Biblioteca Virtual em Saúde
Biblioteca Virtual em Saúde
Tutorial
Biblioteca Virtual em Saúde

BVS Adolec Brasil

UNICEF promove saúde mental de adolescentes no Sudeste

Uma pesquisa recente na plataforma do U-Report do UNICEF mostra que 72% dos adolescentes e jovens sentiram necessidade de pedir ajuda em relação à sua saúde mental em consequência da pandemia. Apesar disso, 41% não chegaram a fazê-lo. O apoio a adolescentes e jovens é fundamental para a promoção da saúde mental desse grupo e, por isso, o UNICEF, o Movimento Saber Lidar, por meio da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC Brasil), e ONGs parceiras nos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo se uniram para construir uma rede de profissionais e adolescentes capacitados para essa ação.

O projeto começou com o curso online “Promover para Prevenir em Saúde Mental de Adolescentes”, realizado pela Asec Brasil, líder do Movimento Saber Lidar. Em sua primeira edição no Sudeste, o curso ocorre nas próximas quatro semanas e já tem 200 profissionais inscritos. Até março de 2021, serão capacitados 1.000 profissionais. O objetivo principal é qualificar e fortalecer o trabalho de profissionais da saúde, da educação, da assistência social e educadores sociais para o autocuidado e o cuidado com adolescentes.

No decorrer do curso, os profissionais terão contato com atividades práticas e reflexivas com foco no saber lidar consigo mesmo, com os outros e com os desafios, diante de contextos de sofrimento mental e emocional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Especialmente neste momento de pandemia, os impactos sociais, econômicos e emocionais na vida de adolescentes merecem um olhar intersetorial para a construção de espaços e de relações mais saudáveis e acolhedoras.

“As crianças e os adolescentes estão sendo duramente afetados pela pandemia. Neste momento crítico, precisamos investir num trabalho em rede para promover o direito ao bem-estar e à saúde mental de adolescentes. Esta formação discute o papel de cada instituição na rede pública de promoção de saúde mental de adolescentes”, afirma Luciana Phebo, chefe do Território Sudeste do UNICEF no Brasil.

Para Juliana Fleury, CEO voluntária da ASEC Brasil e integrante do Grupo de Trabalho Global da União Internacional de Promoção de Saúde e Educação, o conceito de Promover para Prevenir traz em sua essência o fortalecimento emocional e a construção de ambientes e de relações saudáveis.  “Tanto profissionais quanto adolescentes e jovens que participarem das ações desse projeto terão a oportunidade de vivenciar o cuidar de si, com desenvolvimento de estratégias de autocuidado, para o cuidar do outro, ampliando as ações entre pares e fortalecendo as redes de apoio. Esses são aspectos-chave para a promoção da saúde mental”, completa.

Outras ações do projeto englobam encontros online com os próprios jovens para o fortalecimento socio emocional. Serão beneficiados diretamente 1.000 adolescentes e jovens e indiretamente 3.000, por meio da educação entre pares, em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Movimento Saber Lidar – É um movimento social estruturado pela ASEC, uma organização sem fins lucrativos que atua no Brasil há mais de 15 anos e que faz parte da rede global Partnership for Children – UK. Objetiva articular diferentes setores, organizações sociais, empresas e poder público que compartilham de um objetivo comum: promover a saúde mental e o bem-estar para diferentes pessoas em diferentes ambiências. Conheça mais sobre o Movimento Saber Lidar em: www.movimentosaberlidar.org.br.

Mais informações: Carolina Resende

ASEC Brasil | Movimento Saber Lidar

E-mail: carolina@asecbrasil.org.br

Fonte: ONU BR. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/100395-unicef-promove-saude-mental-de-adolescentes-no-sudeste. Acesso em 13 nov. 2020.