60 à noite).

Além de distúrbios urbanos, essa preocupação está relacionada aos impactos que esses ruídos causam às células localizadas na parte interna do ouvido, que, uma vez lesionadas, não se regeneram, e a capacidade de audição vai sendo perdida com o passar do tempo. A capacidade de ouvir é o primeiro sentido a se desenvolver durante a formação do ser humano, ainda na gestação, e é fundamental para a comunicação efetiva. A maior parte dos distúrbios de comunicação é proveniente de problemas auditivos, causados principalmente pela exposição a sons intensos.

Os prejuízos para a audição variam de acordo com o tempo de exposição e a intensidade dos ruídos e podem causar, além da perda auditiva, dor de cabeça, cansaço, elevação da pressão arterial, perda de concentração e aumento dos níveis de cortisona e colesterol no sangue.

Segundo Dr. Mario Munhoz, coordenador do Centro de Otoneurologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a melhor medida é evitar exposição intensa e prolongada a ruídos altos e muito barulho e, sempre que possível, usar protetores auriculares.

Acesse: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/


Fatores de conscientização sobre o tabagismo
 

O tabagismo é considerado uma doença e já não é novidade que o vício traz sérias consequências ao organismo do fumante. O uso contínuo do tabaco cria um complexo sistema de dependência: a nicotina, constantemente oferecida ao cérebro, muda o seu funcionamento, obrigando o fumante a consumi-la para produzir os neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar e pela capacidade de concentração.

Cerca de 1,3 bilhão de pessoas são fumantes no mundo. Em 90% dos casos, a faixa etária de maior procura pelo cigarro se dá antes dos 20 anos. Fatores psicológicos, sociais e até genéticos podem levar o indivíduo a começar a fumar, e existe uma sensibilidade genética a se tornar dependente pela nicotina.

Confira as informações e dicas do Dr. Ciro Kirchenchtejn, pneumologista e Coordenador do Centro de Tratamento do Tabagismo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a respeito do assunto.

Acesse: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/


Hidratação: Dicas para beber água
 

Já bebeu água hoje? A água tem papel fundamental para nossa saúde e não deve ser negligenciada.

Precisa de dicas para se manter hidratado e, assim, não comprometer o bom funcionamento do seu organismo?

Confira o vídeo da TV Saúde!!!

Acesse o vídeo: http://www.youtube.com.br


Cinco dicas para começar a praticar exercícios físicos
 

Vamos deixar o sedentarismo de lado e colher os bons frutos que a prática regular de atividade física proporciona ao nosso corpo e mente. E não adianta pensar naquela velha desculpa de que é difícil começar, não tem tempo ou que é complicado dar continuidade aos exercícios físicos. Aderir à prática de atividades físicas, por ao menos três vezes por semana, só depende de nós.

Fazer atividade física já é um fator de proteção contra diversas doenças. Movimente-se. “Temos uma tendência de poupar energia. Só que hoje tudo é feito para dar conforto e não precisarmos realizar nada. E, por isso, estamos fadados a adoecer”, alerta o educador físico da Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, da Rede Ebserh, Sávio Camargo.

Sávio destaca que precisamos colocar movimento em nosso dia a dia. Por isso, especialmente para o Blog da Saúde, ele preparou cinco dicas para quem deseja começar a praticar exercícios físicos com regularidade (e muito prazer).

Acesse: http://www.blog.saude.gov.br


Pausa para Saúde – Sífilis
 

Seis séculos! Isso mesmo. De acordo com registros históricos, desde o século XV a Sífilis circula no mundo. E segundo a Organização Mundial de Saúde, a doença atinge mais de 12 milhões de pessoas no planeta.

Em 2016, a Sífilis foi declarada epidemia no Brasil e conforme aponta o Ministério da Saúde, a maior parte dos casos notificados de Sífilis adquirida – aquela transmitida por meio do contato sexual ou do contato com sangue infectado – ocorreu entre jovens de 20 a 29 anos.

No Pausa para Saúde de hoje vamos conversar com o médico infectologista Filipe Perini, coordenador-geral de assistência e tratamento HIV/IST do Ministério da Saúde. Acompanhe!

Acesse: http://www.blog.saude.gov.br


Radionovela: Use camisinha, ela só tem a ajudar!
 

LOCUTOR: Você vai ouvir agora, uma história da saúde! E no episódio de hoje vamos acompanhar uma conversa simples e mais comum do que realmente deveria ser.

FERNANDO: Vamos aproveitar essa ressaca de carnaval, meu amigo João! A festa não pode acabar antes que tenha alguma chance com a Aninha!

JOÃO: [RISOS] Fernando acho que essa sua missão não tá fácil não... Principalmente porque as meninas todas aqui do bairro sabem que você não gosta de usar camisinha...

Acesse a Radionovela em áudio: https://soundcloud.com/


Pipoca é melhor em casa: ao comprar prefira levar o milho ou versão sem sal
 

Ela é um estouro no quesito benefícios. É riquíssima em fibras, auxiliando no funcionamento do intestino e proporcionando saciedade. Além disso, é uma excelente fonte de antioxidantes, fazendo com que o alimento seja uma poderosa arma contra o envelhecimento precoce. E como se não bastasse tudo isso, ainda conta com minerais, como o fósforo e o potássio, e vitaminas, em especial as do complexo B. Mas para que ela só ofereça ganhos ao organismo é imprescindível pegar leve na gordura e no sal. Uma boa forma de deixá-la saborosa sem colocar em risco a saúde é temperá-lo com ervas da sua preferência, salsinha, sálvia, tomilho e alecrim, por exemplo, pimenta ou até mesmo canela.

Leia mais: https://vivabem.uol.com.br


Suplementação de Whey protein: Você sabe quais as diferenças?
 

Entre praticantes de atividade física, principalmente de musculação, há um consenso de que a suplementação de whey protein ajude no aumento de ganho de massa muscular.

Isso de fato acontece, o whey protein estimula a síntese de proteínas musculares favorecendo o ganho de massa muscular e esse ganho é ainda maior quando combinado com um treino de musculação. A necessidade, entretanto, de se suplementar com whey protein depende muito de fatores específicos, principalmente a dieta do atleta.

Após análise do atleta e comprovação da necessidade do uso da suplementação, resta saber qual whey protein comprar, você sabe a diferença entre eles? Existem hoje no mercado 3 tipos de whey protein: concentrado, isolado e hidrolisado.

Primeiramente vamos entender o que é esse tipo de suplemento. Whey protein são as proteínas encontradas na parte líquida do leite talhado que após processos industriais são convertidas na forma de pó para comercialização.

Leia mais: https://www.einstein.br


5 Dicas para aproveitar melhor o Carnaval
 

Para garantir que aproveita ao máximo o carnaval é importante ter alguns cuidados como usar uma fantasia arejada e passar bastante protetor solar, tentando evitar problemas como desidratação, insolação, crises de hipoglicemia ou pressão baixa, que são comuns durante estes dias de festa e podem acabar estragando o seu carnaval.

Leia mais: https://www.tuasaude.com/


Como tomar mais água durante o dia?
 

A quantidade ideal de água a ser ingerida diariamente depende de vários fatores como a idade e o peso da pessoa, a atividade física que realiza, até mesmo o clima e a temperatura do ambiente onde vive. Para alguns, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente. Outros precisarão de três, quatro litros ou mais, como no caso dos esportistas.

“Crianças, gestantes, mães em amamentação e idosos são grupos com mais risco de desidratação. Portanto, devem estar mais atentos à necessidade de hidratação diária, que deve vir predominantemente do consumo de água pura mas também da água contida nos alimentos, chás e sucos naturais”, explica a nutricionista Laís Monteiro da Silva.

Leia mais: https://www.saudebrasilportal.com.br


No calor, é importante prestar atenção à ingestão de líquidos para evitar a desidratação
 

A desidratação é a perda da água do corpo, incluindo eletrólitos vitais, como sódio, cloreto e potássio. “Precisamos da água para funções importantes, como a regulagem da temperatura do corpo, a manutenção da saúde da pele e das articulações, a digestão dos alimentos, a remoção de resíduos e para auxiliar o cérebro a trabalhar em sua melhor forma”, afirma Patrícia Ruffo, nutricionista e gerente científico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil.

Leia mais: https://www.uai.com.br


Alongamento é bom antes e depois da atividade física
 

O alongamento é uma forma simples e segura de exercitar o corpo em qualquer hora ou lugar. Antes e depois de atividades físicas do dia a dia, como a caminhada, ou da prática de esportes no tempo de lazer, o alongamento melhora a flexibilidade do corpo possibilitando movimentos mais amplos, além de reduzir o risco de lesões.

Leia mais: https://saudebrasilportal.com.br


Qual o tipo de queijo mais saudável?
 

Para saber o tipo de queijo mais adequado, o ideal é consultar a tabela nutricional e a lista de ingredientes para escolher os menos calóricos e com menores teores de gordura e sódio, confira...

Leia mais: https://saudebrasilportal.com.br


Suco rico em fibras: 5 receitas para misturar frutas e vegetais
 

Frutas, legumes e verduras são boas fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e água, auxiliando na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Para incrementar o consumo diário desses alimentos essenciais para uma melhor qualidade de vida, o Saúde Brasil indica 5 receitas de sucos que misturam frutas e vegetais, confira...

Leia mais: https://saudebrasilportal.com.br


Dicas de alimentação para ter um coração saudável
 

Dieta cardioprotetora orienta o que comer e evitar para ter um coração saudável, inclusive para hipertensos, diabéticos e pessoas com colesterol alto

Leia mais: https://saudebrasilportal.com.br


10 maneiras de seguir uma alimentação saudável
 

Confira dicas acessíveis para prevenir por meio da alimentação saudável enfermidades em ascensão como a obesidade, o diabetes e outras doenças crônicas

Leia mais: https://saudebrasilportal.com.br


Dicas para melhorar a prática da atividade física
 

Manter-se hidratado, usar roupas confortáveis e fazer alongamento antes e depois da atividade são fundamentais. O personagem Jorge mostra, de forma simples e lúdica, como praticar exercícios do jeito certo

Leia mais: https://saudebrasilportal.com.br


7 dicas de alimentação para prevenir a obesidade
 

O Brasil vem enfrentando aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias. Segundo o Guia alimentar para a população brasileira, o excesso de peso acomete um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras.

A publicação do Ministério da Saúde ressalta que o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, que possuem composição nutricional desbalanceada e são ricos em gorduras, açúcares e sódio, aliado à atividade física reduzida, é uma das causas deste problema de saúde pública.

Leia mais: https://saudebrasilportal.com.br


Você sabe como escolher o tipo de pão mais saudável?
 

Pão caseiro, francês, de forma, de hambúrguer ou integral? Fique atento aos ingredientes e saiba como identificar o tipo de pão mais saudável.

O melhor pão é o feito em casa. Mas, se não é possível encarar uma produção caseira, é mais saudável optar pelos pães preparados em padaria sem aditivos conservantes. Os pães integrais (100% integrais ou com adição de variados grãos) também são uma boa opção porque contém maior quantidade de fibras.

As indicações são da Analista Técnica de Políticas Sociais, Simone Costa Guadagnin, da Coordenação de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. “É importante estar atento à lista de ingredientes e escolher sempre os pães que contenham o mínimo de conservantes, aditivos ou outras substâncias semelhantes”, complementa.

Leia mais: https://saudebrasilportal.com.br


Tipos de açúcar: saiba escolher o mais saudável
 

De acordo com a publicação do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Minas Gerais, Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição, quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele possui e mais perto do estado bruto ele está. Já a cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, que foi o refinamento.

Leia mais: https://saudebrasilportal.com.br


Cigarro eletrônico causa dependência? Tire suas dúvidas
 

Estudos já demonstraram que o cigarro eletrônico aumenta o risco de infarto agudo do miocárdio e de doenças respiratórias e pulmonares, como a asma.

Acesse: https://saudebrasilportal.com.br/


#30 Pausa para Saúde: Vegetarianismo
 

Você deve conhecer pelo menos uma pessoa vegetariana – seja na família, no trabalho ou no seu círculo de amizade. E por certo essas dúvidas já fizeram parte de alguma conversa: o que significa ser vegetariano? Quais as classificações? Todo vegetariano é vegano, ou vice-versa? Como fazer as substituições adequadas? O Pausa para Saúde desta semana traz algumas dessas respostas em um bate-papo descontraído com especialistas. Acompanhe!

Acesse: http://www.blog.saude.gov.br/


Dia Nacional da Saúde Bucal
 

No dia 25 de outubro é comemorado em todo país o Dia Nacional da Saúde Bucal, a data, criada em 2002, chama atenção para a importância da saúde da boca. Mas, afinal, você tem ideia de como a saúde desta parte do corpo reflete no seu organismo?

A frase “A saúde começa pela boca” não poderia ser mais verdadeira. Sendo a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio externo, nossa boca é uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. É por isso que uma boa higiene e ir ao dentista regularmente diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais. Além disso, é importante ressaltar que doenças da boca têm também relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação.

Leia mais: http://www.blog.saude.gov.br/


Entenda a Lei Maria da Penha
 

Por que você precisa ler esta cartilha?

A violência doméstica pode acontecer com qualquer mulher. Rica ou pobre, branca ou negra, jovem ou idosa, com deficiência, lésbica, indígena, vivendo no campo ou na cidade, não importa a religião ou escolaridade – toda mulher pode sofrer esse tipo de agressão.

Se você se sente ameaçada, machucada, humilhada e controlada, ou se uma parente, amiga ou qualquer outra mulher que você conhece sofre violência doméstica, esta Cartilha pode ser muito útil.

Baixe o PDF: Entenda a Lei Maria da Penha


Dietas da moda será que elas realmente são boas para você?
 

Nesta edição do podcast vamos falar um pouco sobre alimentação saudável e as famosas “dietas da moda”, afinal quem nunca ouviu sobre aquelas dietas que prometem verdadeiros milagres, mas que não leva muito em conta a saúde da pessoa.

Leia mais: https://soundcloud.com/


É possível parar de fumar?
 

No passado, era comum ver propagandas de televisão incentivando o consumo do cigarro. A prática era culturalmente aceita e até vista com bons olhos. No entanto, hoje já são amplamente conhecidos os malefícios provocados pela dependência em todas as esferas da vida. Por que, então, ainda há jovens começando a fumar nos dias de hoje?

Leia mais: http://www.blog.saude.gov.br


Dicas para praticar natação em águas abertas
 

O Brasil tem um litoral com 7.367 km de extensão. Com praias belíssimas, se somadas as saliências e reentrâncias, o contorno da costa brasileira ainda aumenta para 9.200 km.

Somando isso aos inúmeros lagos e rios espalhados por todo o País, os esportes em águas abertas se colocam como uma opção para quem quer se exercitar. Mas é preciso muito cuidado ao se aventurar pelas águas.

Leia mais: https://saudebrasilportal.com.br/


SAÚDE CRÔNICA: Receita de beleza
 

A crônica desta semana traz um evento que despertou na autora os seguintes questionamentos: Por que será que ficamos tanto tempo pensando em como camuflar aquilo que é considerado, defeito ou imperfeição? Desde quando o natural passou a ser estranho, e até mesmo feio?

Leia mais: http://www.blog.saude.gov.br/


Conheça cuidados básicos antes de começar uma atividade física
 

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2017, do Ministério da Saúde, as maiores frequências entre homens que praticam atividade física no tempo livre equivalente, a pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana, foi registrada em Macapá (57,1%), São Luís (54,1%) e Distrito Federal (53,8%). Entre mulheres, as maiores frequências foram observadas no Distrito Federal (45,9%), Palmas (41,9%) e Curitiba (37,7%).

Leia mais: http://saudebrasilportal.com.br/


Cuidado com alimentos que tem muito açúcar e nem parecem
 

Por isso, a ingestão dessa substância deve ser evitada e controlada ao máximo, para também combater as doenças (que são muitas) causadas por ela.

Enquanto doces e refrigerantes entram automaticamente no radar da maioria das pessoas como alimentos com uma grande quantidade de açúcar, outros passam desapercebidos e acabam oferecendo o risco do consumo excessivo da substância. É o caso das barras de cereais, ketchup, iogurte e granola.

Leia mais: http://saudebrasilportal.com.br/


SAÚDE CRÔNICA: Doce ilusão
 

Desde de pequena meus pais me ensinaram a ter uma alimentação saudável. Sempre comi muitas frutas, legumes, cereais - tudo in natura. Nada de açúcar e fritura até os sete anos de idade! É claro que não me lembro dos efeitos disso tudo na época, mas sei que era uma criança muito saudável. Não sei como, mas meus pais fizeram um trabalho tão bom que eu não comia doce nem nas festinhas de aniversário! Mas lembro de um episódio que tive essa vontade. Eu estava com mais ou menos dois anos. Pra você entender melhor, voltarei um pouquinho no tempo.

Leia mais: https://www.blog.saude.gov.br


Especialistas dão dicas de como tirar o melhor proveito do treino aeróbico e da musculação
 

Muitas pessoas, principalmente as iniciantes nas academias, têm dúvidas sobre qual treino - musculação ou aeróbico - devem realizar primeiro. Outra incerteza recorrente é como conciliá-los. Especialistas garantem que ambas as atividades são importantes e benéficas para o corpo, e praticá-las se faz fundamental para o bom condicionamento físico.

Quanto à ordem de realização, Thiago Moreira, especialista em musculação da Smart Fit, explica que tudo vai depender do objetivo principal de cada pessoa. Se o desejo do aluno é ganhar massa muscular, a queima de calorias será consequência. Logo, a recomendação é realizar a musculação antes do treino aeróbico. Caso o propósito principal seja emagrecimento e melhora do condicionamento cardiorrespiratório, o ideal é praticar primeiro o aeróbico.

Leia mais: https://www.uai.com.br


Aprenda a fazer deliciosas receitas disponíveis no guia Alimentos Regionais Brasileiros
 

Aprenda a fazer deliciosas receitas disponíveis no guia Alimentos Regionais Brasileiros

Leia mais: http://saudebrasilportal.com.br


5 dicas de alimentação saudável para diabéticos
 

Confira um vídeo produzido pelo Ministério da Saúde com dicas para alimentação saudável para pessoas com diabetes.
É preciso ter cuidado redobrado com a alimentação para evitar os males provocados pela doença. É possível comer bem, comer de forma saudável, sem abrir mão de apreciar alimentos muito gostosos. Confira!

Acesse o vídeo: http://www.youtube.com/


Dicas para se alimentar fora de casa de forma saudável
 

A nutricionista Jéssica Berto indica algumas trocas saudáveis: optar por carnes grelhadas e ocupar o prato com mais salada. Na hora do lanche, frutas, castanhas e iogurte natural são ótimas opções. Conheça o site Saúde Brasil: http://www.saude.gov.br/saudebrasil

Acesse o vídeo: http://www.youtube.com/


10 dicas para um parto humanizado
 

O nascimento de um bebê é o momento mais esperado de uma gravidez e o desejo de toda mãe é que a chegada do seu filho aconteça de uma forma leve que envolva amor, afeto e respeito. O parto é um momento de grande intensidade, uma vivência que marca para sempre a vida de uma mulher. Neste momento, a mulher terá a chance de experimentar sensações e sentimentos que podem fortalece-la como mulher e mãe. A equipe de profissionais que atendem a mulher e seu (a) acompanhante devem promover o acolhimento e ofertar métodos para que o trabalho de parto e parto sejam ativos. Essas características marcam o parto humanizado, que por meio de diversos recursos, proporciona às gestantes mulheres e aos bebês o conforto e a segurança para aproveitar com prazer esse momento único.

Leia mais: http://www.blog.saude.gov.br/


Copa 2018: aprenda a fazer um bolo saudável nas cores verde e amarelo
 

Que tal assistir aos jogos da Copa do Mundo de Futebol comendo um bolo saudável nas cores do Brasil? A TV Saúde preparou a receita do Bolo Brasileirinho, do livro “Alimentos Regionais Brasileiros”, uma publicação do Ministério da Saúde.

Leia mais: http://www.blog.saude.gov.br/


Dicas para curtir a Copa do Mundo de forma saudável
 

O brasileiro sabe aproveitar muito bem as épocas festivas. E claro que não seria diferente na copa do mundo de futebol, com a expectativa do hexa. O negócio é que durante os jogos, os espectadores tendem a exagerar em pontos que vão além dos gritos de comemoração ou desaprovação. Por vezes, esse excesso tem consequências ruins na saúde do torcedor e pode até impedi-lo de acompanhar o restante do campeonato. Por isso, é preciso ter planejamento e estratégias para driblar possíveis incômodos.

Leia mais: http://www.blog.saude.gov.br/


Açúcar em excesso pode causar várias doenças
 

Confira dicas da nutricionista Silvia Moriyama sobre como é possível reduzir o açúcar gradualmente com simples medidas. Conheça o site Saúde Brasil e descubra outras maneiras de se alimentar melhor: http://www.saude.gov.br/saudebrasil

Acesse o vídeo: https://www.youtube.com/


Alguns passos para parar de fumar
 

Parar de fumar não é uma decisão fácil de ser tomada e, principalmente, realizada. Como as pessoas são muito diferentes entre si, há vários caminhos e possibilidades para quem quer se ver livre do tabaco.

Aqueles que preferem tentar por conta própria podem experimentar dois métodos: o da parada imediata ou o da gradual. No primeiro, o fumante estabelece um dia a partir do qual não irá mais dar nem uma única tragada. No segundo, o gradual, ele pode ir diminuindo o número de cigarros fumados a cada dia (se consome 20 por dia, reduz 4 a cada dia, até zerar a conta no sexto dia, por exemplo), ou vai cotidianamente adiando a hora de fumar. Assim fumará também menos cigarros a cada dia.

Leia mais: http://saudebrasilportal.com.br/


Pequenas atitudes podem deixar sua alimentação ainda mais saudável
 

Procure fazer as refeições em horários parecidos, em locais adequados e, sempre que puder, acompanhado. Quando comer fora, prefira locais que fazem a comida na hora. Também faça as compras em locais que vendam alimentos in natura ou minimamente processados. Conheça mais dicas sobre alimentação balanceada para quem busca um peso saudável: http://www.saude.gov.br/saudebrasil

Acesse o vídeo: https://www.youtube.com/


Meditação combate ansiedade e pode ajudar contra obesidade
 

Ainda alivia a ansiedade e o estresse e atuando sobre doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, doenças autoimunes, obesidade e depressão.

É o que explica a médica e professora de meditação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Maira Polcheira. “Pessoas que meditam apresentam um maior autocuidado, com melhora dos hábitos de vida, além de serem mais compassivas, mais cooperativas, menos reativas e mais felizes”, completa. A prática está disponível em vários lugares e é uma das 29 Práticas Integrativas Complementares, oferecidas pelo Sistema Única de Saúde.

Leia mais: http://saudebrasilportal.com.br


Pare de fumar e invista nos seus sonhos
 

Luiz Padovan largou o cigarro pela saúde, mas também fez as contas e viu o prejuízo financeiro.

Acesse o vídeo: https://www.youtube.com/


Metas possíveis para a perda de peso de forma saudável
 

Quem já tentou emagrecer com dieta sabe que o difícil é manter o peso perdido. Coloque metas possíveis de ser alcançadas. Não se pode querer perder todos os quilos acumulados em anos em alguns poucos meses. Siga o conselho do dr. Luiz Fernando Sella.

Acesse o vídeo: https://www.youtube.com/


Alimentação Saudável: alimentos que geram saciedade
 

Quem quer manter o peso saudável por meio da alimentação é importante saber que ficar com fome não é a melhor maneira para emagrecer. Alguns alimentos promovem saciedade com poucas calorias. Veja quais são com o endocrinologista dr. Luiz Fernando Sella. Veja mais dicas no www.saudebrasil.gov.br

Acesse o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1MWA1WQ4jFU


Yoga: prática vai além da atividade física e promove equilíbrio
 

A Yoga tem origem indiana e ainda melhora a aptidão física e confere força e flexibilidade de maneira geral.

A prática, amplamente disseminada em academias e parques espalhados por todo o país, também faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

O Brasil é líder na oferta de modalidades na atenção básica da rede de saúde pública. A PNPIC foi publicada em 2006 e, agora, são 29 práticas integrativas e complementares oferecidas à população com 1,4 milhões de atendimentos individuais e 5 milhões de brasileiros atendidos, incluindo 35 mil sessões de Yoga.

Acesse e leia a matéria completa: http://saudebrasilportal.com.br/


Cinco alimentos parra enfrentar melhor a TPM
 

Uma boa alimentação é importante. Entre as dicas, estão o consumo de comidas leves, e muita água e chás. Segundo Márcia Gaspar Nunes, doutora do Departamento de Ginecologia da Unifesp, é bem comum a indicação de alimentos como oleaginosas, cacau, banana e aveia. E os efeitos no organismo da mulher têm base científica.

CINCO ALIMENTOS

1. Oleaginosas (feijão, lentilha, ervilhas...)
2. Banana
3. Aveia
4. Peixes de mar profundo
5. Verduras escuras

Acesse e leia a matéria completa: http://www.saudebrasilportal.com.br/


Cuidar bem de sua alimentação é o primeiro passo para uma vida mais saudável
 

O vídeo, elaborado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), mostra a importância de cuidar da sua alimentação como o primeiro passo para uma vida mais saudável.

Você sabia que ao consumir uma lata de refrigerante por dia, você ingere mais de 1 KG de açúcar por mês? Cuide bem de sua alimentação!

Acesse e leia a matéria completa: http://ecos-redenutri.bvs.br


Dietas dietas da moda não trazem benefícios a longo prazo
 

A televisão, a internet e as revistas vendem um padrão de peso que não condiz com a realidade e muitas vezes a pessoa busca diversos artifícios para emagrecer e alcançar esse status de beleza “exigido” ou o “corpo fitness”. É aí que entram as chamadas “dietas da moda”, procedimentos que prometem efeitos fantasiosos, como perder dez quilos em uma semana.

O tema, muito discutido na mídia, alerta para a interferência na saúde dos indivíduos que buscam um milagre, mas pode acabar encontrando um problema.

Acesse e leia a matéria completa: http://saudebrasilportal.com.br


Cinco dicas para te ajudar a ter mais saúde mental
 

Todo final de ano é a mesma coisa: promessas e promessas para uma nova vida no ano seguinte. Mas para que essa mudança aconteça é preciso pensar que todo dia é dia de dar o pontapé inicial a novos projetos, a uma vida nova ou a um recomeço. É como se cada dia da nossa vida fosse uma página em branco de um livro, que podemos ir preenchendo com a história que quisermos.

Acesse e leia a matéria completa: http://www.blog.saude.gov.br/


Fique atento à hidratação e alimentação antes e depois da atividade física
 

A prática de atividade física regularmente é ótima para saúde do corpo e da mente. E para conseguir um melhor desempenho, é preciso ficar bem atento quanto à hidratação e alimentação.

Fazer atividade física regularmente previne doenças, ajuda a manter um peso saudável e traz diversos benefícios para a mente e o corpo. Mas assim como tantas outras coisas em nossas vidas, é aconselhável ficar atento às dicas dos especialistas. A alimentação, por exemplo, deve ser feita antes, durante ou após a atividade. E a hidratação? Quem fala sobre o assunto é Edgard Soares, aluno de doutorado da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB).

Acesse: http://www.saudebrasilportal.com.br


Entenda o que são produtos light e diet
 

Anúncios e propagandas em vários veículos de comunicação - e até mesmo nas prateleiras dos supermercados - vendem uma variedade enorme de produtos light e diet.

Muitos consumidores têm a impressão de uma promoção milagrosa de emagrecimento e acabam apostando neles com o objetivo de perder peso ou tentar uma alimentação mais adequada. Mas será que eles são usados de forma correta?

Acesse: http://saudebrasilportal.com.br


Confira como preparar uma marmita rápida e saudável
 

Apesar do dia a dia quase sempre muito corrido, manter uma alimentação saudável com alimentos in natura ou minimamente processados não é difícil não. Vida corrida não é desculpa para nos rendermos aos alimentos prontos. Mesmo com uma infinidade de atrativos como fast foods e a oferta de alimentos embalados em caixas coloridas, que prometem preparo fácil e rápido, é possível optar por alimentos de verdade, nutritivos e igualmente fáceis de encontrar e preparar.

Acesse: http://www.blog.saude.gov.br


Balcão da cozinha e obesidade – existe alguma relação?
 

Será que a disposição dos alimentos na cozinha tem alguma relação com índices de obesidade? Pense, se uma maçã e um chocolate estiverem à vista no balcão da sua cozinha, qual você escolheria quando batesse aquela fome no meio da tarde? E se só a maçã estivesse no balcão, você se lembraria do chocolate? O post de hoje trata exatamente disso!

Acesse: http://www.cienciainforma.com.br/post.php?id=262


Enem: cinco dicas fundamentais para o plano de estudos
 

Prepara Cursos oferece curso preparatório que auxilia o jovem para a prova

Somente em 2016, mais de oito milhões de jovens se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado nos dias 05 e 06 de novembro. A prova é a porta de entrada de muitos estudantes para o ensino superior. Por meio deste teste, os alunos podem se inscrever em programas de financiamento estudantil, conseguir bolsas em universidades particulares ou entrar em universidades públicas em todo o país.

Acesse: www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2016/07/06/enem-cinco-dicas-fundamentais-para-o-plano-de-estudos/


MEC lança aplicativo para inscritos no Enem 2016
 

Ferramenta possibilita acompanhamento das etapas do exame. Provas ocorrem em novembro para mais de 8,6 milhões de inscritos.

Acesse: g1.globo.com/educacao/enem/2016/noticia/mec-lanca-aplicativo-para-inscritos-no-enem-2016


CONHEÇA O VLIBRAS
 

TRADUÇÃO DO PORTUGUÊS PARA LIBRAS EM TEMPO REAL E EM UM CLIQUE

Acesse: vlibras.gov.br


Universidade portuguesa vai selecionar brasileiros que fizeram o Enem
 

Desde o ano passado, após o acordo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) com o governo de Portugal, aumentou o número de instituições portuguesas de ensino que aceitam o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes brasileiros.

Se a sua vontade é arrumar as malas e ir estudar fora, saiba que a Universidade de Aveiro, em Portugal, vai abrir um processo seletivo de bolsas a alunos brasileiros que fizeram o Enem. A universidade vai ofertar um total de 50 bolsas de estudo para 53 cursos de licenciatura e mestrado integrado. Todos os cursos têm duração de cinco anos.

Leia a notícia completa em ondajovem.com.br


Fechar os aplicativos de um smartphone realmente ajuda a economizar bateria?
 

Muitos usuários do iPhone fecham os aplicativos do smartphone pensando que, assim, podem aumentar a vida da bateria.

Um deles enviou um e-mail ao presidente da Apple, Tim Cook, para tentar confirmar se manter muitos apps abertos afetava a carga de energia do celular.

E a resposta foi um sonoro "não".

Cook disse que os aplicativos abertos ─ que não estão sendo utilizados ─ não têm efeito nenhum sobre a bateria do iPhone.

Leia a notícia completa em BBC Brasil


Para quem gosta de ler quatro sites onde você pode baixar gratuitamente milhares de livros!
Aplicativo PEP
 

A PEP (profilaxia pós-exposição ao HIV ) se insere no conjunto de estratégias de Prevenção Combinada, cujo principal objetivo é ampliar as formas de intervenção para evitar novas infecções pelo HIV. A profilaxia consiste em tratamento com terapia antirretroviral (TARV) por 28 dias, a fim de evitar a sobrevivência e replicação do vírus HIV no organismo do paciente. Como o prazo máximo de eficácia entre o evento de exposição ao vírus HIV e o início da PEP é de no máximo 72 horas, é imprescindível que os usuários do SUS expostos ao vírus saibam de maneira fácil, rápida e ágil a quais locais e equipamentos de saúde devem recorrer para o início imediato da profilaxia.


Acesse e baixe o aplicativo
Conheça a PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV)
 

A PEP é um tratamento preventivo com terapia antirretroviral por 28 dias. Essa profilaxia impede a sobrevivência e a multiplicação do vírus HIV no organismo. Esta seção do nosso site traz informações sobre a PEP para o usuário do SUS, para o profissional de saúde e para gestores de saúde.


Leia mais...
Google tem registros de gravação da sua voz; saiba como ouvir e apagar
 

Os smartphones Android e o Chrome no desktop têm uma função que permite fazer buscas utilizando comandos de voz. Na maioria dos dispositivos, basta dizer “Ok, Google” para iniciar uma pesquisa, ou clicar no ícone de microfone do Google Now na sua tela.


Acesse: TECHTUDO.com.br
Vacinação em dia
 

O objetivo do Vacinação em Dia é estar no dia-a-dia da população em dispositivo móvel, com informações necessárias para garantir vacinação do cidadão e sua família. O aplicativo gerencia cadernetas de vacinação cadastradas pelo usuário. Além de ter informações sobre as vacinas disponibilizadas pelo SUS e função com lembretes sobre as campanhas sazonais de vacinação.


Acesse: http://www.aplicativos.gov.br/aplicativos/vacinacao-em-dia-1
90 sites para você ler e baixar livros de graça
 

O Universia Brasil trouxe uma lista com 90 sites para você encontrar livros dos mais variados gêneros. Alguns oferecem a opção de baixar os títulos gratuitamente.


Confira: http://www.aplicativos.gov.br/aplicativos/vacinacao-em-dia-1
Resíduos de agrotóxicos: Evite iodo para remover
 

Na internet proliferam "receitas milagrosas" para quase tudo, inclusive para remoção de resíduo de agrotóxico em alimentos. A mais recente delas é o uso de soluções contendo a substância química iodo.

Além de não haver dados científicos originados de análise laboratorial que confirmem a eficácia desta prática, é importante saber que o iodo possui ação oxidante. Assim, pode oxidar não somente os resíduos de agrotóxicos como também vitaminas, flavonoides e outros compostos benéficos presentes na superfície dos alimentos, o que levará à diminuição de seu conteúdo nutricional.


Leia mais: www.clicksaudavel.gov.br
Vá de escada!
 

Se você tem que subir ou descer apenas alguns andares, experimente trocar o elevador pela escada. Você estará fazendo um bem à sua saúde e economizando eletricidade. O começo pode não parecer tão agradável, mas em pouco tempo você notará os benefícios da atividade.

Um estudo feito por cientistas da Suíça mostra que subir escadas pode melhorar a condição física, diminuir a gordura corporal, reduzir o tamanho da cintura e diminuir a pressão sanguínea. Isso representaria uma redução de 15% na chance de se morrer prematuramente de qualquer doença, afirma a equipe de cientistas do Hospital Universitário de Genebra.

E se você não tiver como abrir mão do elevador, o faça de forma consciente. Chame apenas um a cada vez, isso evita que os outros se movimentem desnecessariamente, gastando mais energia.


Fonte: Portal EcoD
Prefira lanches de casa

Lanches caseiros, como sanduíches e saladas de frutas, são mais saudáveis, baratos e sustentáveis que lanches industrializados comprados na rua.

Por isso, antes de sair de casa, prepare um lanche e leve-o com você para o trabalho, escola ou faculdade. Você terá a segurança de comer algo que conhece a procedência, poderá poupar a conta com alimentação no final do mês e ainda evita gerar mais lixo com embalagens, plásticos etc.

Para tornar seu lanche ainda mais saudável e sustentável, dê preferência a alimentos orgânicos e produzidos localmente.


Fonte: Portal EcoD
Saiba quais são as frutas da época, economize e alimente-se melhor

As frutas possuem um processo individual de amadurecimento que leva em consideração condições climáticas, como sol e chuvas. Dessa forma, cada tipo possui uma época determinada de maturação. Para produzir frutas ao longo de todo o ano, os produtores utilizam técnicas de irrigação, cruzamentos genéticos, estufas e até produtos químicos.

Por isso, prefira sempre frutas da época. Elas são mais saudáveis, saborosas, baratas e agridem menos o planeta ao serem produzidas.

 

Manual de frutas e melhores épocas para serem compradas e consumidas:

  • Abacate: fevereiro a julho
  • Abacaxi: julho a setembro/ novembro a janeiro
  • Ameixa: janeiro e fevereiro
  • Banana-maçã: janeiro a julho
  • Banana-nanica: janeiro a agosto
  • Caqui: março a maio
  • Figo: janeiro a março
  • Fruta-do-conde: fevereiro a março/ julho a agosto
  • Goiaba: março a junho
  • Jabuticaba: agosto a novembro
  • Jaca: fevereiro a junho
  • Laranja: maio a agosto/ outubro a janeiro
  • Limão: dezembro a junho
  • Maçã: janeiro a março
  • Mamão: abril a julho/ outubro a novembro
  • Manga: outubro a dezembro
  • Maracujá: janeiro a junho
  • Melancia: maio a junho/ novembro a janeiro
  • Melão: janeiro a maio
  • Morango: julho a outubro
  • Nectarina: dezembro a fevereiro
  • Nêspera: setembro a outubro
  • Pêra: janeiro a março
  • Pêssego: novembro a janeiro
  • Tangerina cravo: abril a junho
  • Tangerina ponkan: maio a julho
  • Uva: janeiro a abril

Fonte: Portal EcoD
Aplicativos - Calendário Mestrual
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DO ADOLESCENTE
Aplicativo que Auxilia no Controle do Diabetes - Gratuito

Resultado de mais de 10 anos de pesquisa em Telemedicina e Diabetes, o GlicOnline, aplicativo para o controle do diabetes, agora é gratuito.

GlicOnline, que é reconhecido internacionalmente por promover um bom controle glicêmico em portadores de diabetes. A ideia é beneficiar todas as pessoas que tem diabetes, dos tipos 1 e 2, em todas as fases da doença, em especial os que tem mais dificuldade em seguir os tratamentos no dia a dia. Todos podem agora baixar gratuitamente o aplicativo na loja do Google Play, e contar com o auxílio do GlicOnline nos cálculos, anotações e dia a dia de seu tratamento.

Clique Aqui e veja como instalar o GlicOnline. Após instalar o app e criar seu cadastro, você já pode fazer uso do sistema.

Fonte: Debora Gisele Leoni / ADJ - Associação de Diabetes Juvenil

Guia Alimentar para a População Brasileira para uma alimentação saudável

Abaixo estão os 10 passos contidos no Guia Alimentar para a População Brasileira para uma alimentação saudável, os quais foram ilustrados neste vídeo elaborado pelo Ministério da Saúde.

1. Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
3. Limitar o consumo de alimentos processados;
4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;
6. Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;
7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;
8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;
10. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

NOTÍCIAS - Dicas e novidades

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 30 anos em julho
22 de JULHO, 2020

Uma edição especial do gibi da Turma da Mônica foi lançada para explicar de forma simples e didática o que está previsto no documento[...]

Leia mais...
OBHA lança revista sobre segurança alimentar na pandemia
03 de JULHO, 2020

Os pesquisadores, técnicos e alunos do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares inauguraram a linha editorial denominada de Cadernos do OBHA[...]

Leia mais...
ONU destaca poder da ioga para ajudar a aliviar estresse na pandemia
23 de JUNHO, 2020

A ONU celebrou no domingo (21) o sexto dia internacional da ioga, reconhecendo a prática como uma abordagem holística de saúde e bem-estar e uma ferramenta poderosa para lidar com as inúmeras tensões provocadas pela pandemia de COVID-19[...]

Leia mais...
OIT: um em cada seis jovens do mundo está sem trabalho devido à COVID-19
29 de MAIO, 2020

Mais de um em cada seis jovens deixou de trabalhar desde o início da pandemia da COVID-19 no mundo, enquanto os que mantiveram o emprego tiveram uma redução de 23% nas horas de trabalho, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT)[...]

Leia mais...
Saúde sexual: informação de adolescente para adolescente
22 de MAIO, 2020

Em Urbano Santos (MA), os integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) se reuniram para falar de igual para igual sobre saúde sexual com meninas e meninos do município[...]

Leia mais...
Boletim Saúde de adolescentes e jovens em 3 experiências
14 de MAIO, 2020

Iniciativas do Fundo de População da ONU visam fortalecimento de capacidades municipais e empoderamento de adolescentes e jovens para lidar com temas como infecção por HIV e gravidez não intencional na adolescência[...]

Leia mais...
Jovens estão tendo a forma mais grave da Covid-19
08 de MAIO, 2020

Em formato de podcast, você poderá ouvir perguntas e repostas rápidas sobre as principais dúvidas da Covid-19.[...]

Leia mais...
Campanha sobre saúde sexual e reprodutiva Ela Decide chega a cidades do DF
12 de MARÇO, 2020

Chamando atenção do público para a importância do empoderamento de jovens mulheres para que tomem decisões informadas sobre a vida sexual e reprodutiva, a campanha Ela Decide chega ao SESC Ceilândia e Taguatinga e ao Instituto Federal de Brasília (IFB), no Recanto das Emas[...]

Leia mais...
São Paulo registra a primeira morte por sarampo em 2020
03 de MARÇO, 2020

Uma criança morreu vítima de sarampo em 2020 na capital paulista. Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, até o momento essa é a única morte registrada pela doença no estado[...]

Leia mais...
'Fiocruz no Ar' aborda sífilis e resistência a antibióticos entre jovens
20 de FEVEREIRO, 2020

Desde 2010, quando se tornou obrigatória a notificação de casos de sífilis no Brasil, os números demonstram um aumento persistente[...]

Leia mais...
Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis
10 de FEVEREIRO, 2020

O comportamento de risco, principalmente a falta do uso de preservativo, tem causado o aumento do número de casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2018 foram registrados 158.051 casos de sífilis, sendo 62.599 em gestantes[...]

Leia mais...
Pausa Para Saúde: O que se sabe sobre o coronavírus até agora?
05 de FEVEREIRO, 2020

O mundo está assustado por conta do surgimento do novo coronavírus, uma doença respiratória que surgiu na China há algumas semanas. Porém, o Governo do Brasil está preparado para identificar o novo coronavírus e prestar o atendimento à população[...]

Leia mais...
Campanha leva informações sobre saúde sexual e direitos a 2 mil jovens no Paraná
27 de JANEIRO, 2020

Cerca de 2 mil pessoas, a maioria adolescentes, já passaram pelas atividades da caravana “Tá no Rumo”. A ação visitou sete municípios do oeste do Paraná em novembro e dezembro de 2019, levando informação sobre saúde, afetividades e sexualidade[...]

Leia mais...
Desnutrição materna aumenta suscetibilidade para zika
22 de JANEIRO, 2020

Dados do Ministério da Saúde apontam que, entre novembro de 2015 e outubro de 2019, o Brasil teve quase 3,5 mil casos confirmados de microcefalia e outras alterações possivelmente ligadas ao vírus zika[...]

Leia mais...
Começa pesquisa para saber como anda a saúde dos brasileiros
09 de JANEIRO, 2020

Ministério pretende ouvir cerca de 27 mil pessoas só no 1º semestre[...]

Leia mais...
Campanha do Ministério da Saúde incentiva testagem para HIV
20 de DEZEMBRO, 2019

A partir da estimativa de que 135 mil pessoas vivam com HIV no Brasil sem sabê-lo, o Ministério da Saúde lançou nova campanha publicitária para incentivar a testagem e, consequentemente, o diagnóstico precoce[...]

Leia mais...
Fundo de População da ONU e Fiocruz estudam criação de Observatório da Juventude
16 de DEZEMBRO, 2019

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estudam criar um observatório com a presença de líderes do movimento jovem brasileiro[...]

Leia mais...
Campanha de UNAIDS e parceiros incentiva diálogo sobre HIV entre jovens e profissionais de saúde
04 de DEZEMBRO, 2019

Sob o lema “Fale comigo abertamente”, a campanha para o Dia Mundial contra a Aids deste ano busca mobilizar profissionais de saúde para que conversem abertamente com jovens sobre HIV[...]

Leia mais...
Adolescentes e internos participam de seminário no DF sobre sistema socioeducativo
28 de NOVEMBRO, 2019

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) apoiou a realização em Brasília (DF) do II Simpósio Nacional em Socioeducação, cujo objetivo foi discutir formas de enfrentar os desafios para aprimorar o sistema socioeducativo brasileiro[...]

Leia mais...
Saúde busca imunizar mais de 9 milhões de jovens contra o sarampo
21 de NOVEMBRO, 2019

Com foco na população jovem, com idade entre 20 e 29 anos, o Ministério da Saúde iniciou hoje (18) a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo[...]

Leia mais...
Férias no clube de ciências
29 de OUTUBRO, 2019

No Rio de Janeiro, 100 adolescentes participaram de uma imersão em temas avançados sob a coordenação de jovens pesquisadores[...]

Leia mais...
11 de Outubro: Dia Mundial da Obesidade
12 de OUTUBRO, 2019

Hoje (11/10) é comemorado o Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Uma boa alimentação é sinônimo de vida saudável e auxilia na prevenção do surgimento de doenças crônicas e melhor qualidade de vida[...]

Leia mais...
Manteiga ou margarina: qual é a melhor opção para a saúde?
03 de OUTUBRO, 2019

Elas até são semelhantes no nome e na aparência, mas trazem diferenças importantes e que merecem atenção[...]

Leia mais...
Prevenção ao suicídio: 'pacientes são cada vez mais jovens', diz psicólogo
24 de SETEMBRO, 2019

Coordenador do Caps infantil de Americana afirma que centro recebe muitas vezes “crianças pequenas, de 12, 13, 16 anos”, que já tentaram o suicídio[...]

Leia mais...
Ministério da Saúde antecipa campanha de combate ao Aedes aegypti
16 de SETEMBRO, 2019

Se todos dedicarem apenas 10 minutos por dia para verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa será possível reduzir os casos de dengue, chikungunya e zika no Brasil, diz o Ministério da Saúde, que lançou nesta quinta-feira (12) a campanha de combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão dessas doenças[...]

Leia mais...
Socorro especializado pode ser decisivo para evitar suicídio
10 de SETEMBRO, 2019

O atendimento de equipes especializadas e multidisciplinares pode ser determinante para evitar o suicídio. A opinião é do psiquiatra Leonardo Luz, do Conselho Federal de Medicina. “O Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – 192] deve ser acionado porque é uma emergência médica”, afirma.[...]

Leia mais...
Educador físico ajuda a criar hábito de praticar atividade física
08 de SETEMBRO, 2019

Neste 1º de setembro, Dia Mundial do Educador Físico, levamos você a pensar como um educador físico pode ajudar a melhorar os índices de mortalidade por doenças crônicas[...]

Leia mais...
Caminhada é a atividade física mais praticada pelo brasileiro
26 de AGOSTO, 2019

Todos sabem que a prática de atividade física, seja na infância ou na velhice, faz bem para saúde, para corpo e para alma. Quem tem o hábito de se exercitar, sente no dia-a-dia os benefícios e a falta que faz quando, por algum motivo, não consegue ter um tempo para os exercícios[...]

Leia mais...
Ministério da Saúde tira dúvidas sobre transmissão do sarampo
15 de AGOSTO, 2019

No último balanço apresentado pelo Ministério da Saúde, o Brasil registou, entre os dias 5 de maio e 3 de agosto, 907 casos confirmados de sarampo em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia[...]

Leia mais...
Barbeiros chegam à Grande São Paulo
30 de JULHO, 2019

Desde 2015, mais de 100 insetos foram capturados e 30% deles tinham o protozoário que causa a doença de Chagas[...]

Leia mais...
Suplementos de academia prejudicam a pele?
23 de JULHO, 2019

Dermatologista aponta efeitos benéficos e maléficos que o consumo de seis tipos de complemento energético tendem a provocar. Conheça e saiba escolher com critério[...]

Leia mais...
Aplicativo promete melhorar saúde de pessoas com ansiedade e depressão
15 de JULHO, 2019

No fim do ano passado, várias dezenas de pessoas que estavam lidando com pensamentos suicidas e emoções intensas[...]

Leia mais...
Pesquisa avalia percepção de jovens sobre ciência e tecnologia
01 de JULHO, 2019

Temas de ciência e tecnologia despertam grande interesse entre os jovens brasileiros, superando assuntos relacionados a esportes e comparável aos de religião[...]

Leia mais...
O futuro da web
26 de JUNHO, 2019

Ao completar 30 anos, a tecnologia que transformou o mundo moderno enfrenta desafios para continuar sendo um território livre, democrático e plural[...]

Leia mais...
Combinação de clima seco e festas juninas favorece as queimaduras
17 de JUNHO, 2019

Entre os meses de maio a setembro, o clima em todo o país fica mais seco, o inverno também traz vento e as pessoas ficam mais aglomeradas[...]

Leia mais...
Toda a população pode se vacinar contra a gripe a partir de hoje
05 de JUNHO, 2019

A partir desta segunda-feira (3), toda a população pode se vacinar contra a gripe, inclusive quem faz parte do público prioritário e que ainda não se vacinou. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação vai continuar enquanto durarem os estoques da vacina.[...]

Leia mais...
Game ensina jogadores a evitar o consumo de doces e a comer com saúde
27 de MAIO, 2019

Game criado por americanos ensina jogadores a evitar o consumo de doces e a fazer as melhores escolhas nutricionais. Testes mostram que voluntários perdem até 3,1% do peso após dois meses de treinamento cerebral[...]

Leia mais...
Comer em situação de estresse potencializa o ganho de peso, sugere estudo
20 de MAIO, 2019

Após experimento com ratos, pesquisadores alertam que, em situações de esgotamento emocional, a ingestão de guloseimas altamente calóricas pode potencializar o ganho de peso. Isso acontece por causa da ação de uma proteína e da produção excessiva de insulina[...]

Leia mais...
Atendimento em postos de saúde poderá ter horário ampliado
13 de MAIO, 2019

O Ministério da Saúde publica amanhã (9) portaria que amplia o horário de atendimento de unidades básicas de saúde. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, as opções de carga horária semanal[...]

Leia mais...
Fiocruz promove ações no Dia Mundial de Higienização das Mãos
06 de MAIO, 2019

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos no mundo, 16 milhões de pacientes morrem de infecções adquiridas durante a prestação de cuidados de saúde[...]

Leia mais...
UNESCO firma parceria para promover educação midiática de jovens brasileiros
29 de ABRIL, 2019

O Instituto Palavra Aberta e a UNESCO firmaram nesta quinta-feira (25) uma parceria para promover a educação midiática dos jovens brasileiros[...]

Leia mais...
Coletivo planeja estratégias para promover direitos de jovens vivendo com HIV
18 de ABRIL, 2019

Membros do colegiado do coletivo RNAJVHA reuniram-se em Brasília (DF) na semana passada (9 e 10 de abril) para desenvolver novo planejamento estratégico para 2019-2020[...]

Leia mais...
Verdades e mentiras sobre a vacinação em gestantes
15 de ABRIL, 2019

Como proteger o bebê quando ele ainda está na barriga? Vacinando as mães! As vacinas são importantes durante a gravidez, momento de descobertas e dúvidas para a mulher[...]

Leia mais...
A cada 60 minutos, uma criança ou adolescente morre por arma de fogo
01 de ABRIL, 2019

“Fake News!”. É fake news”. “Não compartilhe, porque é fake news”. Talvez esta seja a palavra do momento. Está na língua do povo. Mas, afinal, o que significa fake news?[...]

Leia mais...
A cada 60 minutos, uma criança ou adolescente morre por arma de fogo
26 de MARÇO, 2019

A cada 60 minutos, uma criança ou um adolescente morre no Brasil em decorrência de ferimentos por arma de fogo. Entre 1997 e 2016, mais de 145 mil jovens com até 19 anos faleceram em consequência de disparos acidentais ou intencionais, como em casos de homicídio e suicídio[...]

Leia mais...
Vida digital: cansados de monitoramento, internautas decidem deixar redes sociais
18 de MARÇO, 2019

Bureau de previsão de tendências de Londres aponta que o mundo entra em uma nova era emocional com muitas pessoas indo atrás do contato real e não por meio de telas[...]

Leia mais...
Metade das mortes de jovens das Américas ocorre por causas evitáveis
11 de MARÇO, 2019

A metade das mortes de jovens entre 10 e 24 anos em países do continente americano ocorre por causas evitáveis. As três principais são os homicídios, os acidentes de trânsito e os suicídios[...]

Leia mais...
Especialistas dão dicas de como desfrutar a vida real; desconectar é uma delas
27 de FEVEREIRO, 2019

Detox é uma abreviação para desintoxicação. Desde a alimentação até a organização da casa, tudo pode passar por uma fase de desapego[...]

Leia mais...
Caso de menina que ficou paraplégica após colocar piercing é raro, mas especialistas alertam para perigos do procedimento
14 de FEVEREIRO, 2019

Jovem foi infectada por uma bactéria que chegou à corrente sanguínea. Ambiente deve ser limpo e estéril e procedimento tem que ser feito por profissionais[...]

Leia mais...
Treinamentos em grupos, HIIT, ioga e treino funcional estão entre as tendências fitness em 2019
08 de FEVEREIRO, 2019

Muitas pessoas começam o ano com promessas de mudar hábitos de vida e se exercitar mais. Porém, muitas dúvidas podem surgir neste momento. Por onde começar?[...]

Leia mais...
Adolescência é quando o jovem pode e deve crescer de acordo com seus sonhos e crenças
01 de FEVEREIRO, 2019

Essa fase complicada da vida é marcada por mudanças. Para passar por ela sem problemas, aqueles que estão em processo de amadurecimento não precisam se preocupar com as pressões da sociedade[...]

Leia mais...
Em busca de saúde, muita gente tem substituído os leites de origem animal pelos vegetais
24 de JANEIRO, 2019

Cresce a procura pela bebida produzida a partir de grãos, sementes e cereais[...]

Leia mais...
Entenda sobre a luz azul e saiba como se proteger dela
17 de JANEIRO, 2019

Celular e computador também são emissores de raios nocivos à pele. O uso de filtro é necessário até em ambientes fechados[...]

Leia mais...
Ação do UNICEF sobre violência sexual online alcança 1 milhão de pessoas
19 de DEZEMBRO, 2018

Referência no mundo, o programa brasileiro de combate ao HIV/Aids enfrenta novos desafios, com a volta do crescimento do número de infectados[...]

Leia mais...
Ação do UNICEF sobre violência sexual online alcança 1 milhão de pessoas
15 de DEZEMBRO, 2018

Cerca de 1 milhão de pessoas já interagiram com a Fabi Grossi, um perfil no Facebook programado para conversar sobre os riscos do compartilhamento de imagens íntimas — “nudes” — na rede[...]

Leia mais...
Estudo mostra que 23% dos jovens brasileiros não trabalham enm estudam
05 de DEZEMBRO, 2018

Cerca de 23% dos jovens brasileiros não trabalham nem estudam, um dos maiores percentuais entre os países da região da América Latina e do Caribe, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgada na segunda-feira (3) e[...]

Leia mais...
Nova campanha de combate à sífilis chama atenção para a prevenção e o tratamento da doença
30 de NOVEMBRO, 2018

Começou a ser veiculada nesta quarta-feira (22) a campanha “Teste, Trate e Cure” que tem como objetivo lembrar as pessoas sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da sífilis[...]

Leia mais...
Jovens negras de todo país visitam a Casa da ONU e conhecem sobre as ações do Sistema no Brasil
21 de NOVEMBRO, 2018

Entender como funciona o Sistema das Nações Unidas, fortalecer uma política qualificada e plural. Esses são os principais objetivos do Workshop realizado pela Articulação de Negras Jovens Feministas (ANJF), que acontece no dias 16 de novembro[...]

Leia mais...
Filme “A Tecnologia Social” aborda sexualidade, aids e compartilhamento de experiências entre jovens na era digital
09 de NOVEMBRO, 2018

O longa, produzido pela Sincronia Filmes, terá sua estreia no dia 08 de novembro na rede Itaú Cinemas, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e acompanha a viagem da jovem designer brasileira Nathalie Siqueira[...]

Leia mais...
UNIC Rio promove décima conversa informativa com jovens sobre trabalho na ONU
02 de NOVEMBRO, 2018

O diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Maurizio Giuliano, participou no início de outubro (11) da décima conversa informativa sobre o trabalho internacional da ONU[...]

Leia mais...
Com apoio do UNFPA, rede de negras jovens feministas realiza atividades no Centro-Oeste
26 de OUTUBRO, 2018

Mulheres jovens negras da região Centro-Oeste e participantes da Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas (ANJF) realizaram reunião de articulação no último dia 6, em Ceilândia (DF)[...]

Leia mais...
A força feminina habilidosa é a força da mudança!
12 de OUTUBRO, 2018

Muitas garotas enfrentam barreiras em sua jornada para a vida adulta. O casamento infantil e a gravidez na adolescência forçam milhões de meninas a abandonar a escola [...]

Leia mais...
Aumentam casos de câncer de garganta e ânus ligados ao HPV nos EUA
14 de SETEMBRO, 2018

Para despertar a reflexão dos jovens sobre a necessidade de proteção nas relações sexuais, a DKT International, detentora das marcas Prudence, Sutra e Andalan, levará a plataforma de educação sexual[...]

Leia mais...
Aumentam casos de câncer de garganta e ânus ligados ao HPV nos EUA
31 de AGOSTO, 2018

Os casos de câncer de garganta, boca e ânus associados ao vírus do papiloma humano (VPH) aumentaram desde o começo do século nos Estados Unidos, segundo cifras divulgadas nesta quinta-feira (23) pelas autoridades sanitárias[...]

Leia mais...
UNICEF convoca candidatos a colocar infância e adolescência no centro da agenda eleitoral
24 de AGOSTO, 2018

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) pede que os candidatos e as candidatas à Presidência da República e aos governos dos estados e do Distrito Federal coloquem os direitos e o bem-estar das crianças e dos adolescentes no centro das suas agendas eleitorais[...]

Leia mais...
Entenda os caminhos para andar de bicicleta pelas cidades
19 de AGOSTO, 2018

Os veículos movidos a derivados do petróleo ainda são o meio de transporte mais utilizados no País. Mas, a cada dia, para amenizar esse quadro caótico, a bicicleta aparece como uma boa pedida para a locomoção[...]

Leia mais...
Cuidado com a ostentação nas redes sociais
12 de AGOSTO, 2018

Posts dão a ilusão de que as pessoas são mais felizes no mundo online que na vida real. Exibicionismo pode gerar transtornos alimentares e depressão[...]

Leia mais...
José Horácio Aboudib dá orientações sobre procedimentos estéticos
27 de JULHO, 2018

Uma das principais agência de saúde pública do mundo, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC na sigla em inglês), nos Estados Unidos, recentemente viu a necessidade de emitir um alerta à população[...]

Leia mais...
Médicos britânicos alertam sobre superbactéria transmitida sexualmente
21 de JULHO, 2018

A Associação Britânica de Saúde Sexual e HIV (BASHH, na sigla em inglês) acendeu a luz de alerta para uma infecção sexualmente transmissível que se alastra pelo mundo, tratada como “superbactéria”[...]

Leia mais...
Delegação da ONU visita projeto no Rio Grande do Sul sobre prevenção de HIV entre jovens
15 de JULHO, 2018

Uma delegação do Grupo Temático Ampliado das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (GT UNAIDS) visitou nesta semana (10), em Viamão (RS), o projeto Tô Dentro, que debate com os jovens questões sobre HIV e sexualidade[...]

Leia mais...
Saiba quais são os benefícios e a importância do alongamento na sua rotina
29 de JUNHO, 2018

Indicado antes e depois do treino e até para quem é sedentário, o alongamento melhora a flexibilidade e a postura, além de reduzir a tensão muscular[...]

Leia mais...
Exame de sangue poderá alertar sobre risco de parto prematuro; entenda
21 de JUNHO, 2018

Teste de sangue identifica a presença de genes maternos ligados à prematuridade. O método criado nos Estados Unidos também é mais preciso na definição do tempo de gravidez[...]

Leia mais...
Doadores de sangue somam 1,6% da população; jovens são maioria
16 de JUNHO, 2018

O técnico em radiologia Dário Tomaz dos Santos tem 30 anos e, há pelo menos 15, doa sangue regularmente. Ele conta que aprendeu a importância do gesto assim que chegou ao mundo[...]

Leia mais...
Teste do pezinho: um pequeno passo para o seu bebê; um salto para o futuro
12 de JUNHO, 2018

A linha de cuidado da saúde da criança é uma prioridade do Ministério da Saúde que visa a redução da mortalidade infantil e a abordagem integral à saúde das crianças. Uma das ações que faz parte dessa linha de cuidado é a Triagem Neonatal Metabólica[...]

Leia mais...
Como conviver com doenças raras: pacientes revelam suas lutas
04 de JUNHO, 2018

O publicitário Pedro Rafael da Costa, de 30 anos, está afastado do trabalho há um ano. Ele sofre de retocolite ulcerativa, uma doença inflamatória intestinal crônica autoimune. O primeiro desafio pelo qual passou é comum à maioria das pessoas com uma patologia rara: o diagnóstico, que só foi dado depois de mais de um mês de diarreia e idas a inúmeros médicos[...]

Leia mais...
Campanha Ela Decide será exibida no cinema em Brasília
26 de MAIO, 2018

A maioria dos brasileiros se esforça para manter uma alimentação saudável, buscando consumir produtos mais frescos e nutricialmente ricos. O resultado faz parte de levantamento inédito divulgado hoje (23) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)[...]

Leia mais...
Campanha Ela Decide será exibida no cinema em Brasília
18 de MAIO, 2018

Em uma parceria com a equipe do documentário Chega de Fiu Fiu, um vídeo da campanha Ela Decide, para empoderamento de jovens e mulheres sobre direitos sexuais e reprodutivos, será exibido no cinema[...]

Leia mais...
Saiba tudo sobre a doença de Lady Gaga e Selena Gomez. Especialista tira todas as dúvidas sobre o lúpus
11 de MAIO, 2018

Nesta quinta-feira, 10 de maio, é lembrado o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus, data pertinente para alertar sobre o tratamento e a prevenção da doença que atinge mais de 75 mil brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia[...]

Leia mais...
Antenados, jovens são mais suscetíveis a modismos do tabagismo
04 de MAIO, 2018

Os jovens são antenados e se tornam vulneráveis à imagem do cigarro como “fruto proibido”, que teria o poder de colocar o adolescente como adulto e fazer com que seja aceito em um grupo[...]

Leia mais...
Uso intenso de celular por jovens prejudica o ensino
30 de ABRIL, 2018

O ano de 2001 chocou especialistas em educação. Um pequeno país na Escandinávia aparecia como o melhor do mundo em leitura e top 5 em matemática e ciências, com políticas contrárias ao que o senso comum sugeria[...]

Leia mais...
Saúde Brasil contra a Influenza
20 de ABRIL, 2018

O Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Uma pessoa pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução autolimitada[...]

Leia mais...
Falta de higiene pode causar câncer de pênis
14 de ABRIL, 2018

Quando chega o mês de novembro, que é quando as campanhas contra o câncer na população masculina tem maior força, ouvimos muito a respeito do câncer de próstata[...]

Leia mais...
Saiba mais sobre a PrEP HIV - Profilaxia Pré-Exposição de Risco ao HIV
06 de ABRIL, 2018

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. Isso é feito tomando diariamente um comprimido que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus[...]

Leia mais...
Uso incorreto do celular pode provocar danos no pescoço e na coluna
02 de ABRIL, 2018

Utilizar o aparelho com o pescoço inclinado para baixo sobrecarrega o corpo e provoca estresse na região cervical, além de causar danos à visão. Crianças e jovens são os mais afetados por conta também de longas horas na internet[...]

Leia mais...
Jovens que não estudam nem trabalham: escolha ou falta de opções?
26 de MARÇO, 2018

Novo estudo do Banco Mundial ouve brasileiros fora da escola e do mercado de trabalho e conclui que eles estão presos em barreiras relacionadas à pobreza e ao gênero[...]

Leia mais...
Você já fez o teste de HIV? Campanha aposta em mobilização nas redes sociais para estimular testes
16 de MARÇO, 2018

Iniciativa estimula a realização periódica de testagem, o que possibilita o diagnóstico e tratamento precoce aumentando a expectativa e qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV[...]

Leia mais...
Alunas da EPSJV/Fiocruz debatem o lugar da mulher na sociedade
09 de MARÇO, 2018

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, marca a luta contra o machismo, pelos direitos das mulheres e pelo fim das desigualdades de gênero[...]

Leia mais...
Enem 2018 já tem data marcada: veja o calendário
03 de MARÇO, 2018

Datas do exame de 2018 foram divulgadas no mesmo dia que as notas do Enem 2017; inscrições começam em 7 de maio e provas serão em dois domingos consecutivos em novembro.[...]

Leia mais...
Como estudar em grupo para o Enem: 7 dicas para não virar bagunça
01 de MARÇO, 2018

Revisar os conhecimentos com os colegas pode ajudar muito, mas é preciso manter o foco[...]

Leia mais...
‘Tem muita menina grávida na escola, elas acham normal ter filho com 15 anos’
04 de NOVEMBRO, 2016

A carioca Gabryelle Passos engravidou aos 15 por um descuido com a pílula anticoncepcional. Hoje aos 18, percebe que a gravidez precoce tem se naturalizado no ambiente escolar[...]

Leia mais...
Agências da ONU querem saber o que os estudantes pensam do ensino
23 de OUTUBRO, 2016

Estão disponíveis na internet duas pesquisas de agências da Organização das Nações Unidas (ONU) que pretendem identificar o que os jovens querem aprender e o que pensam da escola onde estudam[...]

Leia mais...
Nutrição: O que são alimentos frescos, processados e ultraprocessados?
21 de OUTUBRO, 2016

Já publicamos diversos posts aqui no blog onde recomendamos que uma alimentação saudável, seguindo as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira, deve ser composta predominantemente por alimentos frescos, e pobre em alimentos processados e ultra-processados[...]

Leia mais...
Reportagem: Psicologia
09 de SETEMBRO, 2016

Responda com sinceridade: Você é um viciado em tecnologia? Daqueles que precisam a todo momento checar as redes sociais? E que, com frequência, ignora os amigos que estão do seu lado no mundo real[...]

Leia mais...
R7 publica histórias de jovens que vivem com HIV
27 de JULHO, 2016

A seguir, em depoimento à repórter Ana Ignacio, do R7, Aline Ferreira, 26 anos, conta como vive com HIV desde o nascimento. Outro jovem, Jeferson, de 27 anos, foi infectado aos 19 e [...]

Leia mais...
Emoção e reflexões marcam segundo dia do curso Participação Juvenil, Ativismo e Direitos Humanos em HIV/Aids no Estado de São Paulo
11 de JULHO, 2016

“A gente avança no manejo do HIV, mas não consegue avançar na vivencia. Como dói ser mulher, negra e viver na periferia. E dói mais o quando a gente não fala sobre isso”, desabafou Aline Ferreira, membro da Rede de Jovens SP+. A fala da jovem, muito emocionada, surgiu da plateia, mas encerrou[...]

Leia mais...
Sisu do 2º semestre de 2016 já está com as inscrições abertas
01 de JUNHO, 2016

São oferecidas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior. Inscrições vão até o dia 2 de junho.[...]

Leia mais...
Twitter amplia histórico limite de 140 caracteres nos tuítes
25 de MAIO, 2016

Rede social vai receber três novos recursos. Links para fotos, gifs, vídeos e enquetes não vão mais ser contabilizados[...]

Leia mais...
Cuidado! ‘WhatsApp Gold’ é ouro de tolo
25 de MAIO, 2016

Golpe que promete versão exclusiva infecta celulares no mundo todo[...]

Leia mais...
Elas nasceram com HIV e aprenderam a conviver com o vírus. Veja o relato de quatros jovens publicado pelo “Clarin”
05 de MAIO, 2016

Nesta segunda-feira (2), o periódico argentino “Clarin”, publicou a história de quatro jovens que chegaram ao mundo no momento mais crítico da epidemia, nasceram com o vírus HIV e aprenderam a conviver com ele. Leia abaixo na integra[...]

Leia mais...
Enem: mais de 1 milhão de estudantes acessam plataforma gratuita de estudos
23 de abril, 2016

A plataforma Hora do Enem registrou 1,1 milhão de acessos desde o dia 5 de abril, quando foi lançada, informou a assessoria de imprensa da Roquette Pinto, uma das parceiras do projeto [...]

Leia mais...
Suplementos e alimentos proteicos: o que são?
09 de setembro, 2015

As evoluções observadas nas áreas científicas e tecnológicas associadas à crescente preocupação dos consumidores com a saúde e estética contribuíram para o surgimento [...]

Leia mais...
Cuidados na escolha dos esmaltes
09 de setembro, 2015

O Brasil destaca-se, mundialmente, como o segundo maior consumidor de esmaltes, atrás apenas dos Estados Unidos. Mas o uso contínuo de alguns desses produtos pode levar, ao longo do tempo, ao desenvolvimento de reações alérgicas no organismo[...]

Leia mais...
14 de Agosto, 2015

Documentário sobre Gravidez na Adolescência[...]

Acesse...
CIEE abre vagas de estágio entre julho e setembro
03 de Agosto, 2015

O CIEE abre vagas para todos os cursos, já que nesta época do ano há mais oportunidades[...]

Leia mais...
Abertas inscrições para curso de inglês gratuito
31 de julho, 2015

O Centro Britânico em parceria com o projeto Canto Cidadão está com inscrições abertas ao curso de inglês[...]

Leia mais...
Você é dependente digital?
25 de julho, 2015

Faça o teste e descubra como você se relaciona com a tecnologia[...]

Leia mais...
HPV aumenta casos de câncer de boca e garganta entre jovens
25 de julho, 2015

A melhor forma de se proteger do vírus HPV é por meio de vacinação. As três doses são fundamentais [...]

Leia mais...
Emojis pelo mundo
17 de julho, 2015

Levantamento feito por empresa londrina revela quais são os emojis preferidos em diferentes países [...]

Leia mais...
Segurança na Internet
17 de junho, 2015

A internet é um meio divertido de falar com os amigos, conhecer gente nova, ouvir música, ver vídeos e se manter informado, né? Mas também pode ser um lugar perigoso [...]

Leia mais...
Prêmio Aplicativo Saúde Adolescente
16 de julho, 2015

Vem aí o Prêmio Aplicativo Saúde Adolescente, que irá premiar os autores dos aplicativos mais criativos para a saúde sexual e reprodutiva [...]

Leia mais...

Contato

Todos os direitos reservados

© 2015 por Caíque Nunes