Biblioteca Virtual em Saúde
Biblioteca Virtual em Saúde
Tutorial
Biblioteca Virtual em Saúde

BVS Adolec Brasil

“Não queremos mais meninas grávidas”

Declaração de Harold Robinson, diretor do escritório regional do Fundo de População das Nações Unidas para América Latina e Caribe

A maternidade é um motivo de celebração e realização para muitas mulheres. No entanto, há um momento para ser mãe. A adolescência não é o momento adequado. A maternidade na adolescência, na maioria dos casos, traz consequências negativas e irreversíveis, todo o projeto de vida da adolescente muda, sua dependência econômica aumenta e suas perspectivas de trabalho e estudo se evaporam. 

A região da América Latina e o Caribe ocupa o segundo lugar em relação à maternidade adolescente com 62 nascimentos por cada 1.000 adolescentes entre 15 e 19 anos, que geralmente vivem em situação de pobreza e limitado acesso a serviços sociais básicos.

Não é de surpreender que a situação tenha se exacerbado com a interrupção de serviços de saúde sexual e reprodutiva causada pela pandemia da Covid-19. Em muitos países os centros de saúde fecharam e a disponibilidade de recursos financeiros para a execução de programas de saúde sexual e reprodutiva para adolescentes e jovens foi restringida.

Para muitos a situação é preocupante, não apenas pelas consequências imediatas que isso traz para meninas e adolescentes, mas também pela perda de oportunidades de desenvolvimento, assim como os altos custos econômicos que tem a gravidez precoce para o Estado e a sociedade.

O custo de cada gravidez na adolescência na América Latina e o Caribe alcançou, em 2018, o equivalente a 1.210 dólares anuais. Este número considera o que as mulheres deixam de ganhar porque trabalham menos, porque trabalham em empregos pior remunerados e porque, ao ganhar menos, também pagam menos impostos. Multiplicado pelo milhão e meio de gravidezes precoces anuais, isso equivale a perdas de oportunidades, para as jovens mães e para os estados, superiores a 1,8 milhão de dólares anuais.

Reconhecemos os esforços que os países têm feito na formulação de planos nacionais de saúde reprodutiva e desenvolvimento na América Latina e o Caribe. No entanto, é muito importante monitorarmos e avaliarmos, com base na evidência disponível. Isso permitirá a reavaliação das intervenções que não funcionam, incluindo as campanhas, e reforçar aquelas que conseguiram resultados positivos para chegar, de um modo eficaz, às adolescentes que vivem em condições de vulnerabilidade, especialmente aquelas pertencentes a comunidades mais pobres, indígenas, afrodescendentes e migrantes.

É provável que a partir dessas reavaliações possamos assegurar que os recursos sejam investidos em ações concretas cuja eficácia seja comprovada, e que se formulem programas sustentáveis ao longo do tempo e em grande escala. Adicionalmente é importante dar prioridade a zonas geográficas e segmentos socioeconômicos de maior prevalência, assim como os países que se encontram em situações frágeis e de crises humanitárias. Tudo isso permitirá criar um ambiente propício para a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos das adolescentes.

Se estes compromissos forem aplicados com rigor, sem sombra de dúvidas se contribuirá para a redução da gravidez na adolescência e será fornecido um importante apoio para que meninas e adolescentes ingressem na vida adulta como cidadãs empoderadas, conhecedoras de seus direitos e com melhores oportunidades para desenvolver todo seu potencial.

Hoje se observa a nível regional a “Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência”, a qual tem como objetivo evitar as consequências da gravidez não intencional neste grupo etário. Neste esforço, o Fundo de População das Nações Unidas faz um chamado urgente para que os governos da região apliquem estratégias e medidas imediatas focadas na redução da gravidez na adolescência.

Temos pela frente o desafio de atender uma das mais severas crises que temos vivido, mas também a grande oportunidade de encontrar novos caminhos de desenvolvimento humano e econômico. O chamado é para não ficarmos parados e não deixar ninguém para trás. Todos e todas — autoridades, parceiros regionais, sociedade civil, setor privado, social, educativo e sanitário, comunidades e pais — devemos nos somar de maneira urgente rumo à aceleração do progresso para a redução da gravidez na adolescência. Nossas meninas e adolescentes necessitam que as apoiemos e que ofereçamos oportunidades reais. Elas, como todas as pessoas, merecem desfrutar do exercício pleno de seus direitos e liberdades fundamentais.

Fonte: UNFPA Brazil. Disponível em: https://brazil.unfpa.org/pt-br/news/%E2%80%9Cn%C3%A3o-queremos-mais-meninas-gr%C3%A1vidas%E2%80%9D. Acesso em: 30 set. 2020.