Em dois meses, 5 mil meninos são vacinados contra HPV em Santa Catarina

Nos primeiros dois meses de 2017, mais de cinco mil meninos de 12 a 13 anos tomaram a vacina contra o HPV em Santa Catarina. Este é o primeiro ano que a imunização é oferecida para este grupo na rede pública – antes, era aplicada apenas a meninas de 9 a 13 anos.

Após a primeira dose, os garotos devem receber a segunda seis meses depois. Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), 111 mil garotos devem ser imunizados no estado.

“Estamos muito satisfeitos com esse resultado nos primeiros meses de vacinação, considerando que era período de férias escolares”, afirma a gerente de imunização da Dive, Vanessa Vieira da Silva.

A Dive espera que a procura seja intensificada a partir de março, quando o Ministério da Saúde lançará uma campanha publicitária específica para estimular a vacinação do HPV em meninos e meninas. “Os municípios também podem buscar parcerias locais com as escolas, por exemplo, para a ampliação dessa cobertura vacinal”, diz Vanessa.

Benefícios

A vacina contra o HPV, que previne o câncer de colo do útero, faz parte do Programa Nacional de Imunizações desde 2014. Segundo o Ministério da Saúde, estudos feitos em outros países mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino.

Além disso, os próprios meninos são beneficiados, pois a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus. A partir deste ano, meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também podem se vacinar.

A imunização será estendida ainda aos homens que vivem com HIV entre 9 e 26 anos. Antes, só as mulheres com HIV desta faixa etária podiam se vacinar gratuitamente. No caso desse público, o esquema vacinal é de três doses.

Transmissão e consequências

O HPV é altamente contagioso e a transmissão acontece principalmente pelo contato sexual. A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18. Dois deles (o 6 e o 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Além da vacina, a prevenção contra esse tipo de câncer continua envolvendo o exame Papanicolau, que identifica possíveis lesões precursoras do câncer que, tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença.

Faixa etária

“A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus”, de acordo com a Secretaria de Saúde. A faixa etária será ampliada gradativamente até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 até 13 anos.

Fonte : G1/Agência de Notícias da Aids. Disponível em:<http://agenciaaids.com.br/home/noticias/noticia_detalhe/26041> em 06/03/17.