Biblioteca Virtual em Saúde
Biblioteca Virtual em Saúde
Tutorial
Biblioteca Virtual em Saúde

BVS Adolec Brasil

Ministério da Saúde lança cartilha sobre o suicídio de adolescentes e jovens negros no Brasil

Ministério da Saúde lançou, na última segunda-feira (31), a cartilha ‘Óbitos por Suicídio entre Adolescentes e Jovens Negros – 2012 a 2016’. A publicação tem como objetivo elencar os grupos de maior risco ao suicídio entre a juventude no Brasil, explorando tanto a análise entre brancos e negros, quanto os grupos de maior vulnerabilidade entre os negros, para que gestores e profissionais de saúde desenvolvam ações e estratégias para a prevenção do suicídio e atendimento integral desta população. A análise foi realizada usando o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Departamento de Informática do SUS do Ministério da Saúde (DATASUS/SIM/MS).

“É importante lembrar que o suicídio pode afetar qualquer pessoa, mas existem contextos que aumentam essa vulnerabilidade. Os jovens negros enfrentam condições de vida e de saúde que expressam maior risco e consequentemente demonstram cenários de maior vulnerabilidade e de iniquidades em saúde”, destaca a diretora substituta do Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social da Secretaria de Gestão Estratégica Participativa do MS (DAGEP/SGEP/MS), Marina Marinho.

A publicação elaborada pelo Núcleo de Evidências para Políticas de Equidade em Saúde do (NEPES/DAGEP/SGEP) contou com a parceria do GT Suicídio – composto por áreas técnicas do MS, a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos (SEPPIR/MDH), o Observatório de Saúde de Populações em Vulnerabilidade da Universidade de Brasília (ObVul/UnB) e de especialistas.

Acesse a cartilha aqui.

 

Fonte: Blog da Saúde.  Disponível em:<http://www.blog.saude.gov.br/index.php/servicos/53703-ministerio-da-saude-lanca-cartilha-sobre-o-suicidio-de-adolescentes-e-jovens-negros-no-brasil> em 07.01.19.