Biblioteca Virtual em Saúde
Biblioteca Virtual em Saúde
Tutorial
Biblioteca Virtual em Saúde

BVS Adolec Brasil

Especialistas da Fiocruz falam sobre febre amarela em palestra

Quem deve se vacinar para febre amarela? Por quanto tempo dura a vacina? Quem está mais vulnerável à doença? A febre amarela volta a ser motivo de preocupação em vários lugares do Brasil. Para conversar sobre estes e outros questionamentos, o Museu do Amanhã recebe as pesquisadoras Tatiana Noronha, médica responsável pela área de Epidemiologia Clínica do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e Mariana Rocha David, doutora em biologia parasitária e assistente de pesquisa da Fiocruz, na palestra Febre Amarela: Mitos e Verdades. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro, às 15h, no Observatório do Amanhã.

O ano de 2018 acaba de começar e São Paulo já tem alguns casos confirmados da doença. A fila em postos de saúde pelo estado chega a ser de nove horas de espera. No estado do Rio de Janeiro, mais da metade da população ainda precisa ser vacinada. Distrito Federal, Minas Gerais e Bahia também têm casos confirmados já neste ano.

Para aumentar a quantidade de vacinas disponíveis, o Ministério da Saúde fracionou doses, que passam a ter um quinto da carga viral das doses inteiras. E isto tem gerado muitas perguntas sobre a eficácia da vacina fracionada. Além disso, muita gente tem dúvidas sobre quem deve se vacinar, por quanto tempo dura a vacina contra febre amarela, quem está mais vulnerável à doença e que mosquitos a transmitem.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias / Bio-Manguinhos . Disponível em:<https://agencia.fiocruz.br/especialistas-da-fiocruz-falam-sobre-febre-amarela-em-palestra> em 23.01.18.