O período da gravidez é um momento único para a mulher e sua família. A chegada do bebê traz uma série de mudanças físicas e psicológicas que precisam ser observadas. Para prestar um melhor acompanhamento das gestantes que fazem pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde lançou uma nova versão da Caderneta da Gestante.
O cartão acompanha a mulher durante todo o período da gestação e funciona como um registro pré-natal, com informações importantes sobre os cuidados na gestação, sinais de trabalho de parto, fisiologia do parto humanizado e cuidados com o puerpério (período de 42 dias após o parto) e amamentação. “Esta é uma caderneta que conversa com a grávida o tempo inteiro explicando que ela é a protagonista deste momento. Com informações sobre direito desta mulher de uma forma muito cuidadosa”, explica a coordenadora de saúde da mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela.
Outro ponto importante que a caderneta aborda é a assistência ao parto por enfermeira obstetra ou obstetriz e espaços para registro do plano na busca de um parto seguro, humanizado e prazeroso.
O Ministério da Saúde está investindo R$ 3,7 milhões para a impressão de 3,2 milhões de unidades do documento. Conheça a nova caderneta da gestante no link (http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/marco/01/Caderneta-Gest-Internet.pdf)
Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde. Disponível em :<http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/50734-nova-caderneta-orienta-gestantes-a-se-protegerem-contra-o-aedeshtml.html> em 03/03/16